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fevereiro 2009
Doença da Telecômica*
Saiba a opinião de alguns famosos lendo o restante do post.
Você quis dizer: organização criminosa? - Google sobre Telefônica
Você quis dizer: Lixo - Google sobre Telefônica
Não vai pagar provedor? Então paga taxa do usuario sem provedor - Telefônica sobre Usuário que não queria pagar o provedor conforme a lei mandou.
Eles são meus ídolos! - Paulo Salim Maluf sobre Telefônica
Aguarde apenas um minuto! - Serviço técnico sobre reclamação qualquer
Me informe seu CPf, rg, titulo de eleitor, numero da conta,cor da cueca e fruta preferida para que eu possa acessar seu cadastro?! - Serviço técnico sobre reclamação qualquer
Estou redirecionando o senhor para o setor de atendimento especializado! - Serviço técnico(meia hora depois) sobre reclamação qualquer
Essa reclamação só pode ser efetuada pelo titular da linha, sinto muito! - Especializado(2 horas depois do primeiro contato) sobre reclamação qualquer
Nosso sistema está indisponível, e estaremos pedindo que o senhor retorne mais tarde! - Serviço técnico sobre reclamação do titular da linha
A qualidade de nosso serviço é tão certa como a descida do papai noel pela chaminé no natal! - Serviço técnico sobre uma insinuação de falha
É para comprar? Então nosso sistema está sempre disponível! - Setor de vendas sobre um pedido qualquer
Você verificou se seu modem está ligado a tomada?! - Técnico conlui brilhantemente sobre o apagão da banda larga
Queria ser profissional como eles - Marcola, líder do PCC sobre Telefônica
Só uso o 15 para interurbanos! - Ana Paula Arósio sobre Telefônica
Faz um 21! - Ana Paula Arósio sobre como contradisse a afirmação acima
Fonte: Desciclopédia
Como controlar suas finanças - 1
Não sou um primor no controle financeiro, mas tenho me proposto a ser. Por isso, em cinco minutos ociosos do sábado, fiz uma pequenina planilha de gastos. Nessa primeira, vamos começar a controlar os gastos com combustível. Será que não estamos gastando demais com isso? Será que o carro não tem consumido demais por falta de regulagem? Baixe a planilha e começe hoje mesmo a controlar seus gastos.
P.s.: porque alguém tinha de falar que você não é milionário para gastar sem saber onde.
P.s.: porque alguém tinha de falar que você não é milionário para gastar sem saber onde.
Dicas para escrever bem e claro - parte 3
Mudança de sentido devido à ordem das palavras
Na primeira frase, o adjunto adnominal "nova" pode referir-se ao termo "mulher"; na segunda, "nova" refere-se apenas ao termo "calça".
Veja a seguir o texto, extraído do vestibular doITA:
"Ao chegar à Liberdade, a candidata participou de uma cerimonia xintoísta (religião japonesa anterior ao budismo). Depois, fez um pedido:
"Quero paz e amor para todos". Ganhou um presente de um ramo de bambu." (Folho de S.Paulo, 9/7/2000, adaptado)
No último período, a preposição "de" está mal colocada, dando à frase uma interpretação estranha. Ela deve estar anteposta à palavra "presente": ganhou de um presente um ramo de bambu.
Restante do conteúdo
(exibido apenas nas páginas individuais)
- Eu quero uma calça de mulher nova.
- Eu quero uma calça nova de mulher.
Na primeira frase, o adjunto adnominal "nova" pode referir-se ao termo "mulher"; na segunda, "nova" refere-se apenas ao termo "calça".
Veja a seguir o texto, extraído do vestibular doITA:
"Ao chegar à Liberdade, a candidata participou de uma cerimonia xintoísta (religião japonesa anterior ao budismo). Depois, fez um pedido:
"Quero paz e amor para todos". Ganhou um presente de um ramo de bambu." (Folho de S.Paulo, 9/7/2000, adaptado)
No último período, a preposição "de" está mal colocada, dando à frase uma interpretação estranha. Ela deve estar anteposta à palavra "presente": ganhou de um presente um ramo de bambu.
Restante do conteúdo
(exibido apenas nas páginas individuais)
Aí, galera
Lembro-me de uma questão do ENEM que brincava com a linguagem nos meios futebolísticos. Já falei aqui que para falar e escrever bem, é preciso, além de conhecer a norma culta, saber adequar o uso da linguagem ao contexto. Para exemplificar esse fato, vou transcrever o texto da referida questão. É, verdadeiramente, do Veríssimo.
Aí, galera
Jogadores de futebol podem ser vítimas de estereotipação. Por exemplo, você pode imaginar um jogador de futebol dizendo "estereotipação"? E, no entanto, por que não?
- Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera.
- Minha saudação aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares.
- Como é?
- Aí galera.
- Quais são as instruções do técnico?
Jogadores de futebol podem ser vítimas de estereotipação. Por exemplo, você pode imaginar um jogador de futebol dizendo "estereotipação"? E, no entanto, por que não?
- Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera.
- Minha saudação aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares.
- Como é?
- Aí galera.
- Quais são as instruções do técnico?
- Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com energia otimizada, na zona de preparação, aumentam as probabilidades de, recuperado o esférico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimônia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturação momentânea do sistema oposto, surpreendido pela reversão inesperada do fluxo da ação.
- Ahn?
- É pra dividir no meio e ir pra cima pra pega eles sem calça.
- Certo. Você quer dizer mais alguma coisa?
- Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsível e piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive, genéticas?
- Pode.
- Uma saudação para a minha progenitora.
- Como é?
- Alô, mamãe!
- Estou vendo que você é um, um...
- Um jogador que confunde o entrevistador, pois não corresponde a expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expressão e assim sabota a estereotipação?
- Estereoquê?
- Um chato?
- Isso.
Correio Braziliense, 13 maio 1998
O teste em questão perguntava:
1- (ENEM) - O texto retrata duas situações relacionadas que
fogem à expectativa do público. São elas:
a) a saudação do jogador aos fãs do clube, no início da entrevista, e a saudação final dirigida à sua mãe;
b) a linguagem muito formal do jogador, inadequada à situação da entrevista, e um jogador que fala, com desenvoltura, de modo muito rebuscado;
c) o uso da expressão "galera", por parte do entrevistador, e da expressão "progenitora", por parte do jogador;
d) o desconhecimento, por parte do entrevistador, da palavra "estereotipação", e a fala do jogador em "é pra dividir no meio e ir pra cima pra pega eles sem calça";
e) o fato de os jogadores de futebol serem vítimas de estereotipação e o jogador entrevistado não corresponder ao estereótipo.
2- (ENEM) - O texto mostra uma situação em que a linguagem
usada é inadequada ao contexto. Considerando as diferenças entre língua oral e língua escrita, assinale a opção que
representa também uma inadequação da linguagem usada
ao contexto:
a) "o carro bateu e capoto, mas num deu pra vê direito" - um pedestre que assistiu ao acidente comenta com o outro que vai passando.
b) "E aí, ô meu! Como vai essa força?" - um jovem que fala para um amigo.
c) "Só um instante, por favor. Eu gostaria de fazer uma observação" - alguém comenta em uma reunião de trabalho.
d) "Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de Secretária Executiva desta conceituada empresa" - alguém que escreve uma carta candidatando-se a um emprego.
e) "Porque se a gente não resolve as coisas como têm que ser, a gente corre risco de termos, num futuro próximo, muito pouca comida nos lares brasileiros" - um professor universitário em um congresso internacional.
E aí? Sabe a resposta das questões? Responda nos comentários, se quiser.
- Ahn?
- É pra dividir no meio e ir pra cima pra pega eles sem calça.
- Certo. Você quer dizer mais alguma coisa?
- Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsível e piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive, genéticas?
- Pode.
- Uma saudação para a minha progenitora.
- Como é?
- Alô, mamãe!
- Estou vendo que você é um, um...
- Um jogador que confunde o entrevistador, pois não corresponde a expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expressão e assim sabota a estereotipação?
- Estereoquê?
- Um chato?
- Isso.
Correio Braziliense, 13 maio 1998
O teste em questão perguntava:
1- (ENEM) - O texto retrata duas situações relacionadas que
fogem à expectativa do público. São elas:
a) a saudação do jogador aos fãs do clube, no início da entrevista, e a saudação final dirigida à sua mãe;
b) a linguagem muito formal do jogador, inadequada à situação da entrevista, e um jogador que fala, com desenvoltura, de modo muito rebuscado;
c) o uso da expressão "galera", por parte do entrevistador, e da expressão "progenitora", por parte do jogador;
d) o desconhecimento, por parte do entrevistador, da palavra "estereotipação", e a fala do jogador em "é pra dividir no meio e ir pra cima pra pega eles sem calça";
e) o fato de os jogadores de futebol serem vítimas de estereotipação e o jogador entrevistado não corresponder ao estereótipo.
2- (ENEM) - O texto mostra uma situação em que a linguagem
usada é inadequada ao contexto. Considerando as diferenças entre língua oral e língua escrita, assinale a opção que
representa também uma inadequação da linguagem usada
ao contexto:
a) "o carro bateu e capoto, mas num deu pra vê direito" - um pedestre que assistiu ao acidente comenta com o outro que vai passando.
b) "E aí, ô meu! Como vai essa força?" - um jovem que fala para um amigo.
c) "Só um instante, por favor. Eu gostaria de fazer uma observação" - alguém comenta em uma reunião de trabalho.
d) "Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de Secretária Executiva desta conceituada empresa" - alguém que escreve uma carta candidatando-se a um emprego.
e) "Porque se a gente não resolve as coisas como têm que ser, a gente corre risco de termos, num futuro próximo, muito pouca comida nos lares brasileiros" - um professor universitário em um congresso internacional.
E aí? Sabe a resposta das questões? Responda nos comentários, se quiser.
A volta da mulher melancia
Piadex...
Essa é da Sônia:
"Dois pescadores estão à beira do rio bebendo uma cervejinha gelada e observando com atenção a bóia, quando um deles diz :
- Jorge, eu acho que vou me separar da minha mulher. Já faz três meses que ela não fala comigo!
O outro, após refletir uns momentos, lhe diz :
- Pense bem, Alberto, hoje em dia é muito difícil encontrar uma mulher assim!"
Poxa, Sônia, tremenda sacanagem isso, eim.
Vendo: Jornal Hoje
"Dois pescadores estão à beira do rio bebendo uma cervejinha gelada e observando com atenção a bóia, quando um deles diz :
- Jorge, eu acho que vou me separar da minha mulher. Já faz três meses que ela não fala comigo!
O outro, após refletir uns momentos, lhe diz :
- Pense bem, Alberto, hoje em dia é muito difícil encontrar uma mulher assim!"
Poxa, Sônia, tremenda sacanagem isso, eim.
Vendo: Jornal Hoje
Muito obrigado, Rô!
Fui pego de surpresa ontem. Ao postar no "Encontros Fortuitos" e, em seguida, visualizar a postagem, notei que as imagens do template haviam desaparecido. O que aconteceu é que o Photobucket simplesmente deixou de exibir as imagens hospedadas lá. [mode irônico ON] Nada melhor que no início da madrugada descobrir que seu blog está todo desconfigurado. [mode irônico OFF] Se não me engano, o Omedi, que é um puta ótimo blog, tem tido problemas constantemente com o provedor. Guardadas as devidas proporções é como querer que passe mais água pelo cano, mas não há espaço disponível para isso. Bem, o post, que já está virando história, era apenas pra agradecer publicamente o socorro que a Rô do Bloggersphera me deu. Escrevi para ela e, prontamente, fui atendido. Essa moça, embora tenha seus muitos compromissos, não hesitou em correr e hospedar as imagens do template num lugar mais seguro e mandar-me o arquivo prontinho. Sim, meu debochado leitor, se eu fosse fazer isso, demoraria semanas e sei que precisaria de ajuda. Rô, fazendo uma referência a um texto bíblico "não tenho prata nem ouro, mas o que tenho te dou", meu muito obrigado! Ainda vou pensar em uma forma de agradecer.
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Dicas para escrever bem e claro - parte 2
Falei no post do dia 25 de fevereiro sobre ambigüidade sintática. Naquele, abordei a confusão que pode ocorrer quando um termo por receber duas classificações por causa da posição em que o mesmo se encontra no enunciado. Outro aspecto importante a ser observado durante a feitura de um bom texto é a elipse e a ambigüidade.
O mau uso da elipse pode criar frases com duplo sentido, por exemplo:
O bom uso da elipse, no entanto, é instrumento de coesão, por isso, nos posts futuros, o assunto será revisto.
Conhece outros exemplos engraçados? Deixe-os nos comentários e enriqueça esse post.
- "Hoje você é uma uva, mas cuidado, uva passa.” (Propaganda de cosméticos)Por meio de uma metáfora, o texto faz referência à beleza (uva), ressaltando que ela é efêmera (uva passa, isto é, a beleza não é eterna). Todavia, se subentendêssemos a expressão "você é", teríamos uma ofensa: você é uma uva passa (toda enrugada, como a fruta). Nesse caso, "uva" não seria o sujeito, mas núcleo de um predicativo, o sujeito e o verbo de ligação estariam elípticos.
O bom uso da elipse, no entanto, é instrumento de coesão, por isso, nos posts futuros, o assunto será revisto.
Conhece outros exemplos engraçados? Deixe-os nos comentários e enriqueça esse post.
Veia artística
Trabalhos artísticos nunca foram o meu forte no tempo de escola. Depois, acabei me aventurando pelas letras e hoje gosto mesmo é das descrições bem feitas. O gosto estético confunde-se com o literário. No entanto, descobri algo que posso fazer para desenvolver essa veia artística, mas precisamente nas artes plásticas.
Ouvindo:Móbile, Paulinho Moska
Dicas para escrever bem e claro - parte 1
Falar sobre análise sintática em qualquer classe de Ensino Médio é pedir para que seu ibope com ela caia. Isso se você não for sarcástico e junto a isso dominar o conteúdo sobre o qual está falando. Dominar eu domino, mas essa veia sarcástica não está tão latente todos os dias. Por isso, o melhor é relembrarmos algumas coisas para que não sejamos pegos de calça curta. Em primeiro lugar quero lembrar que há aspectos semânticos e sintáticos que causam confusões na cabeça dos alunos. Vejamos alguns deles:
Normalmente ocorre quando um termo da oração pode ser classificado de duas maneiras diferentes, normalmente ele está localizado no fim da frase.
O marido deixou a mulher pobre
O termo em destaque pode funcionar como adjunto adnominal, qualidade velha (a mulher sempre fora pobre) ou como predicativo do objeto, qualidade nova (o marido a tornou pobre). Veja outros exemplos:
O sol amanheceu no horizonte avermelhado.
A moça atravessou a avenida triste.
Consertar isso demanda uma reestruturação na oração. Se quiser deixar a sua sugestão, use os comentários.
Um causo de adeptos do onanismo
Isso me foi contado pelo meu primo. A princípio achei que era conversa fiada, pois ele é um ótimo contador de causos, comparado apenas ao Rolando Boldrin. Foi mais ou menos assim (amparado momentaneamente na memória avariada pelo capuccino).
Zé Pedro é estagiário num escritório de advocacia e sempre diz aos quatro ventos que não se deve pedir favores a ele se estes não tiverem relação com o trabalho, pois o mesmo tem a tendência a maltratar os outros.
Num final de tarde, quinta-feira, véspera de feriado, estava ele no trabalho redigindo uma petição como de costume. De repente outro estagiário pergunta:
- Ow, você, que é um safo em internet, sabe um jeito de achar alguém no Orkut?
- Por quê?
- É que no sábado de carnaval eu conheci uma mina no sambódromo. Ela acabou me dando o nome e segundo nome no Orkut e o MSN.
- Hum... e daí?
- E daí que eu não consigo achar informação nenhuma dela... nem o nome em alguma lista de aprovados no vestibular.
- Você me dá quanto pra eu achar informação dela?
- Ah... só tenho 50 conto aqui.
- Tá beleza então.
Zé Pedro, então, procura, procura e nada de encontrar a tal menina do carnaval. Parecia mesmo que ela era uma excluída digital. Por fim, com o objetivo de tentar saber mais alguma coisa dela, resolve roubar o MSN. Por fim, consegue entrar no Hotmail da menina, mas ele está desativado por falta de uso. "Bosta", pensou "agora não vou conseguir informação nenhuma da menina". Do lado, o fissurado estagiário, animado com a possibilidade de encontrá-la de novo. Bom, o que meu primo me contou depois é pra rir. O Zé entrou no MSN dela e resolveu bater papo com o, agora besta, estagiário. Como a conversa não tava funfando, ele desistiu naquele momento. Disse ele que depois de terminar a petição, iria iniciar um bate-papo com o adepto do onanismo, um papo bem safado e, depois, falar que era o Zé.
Não acho que seria assim tão engraçado para o estagiário, mas ouvindo meu primo contar até que foi bem cômico.
Ouvindo: Nada
Lendo: Nada
Vendo: Prision Brake
P.s.: pra ajudar todos os estagiários por aí...
Duro, mas gozando a vida
Calma, meu irado leitor. Leia até o final do post e entenda o que quero dizer.
O Edu Santos publicou num dos grupos do qual participo a imagem abaixo.
Estranho porque semana passada falava para meus alunos que a MTV fez certa época uma propaganda bem sugestiva e direcionada ao público que lhe assiste. Era assim:
Link colocado apenas para lembrá-los da propaganda
De alguma forma a imagem e o slogam se completam, mas enfocam realidades diferentes. Uma coisa é você ser um canal direcionado a adolescentes, que são "do contra" por natureza e idade, e, inteligentemente, fazê-los pensar que estão fazendo o que querem quando, na verdade, fazem o que a emissora quer. Outra coisa é pagar um outdoor, assiná-lo com o nome de um laranja e pensar que acreditaremos nisso. Faz ideia da crise pela qual passamos? Veja isso:No Terra:
Europa: bolsas caem por preocupações com crise
Sem estabilidade financeira,recessão pode ir até 2010, diz FED
Obama apresentará agenda contra recessão
Confiança empresarial da Alemanha é a menor desde 1990
Nokia anuncia reestruturação e 1 mil demissões
No Uol:
EUA se preparam para quebras de bancos quadruplicarem neste ano
Preço de casas nos EUA cai 18,5%,maior redução em 20 anos
Nokia e Vodafone: Grandes empresas anunciam 7.000 demissões
Na Folha
Friboi perde R$ 53,5 milhões
Preços de casas nos EUA têm queda recorde no quarto trimestre
Emprego formal perde mais de 100 mil vagas e tem pior janeiro em 10 anos
Isso sem contar os mais de 4000 funcionários dispensados pela Embraer.
Agora, se você ainda acha que o outdoor está certo e que o presidente está convicto de que não seremos abalados... eu é que não posso falar nada.
Leia ainda "Entenda a crise", um tutorial da Folha de SP.
Imagem
Bilhetes nada comprometedores
Aproveitando o feriado, vou cumprir a promessa de dar mais algumas sugestões de como encerrar sua correção. Não há nada de inovador, mas mesmo um professor/corretor, tem uns lapsos de memória. Nessas horas, vale sempre uma colinha (sim, meu caro aluno, esse tipo de cola pode).
Não se deve escrever bilhetes longos. Minha experiência diz que o aluno olha a nota primeiro e quase nunca lê o que foi dito no recado final. Quando o faz, raramente reescreve o texto observando as instruções. Por que fazer o bilhete então? Simplesmente, amigo, porque independentemente do relaxo dele, você é profissional e deve olhar todos os alunos e forma igual. (guardadas as situações em que isso não deva ser feito). Como disse, bilhetes longos são enfadonhos (como esse post, que até agora não disse nada).
Como devo terminar minha correção?
Destaque o aspecto mais crítico observado na redação. Este bilhete deve, de preferência, conter duas partes: Elogio e crítica. Minhas sugestões de bilhete:
"Fulano, seu texto está bom...muito bom... ótimo, mas pode ser melhorado se... Procure melhorar os seguintes aspectos:..."
"Beltrano, seu texto apresenta muitos pontos positivos:... Procure, no entanto, melhorar..."
"Reescreva seu texto observando sobretudo..."
"Ao reescrever seu texto observe principalmente..."
"Sua personagem é muito rica. Faltou, no entanto,..."
"Suas idéias são muito boas. Faltou, no entanto,..."
"Você contou uma história muito gostosa...divertida... atraente. Cuide, porém..."
"Parabéns! Gostei muito de seu texto. Continue assim!"
"Seu texto me deixou emocionado."
"Que beleza, hein rapaz... garoto(a)...
"Que bacana! Jóia!"
"Gostei tanto de seu texto que o li mais de uma vez!"
Algumas soam um pouco falsas, mas dependerá do tipo de relacionamento que você tem com seus alunos e da maturidade deles. Você saberá a dose certa ao escrevê-lo. Bom trabalho!
Como ser emo e não dar* pra ninguém
Não entendo. Tenho buscado no oráculo e não vejo em outros sites ou blogs que se atrevem a falar de emos a mesma rejeição que vejo aqui no meu. O que era pra ser uma brincadeira foi tomando proporções estranhas. Provavelmente, escrevi algo que não foi bem interpretado, ainda que não tivesse, inicialmente, essa intenção. É por isso que resolvi pagar pra ver. Quero ver os revoltadinhos e revoltadinhas comentando aqui e refutando cada uma das palavras transcritas. Vou meter o pau mesmo (no sentido figurado pra tristeza deles).
Em primeiro lugar não quero chutar cachorro morto. Seguindo a linha ácida do criador do blog mais chupim da internet, diferente do Kibe apenas porque aquele dá os devidos créditos enquanto este passa por original (não falei o nome do blog, não é?), os ditos emos não devem reclamar de nada do que for escrito aqui, visto que quero apenas elogiá-los por:
Seria legal ainda se vocês pudessem visitar os links abaixo:
Adorarem esportes de contato, pois levam cabeçada no céu da boca e bolada no queixoAcabou? Não!
Serem bons motoristas de carros árabes, pois dão ré no kibe
Praticarem a caridade ao agasalhar o croquete
Não guardarem para si o que é ruim ao peidar na farofa
Não se importarem de ficar abaixo dos semelhantes ao levar umbigada na testa
Serem ecológicos ao cavalgar a jibóia ou engolir a cobra
Serem prevenidos e fazerem constantemente o auto-exame de próstata
Serem vegetarianos ao camuflarem a cenoura
Serem adeptos de um ambiente bucólico ao ordenharem a teta do boi
Claramente, adoram ainda morder o botão do sofá e morderem o lençol.
Seria legal ainda se vocês pudessem visitar os links abaixo:
- 100 PASSOS para ser emo... ou para reconhecer um emo.
- Tradutor Português-Miguxês (Inclui traduções para Miguxês Arcaico, Moderno e Neo-Miguxês)
- Teste: Você é um Emo?
- Confissões de um Emo
- Confissões de um Emo 2
- Emo Rangers
- Papai Noel Emo
- Clipe dessa raça maldita
- Página sobre emos na desciclopédia
- 100 regras para ser emo
Cante com os Seminovos a música "Eu sou emo". Aproveite para baixá-la clicando aqui.
"Não é fácil manter a franja lisinha
Tenho que fazer escova e chapinha
Mais difícil ainda é ver o mundo assim do meu jeito:
O cabelo tampa o olho esquerdo
E eu só posso usar o direito!
Impossível...
Ser mais sensível que eu!
Não dá pra ser feliz no mundo em que vivemos!
(Ah, eu sou emo!)
Num show do Simple Plan nós dois nos conhecemos!
(Ah, eu sou emo!)
Quando vejo você, meu amor, sempre tremo!
(Ah, eu sou emo!)
Não agüento mais sentir tanta dor assim...
To tentando alargar o buraco do piercing!
(Ah, eu sou emo!)
Tento não chorar por qualquer bobagem
Para não borrar minha maquiagem
Só que no meu lugar qualquer pessoa estaria nervosa
Fui pintar o cabelo e o salão errou o tom do cor-de-rosa
Estou sensível!
Irreversível, ô meu!
Não dá pra ser feliz no mundo em que vivemos!
(É que eu sou emo!)
Num show do Simple Plan nós dois nos conhecemos!
(É que eu sou emo!)
Quando vejo você, meu amor, sempre tremo!
(É que eu sou emo!)
Estou sofrendo tanto! O que faço?
Como dói tatuar um ursinho no braço!
(É que eu sou emo!)
Não dá pra ser feliz no mundo em que vivemos
(Sim, eu sou emo!)
Num show do Simple Plan nós dois nos conhecemos!
(Sim, eu sou emo!)
Quando vejo você, meu amor, sempre tremo!
(Sim, eu sou emo!)
Estou na galeria esperando! Não falte!
Tô na maior deprê! Descascou meu esmalte!
(Sim, eu sou emo!)"
Como disse um cara de Marília, "eu odeio os emos, mas amo as emas (sic)"
[UPDATE]
[/UPDATE]
* não dar "bola" pra ninguém.
Como ser irônico com um padre
Durante um banquete, um padre católico senta-se ao lado de um rabino.
O padre, querendo tirar um sarro em cima do rabino, coloca pedaços de um suculento leitão e o oferece ao colega. O rabino, atenciosamente recusa, dizendo:
- Obrigado, mas o senhor não sabe que a minha religião não permite a carne de porco?
- Noooossa! Que religião esquisita! Comer leitão é uma delííícia! - comenta o padre com ironia.
Na hora da despedida, o rabino diz para o padre:
O padre, querendo tirar um sarro em cima do rabino, coloca pedaços de um suculento leitão e o oferece ao colega. O rabino, atenciosamente recusa, dizendo:
- Obrigado, mas o senhor não sabe que a minha religião não permite a carne de porco?
- Noooossa! Que religião esquisita! Comer leitão é uma delííícia! - comenta o padre com ironia.
Na hora da despedida, o rabino diz para o padre:
- Minhas recomendações à sua mulher!
O padre espanta-se com as palavras do rabino e responde:
- Minha mulher? Não sabe o senhor que a minha religião não permite casamento de sacerdotes?
- Noooossa! Que religião mais esquisita! Comer mulher é uma delícia! Mas se vocês preferem leitão...
Um post ao estilo Crazyseawolf's.
O padre espanta-se com as palavras do rabino e responde:
- Minha mulher? Não sabe o senhor que a minha religião não permite casamento de sacerdotes?
- Noooossa! Que religião mais esquisita! Comer mulher é uma delícia! Mas se vocês preferem leitão...
Um post ao estilo Crazyseawolf's.
Paulo Maluf é um pândego
Claro, em Redação há espaço para o humor. Depois de um post no qual percebi que escrevia, escrevia, mas não falava nada, lembrei-me dessa mensagem que estava perdida entre os "becapes" em meu computador. O assunto é a concisão textual. Paulo Maluf, na época em que estava na escola devia ser um terror para seus professores de Redação... Leia e saiba que não é apenas ele.
"Um professor perguntou a um dos seus alunos do curso de Direito:
- Se você quiser dar a Epaminondas uma laranja, o que deverá dizer?
O estudante respondeu:
- Aqui está, Epaminondas, uma laranja para você.
O professor gritou, furioso:
- Não! Não! Pense como um profissional do Direito!
O estudante respondeu:
- Ok, então eu diria:
- Eu, por meio desta, dou e concedo a você, Epaminondas de tal, CPF e RG nºs., e somente a você, a propriedade plena e exclusiva, inclusive benefícios futuros, direitos, reivindicações, títulos, obrigações e vantagens no que concerne à fruta denominada laranja em questão, juntamente com sua casca, sumo, polpa e sementes, transferindo-lhe todos os direitos e vantagens necessários para espremer, morder, cortar, congelar, triturar, descascar com a utilização de quaisquer objetos e, de outra forma, comer, tomar ou, de qualquer forma, ingerir a referida laranja, ou cedê-la com ou sem casca, sumo, polpa ou sementes, e qualquer decisão contrária, passada ou futura, em qualquer petição, ou petições, ou em instrumentos de qualquer natureza ou tipo, fica assim sem nenhum efeito no mundo cítrico e jurídico, valendo este ato entre as partes, seus herdeiros e sucessores, em caráter irrevogável e irretratável, declarando Epaminondas que o aceita em todos os seus termos e conhece perfeitamente o sabor da laranja, não se aplicando ao caso o disposto no Código do Consumidor.
E o professor então comenta:
- Melhorou bastante, mas não seja tão sucinto..."
Agora que leu a piada e está se contorcendo de rir, pergunto: entendeu o porquê do título? Não? Sim? Diga nos comentários.
Agora que leu a piada e está se contorcendo de rir, pergunto: entendeu o porquê do título? Não? Sim? Diga nos comentários.
A busca incansável do duplo sentido
Este é um post que caberia muito bem no meu outro blog de Língua Portuguesa, mas acabou vindo pra cá há tempos por causa da brincadeira com a linguagem, nesse caso com a imagem. Por falar nisso, conhecem meus blogs de Língua Portuguesa? Não? Vejam a lista:
Agora sim, vejam só como as propagandas usam o duplo sentido para nos prender a atenção.
Houve um tempo em que era engraçado e sadio fazer piadinhas de duplo sentido. Em tempos de "A Turma do Didi", "Pânico" e afins, o melhor mesmo é apreciar as pérolas da propaganda. Veja com mais atenção, caro (a) leitor (a):
- http://www.queroaprenderportugues.com.br/
- http://www.analisedetextos.com.br/
- http://www.exerciciosdeportugues.com.br/
Agora sim, vejam só como as propagandas usam o duplo sentido para nos prender a atenção.
Houve um tempo em que era engraçado e sadio fazer piadinhas de duplo sentido. Em tempos de "A Turma do Didi", "Pânico" e afins, o melhor mesmo é apreciar as pérolas da propaganda. Veja com mais atenção, caro (a) leitor (a):
Prison Break 1º Temporada
Em minhas férias, passei a assistir a primeira temporada da série norte-americana “Prison Break”, que ficará no ar até 6 de março. Apesar de ser bem tarde, tenho podido acordar um pouco além do horário que era obrigado estava acostumado a acordar.
Um pequena busca no Google nos dá a descrição da série:
Como muita gente aqui não pode se dar ao luxo de ficar até tão tarde vendo tv, optei por indicar alguns links de um blog parceiro chamado "Clube do Download". Aproveitem, pois está, inclusive, legendado.
Um pequena busca no Google nos dá a descrição da série:
"Prison Break gira em torno e Michael Scofield ( Wentworth Miller), um homem desesperado por conta de um fato pouco comum: seu irmão Lincoln Burrows (Dominic Purcell) foi condenado à morte por um crime que Michael tem certeza que ele não cometeu. Disposto a salvá-lo, Michael decide roubar um banco a fim de ir parar na mesma prisão onde seu irmão se encontra. A partir daí, ele terá de correr contra o tempo e pôr em pratica um plano elaborado para conseguir fugir com Lincoln e provar sua inocência. A série Prison Break é intrigante e a cada episódio, adiciona novos elementos da trama, ao passo em que Michael planeja sua grande e tenta a conspiração que o fez encarar a prisão."
Como muita gente aqui não pode se dar ao luxo de ficar até tão tarde vendo tv, optei por indicar alguns links de um blog parceiro chamado "Clube do Download". Aproveitem, pois está, inclusive, legendado.
Opções de Download de 22 Episódios:
1x01 - Pilot -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Badongo - Gigasize
1x02 - Allen -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Gigasize
1x03 - Cell Test -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Gigasize
1x04 - Cute Poison -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Gigasize
1x05 - English, Fitz Or Percy -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Gigasize
1x06 - Riots, Drills And The Devil (Part 1) -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Gigasize
1x07 - Riots, Drills And The Devil (Part 2) -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Gigasize
1x08 - The Old Head -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Gigasize
1x09 - Tweener -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Badongo - Gigasize
1x10 - Sleight Of Hand -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Badongo - Gigasize
1x11 - And Then There Were? -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Badongo - Gigasize
1x12 - Odd Man Out -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Badongo - Gigasize
1x13 - End Of The Tunnel -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Badongo - Gigasize
1x14 - The Rat -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Badongo - Gigasize
1x15 - By The Skin And The Teeth -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Badongo
1x16 - Brother's Keeper -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Badongo - Gigasize
1x17 - J-Cat -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Badongo - Gigasize
1x18 - Bluff -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Badongo - Gigasize
1x19 - The Key -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Badongo - Gigasize
1x20 - Tonight -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Badongo - Gigasize
1x21 - Go -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Badongo - Gigasize
1x22 - Flight (Season Finale) -> Megaupload - Sendspace - Rapidshare - Badongo
Embora não goste desse recurso, não alterei os links que direcionam para uma página intermediária antes de ir para a página do download.
Como fazer resenhas de qualidade
É muito comum na época de faculdade os professores pedirem resenhas de livros. A eficácia dessa atividade é comprovada, pois além de analisar o poder de síntese do aluno, é possível avaliar o senso crítico do mesmo, visto que ele deverá posicionar-se diante daquilo que acabou de ler. O que proponho aqui neste post é um exercício para que você apreenda mais sobre os livros de cuja leitura tenha gostado. Mais ainda, pra quem quer ter um blog com muitas visitas, normalmente esse tipo de informação é muito buscada.
Antes de iniciar a atividade é preciso observar alguns aspectos:
- Ao elaborar uma resenha, deve-se observar as especificidades de gênero e o contexto de produção;
- Utilize seus conhecimentos lingüísticos durante a produção para que o trabalho seja eficaz;
- Planeje o trabalho e faça um rascunho do mesmo;
- Redija e não deixe de revisar o trabalho antes de mostrá-lo a alguém;
- Reescreva sua produção considerando, é claro, a adequação ao contexto de produção
Quando falamos em alunos de Ensino Médio, as resenhas devem apresentar:
- identificação e caracterização da obra;
- apresentação de uma síntese do conteúdo da obra;
- análise crítica do conteúdo da obra de referência.
- seu contexto histórico de produção;
- suas características de composição estrutural;
- os recursos estilísticos do gênero.
Outro ponto a ser observado nesse tipo de atividade é o contexto de produção:
- quem será o interlocutor (e quais suas características);
- qual a finalidade do texto (informar leitores da biblioteca da escola sobre o conteúdo das obras, compondo um acervo de resenhas; informar leitores de um jornal da escola sobre lançamentos de livros, por exemplo);
- de que lugar escreverão (como alunos da série tal, por exemplo);
- em que portador será publicada a resenha (fichas, folhetos, jornal da escola etc.);
- em que lugar circulará (na escola como um todo, na sala de leitura, na comunidade escolar ampliada, por exemplo).
Deixo abaixo uma sugestão de ficha para avaliação. Os aspectos apontados devem ser adaptados conforme o público que fará uso da mesma.
P.s.: atividade adaptada do texto de Kátia Bräkling
Escrever pra mim é...
"Escrever, para mim, é um ato íntimo, tão íntimo que não acerto escrever na frente de ninguém, a não ser em redação de jornal, que é como sauna, onde todo mundo está nu e não repara a nudez alheia"
João Ubaldo (Folha de S. Paulo, 19/4/92)
Uma maneira fantástica de matar aula
Notícia comentada:
Deu na Folha Online:
Deu na Folha Online:
"Uma garota de 14 anos foi presa na semana passada após enviar mensagens de texto em uma sala de aula na cidade de Wauwatosa, Estado de Wisconsin, nos EUA. De acordo com a polícia local, tudo começou quando a estudante enviava SMS, e o professor solicitou, por diversas vezes, que ela parasse. A adolescente, no entanto, prosseguiu com os envios. Mediante a atitude da jovem, o professor chamou a polícia."
A notícia diz ainda que ela se recusou a interromper envio de mensagens... Será que ela não sabia salvar e mandar depois?
animal, besta, irracional, maleducado aluno não parava de atrapalhar minha aula e eu estava a um ponto de perder a boa.
[update 21.03.09] Lei que proíbe uso de celular é sancionada.
"e foi presa..."Aqui já é lei, mas porque será que ninguém cumpre?
"Segundo o jornal local, o oficial de polícia quis apreender o aparelho."Deu tempo de chamar a polícia? O alvoroço foi maior que eu pensava.
"A garota, então, reagiu abaixando as calças..."Que tipo de aluna protesta abaixando as calças? Na minha escola, eles ameaçam bater no professor.
"e negou possuir o telefone"Espera. Não havia nenhuma testemunha?
"foi presa por perturbação da ordem pública ao interromper a aula"Nessa semana, primeiro dia de aula, fui obrigado a pedir ao diretor que conversasse com um
"desobedecer o professor..."Isso é mais que comum nas escolas públicas no Brasil.
"mentir ao policial sobre a posse do telefone."Aqui se mente até a identidade. Dia desses descobriu-se que um traficante internacional estava preso no Brasil usando uma identidade falsa.
"O pai da garota afirmou ao jornal que ela ultrapassou os limites, e que os oficiais da escola fizeram a escolha correta."Tem alguém com bom senso nesse mundo. Normalmente os pais dão falso testemunho na Secretaria da Educação e o professor, inspetores, diretores e alunos têm de prestar testemunho num processo que pode até resultar na exoneração do professor e em complicações para a direção do colégio.
"Além de ser presa e ter que ir ao tribunal..."Ehhhh
"a fiança da garota foi estabelecida US$ 300."Que deveria ser revertido num passeio para todos os alunos que, por causa dessa surtada, perderam boa parte das aulas.
"Ela também foi suspensa das aulas por uma semana..."Esqueça o prêmio aos alunos. Esse foi mais do que bem pensado.
"É bastante complicado para mim, afirmou o pai."Claro, aturar alguém como a filha por uma semana em casa não deve ser nada fácil.
[update 21.03.09] Lei que proíbe uso de celular é sancionada.
Marisa Monte lê o Encontros Fortuitos
Meus olhos chegam a ficar marejados. Finalmente, alguém que não é meu ex-aluno, diz que lê meu blog. Na verdade, é a penas a comprovação de que as besteiras aqui escritas servem ao menos para entreter. Confira abaixo o vídeo em que a própria Marisa Monte diz que lê meu blog.
P.s.: notaram a brincadeira? Esse é mais um vídeo viral de alguma agência mal intencionada procurando divulgar a artista, que anda meio sumida.
10 argumentos para faltar à aula
1. Já que a aula é um dever, vamos dever mais uma aula.
2. As melhores recordações que tenho da escola são os dias em que matei aula.
3. Estou no cio.
4. Sinto uma alergia a uniformes...
5. Alguém pegou gonorréia no banheiro da escola.
2. As melhores recordações que tenho da escola são os dias em que matei aula.
3. Estou no cio.
4. Sinto uma alergia a uniformes...
5. Alguém pegou gonorréia no banheiro da escola.
6. Se eu aparecer, também serei reprovado.
7. Antes só do que mal escolarizado.
8. Neste momento eu tenho tudo que quero da vida: uma cama quentinha e uma mãe compreensiva.
9. Derrotei o travesseiro, mas, perdi para os lençóis.
10. Estou com distensão na orelha.
Cinco motivos a mais, porque os 10 iniciais podem falhar.
11. Depois de uma notícia como a de ontem, o que você queria?
12. Acordei cedo e dormi de novo.
13. Esqueci onde fica a Escola.
14. Eu poderia mentir, mas, direi a verdade. Só que em outra ocasião.
15. Eu não mato aulas. Elas é que me matam.
7. Antes só do que mal escolarizado.
8. Neste momento eu tenho tudo que quero da vida: uma cama quentinha e uma mãe compreensiva.
9. Derrotei o travesseiro, mas, perdi para os lençóis.
10. Estou com distensão na orelha.
Cinco motivos a mais, porque os 10 iniciais podem falhar.
11. Depois de uma notícia como a de ontem, o que você queria?
12. Acordei cedo e dormi de novo.
13. Esqueci onde fica a Escola.
14. Eu poderia mentir, mas, direi a verdade. Só que em outra ocasião.
15. Eu não mato aulas. Elas é que me matam.
Muitas imagens e nenhuma idéia
Sem estrutura a casa cai
Já ouvi aluno dizer que tem todas as idéias na cabeça, mas não consegue passar para o papel. Realmente esse é um problema que, na maioria dos casos é resolvido com aquelas receitas dadas em cursinhos. Ajuda, mas não resolve. Vejamos então os principais problemas estruturais que seu texto pode apresentar e que, não por acaso, são analisados pelos corretores.
- Presença de um conflito básico ou de uma idéia central.
Numa redação, os argumentos devem desenvolver apenas uma idéia, salvo quando É NECESSÁRIO desenvolver mais de uma. Na dissertação, uma tese e dois argumentos que a desenvolvam é mais que suficiente para desenvolver um texto coerente. Numa narração, uma trama bem desenvolvida já forma um enredo consistente.
- Sequência lógico-temporal.
Principalmente numa narração em que o elemento "tempo" é necessário, a uniformidade temporal é desejável. Misturar presente, pretérito e futuro pode provocar incoerências que comprometem o texto por inteiro.
- Sequência entre as idéias.
Numa dissertação, a presença da introdução, do desenvolvimento e da conclusão devem ser bem marcadas. Aqui, vale até lembrar que existem textos cuja tese aparece na conclusão, bem como há textos que já concluem no primeiro parágrafo.
- Presença de aspectos pertinentes à idéia (conflito) central.
Isso nada mais é do que não fugir do assunto apresentado na tese. Apenas isso.
- Mundo interior da personagem (o que ela pensa e sente).
Quando contribui para o enredo, devem ser apresentadas. Lembrem-se da construção das personagens do conto "passeio noturno", se não me engano, de Dalton Trevisam. As ações, a maneira de pensar, tudo contribui para caracterizar o distanciamento amoroso entre o casal.
- Seleção das falas da personagem.
Não consigo dissociar esse tópico daquilo que li no "Conto erótico" do Veríssimo. As falas das personagens criam um clima propenso para se pensar numa relação sexual, mas...
- Caracterização física e/ou psicológica da personagem.
Importantíssimo na construção do enredo, é preciso tomar cuidado para não criar incoerências. Construir um personagem fraquinho, raquítico, por exemplo, carregando um saco de cimento pode não parecer muito real. Da mesma forma, caracterizar uma personagem como recatada, carola, para depois apresentá-la atacando o marido da irmã enquanto esta está viajando, só será coerente se fizer parte do enredo e da construção do clímax.
- Criação do suspense.
É o que prenderá o leitor até o final do seu texto. Há diversas maneiras disso ser trabalhado no texto. Falaremos delas numa outra oportunidade.
- Introdução clichê.
Fuja das fórmulas prontas, mas não inove ao ponto de descaracterizar a modalidade pedida na proposta. Tive uma colega que abominava o início das narrações que usavam o "era uma vez...". Não se pode condenar uma determinada construção antes de observar se ela era importante para o enredo.
- Desfecho clichê.
Tão ruim quanto a introdução, o desfecho que cai no chavão frustra o leitor. Tenho a impressão, às vezes, de que o aluno estava empolgado para escrever, mas percebeu que o limite de linhas chegava. Aí, do nada ele termina o texto com alguma fórmula que o mágico do cursinho passou pra ele. A prática leva à perfeição. Nada melhor, portanto, que treinar muito antes de qualquer exame
- Coerência do foco narrativo.
Vale a dica dada em relação à coerência dos tempos verbais.
- Presença de um conflito básico ou de uma idéia central.
Numa redação, os argumentos devem desenvolver apenas uma idéia, salvo quando É NECESSÁRIO desenvolver mais de uma. Na dissertação, uma tese e dois argumentos que a desenvolvam é mais que suficiente para desenvolver um texto coerente. Numa narração, uma trama bem desenvolvida já forma um enredo consistente.
- Sequência lógico-temporal.
Principalmente numa narração em que o elemento "tempo" é necessário, a uniformidade temporal é desejável. Misturar presente, pretérito e futuro pode provocar incoerências que comprometem o texto por inteiro.
- Sequência entre as idéias.
Numa dissertação, a presença da introdução, do desenvolvimento e da conclusão devem ser bem marcadas. Aqui, vale até lembrar que existem textos cuja tese aparece na conclusão, bem como há textos que já concluem no primeiro parágrafo.
- Presença de aspectos pertinentes à idéia (conflito) central.
Isso nada mais é do que não fugir do assunto apresentado na tese. Apenas isso.
- Mundo interior da personagem (o que ela pensa e sente).
Quando contribui para o enredo, devem ser apresentadas. Lembrem-se da construção das personagens do conto "passeio noturno", se não me engano, de Dalton Trevisam. As ações, a maneira de pensar, tudo contribui para caracterizar o distanciamento amoroso entre o casal.
- Seleção das falas da personagem.
Não consigo dissociar esse tópico daquilo que li no "Conto erótico" do Veríssimo. As falas das personagens criam um clima propenso para se pensar numa relação sexual, mas...
- Caracterização física e/ou psicológica da personagem.
Importantíssimo na construção do enredo, é preciso tomar cuidado para não criar incoerências. Construir um personagem fraquinho, raquítico, por exemplo, carregando um saco de cimento pode não parecer muito real. Da mesma forma, caracterizar uma personagem como recatada, carola, para depois apresentá-la atacando o marido da irmã enquanto esta está viajando, só será coerente se fizer parte do enredo e da construção do clímax.
- Criação do suspense.
É o que prenderá o leitor até o final do seu texto. Há diversas maneiras disso ser trabalhado no texto. Falaremos delas numa outra oportunidade.
- Introdução clichê.
Fuja das fórmulas prontas, mas não inove ao ponto de descaracterizar a modalidade pedida na proposta. Tive uma colega que abominava o início das narrações que usavam o "era uma vez...". Não se pode condenar uma determinada construção antes de observar se ela era importante para o enredo.
- Desfecho clichê.
Tão ruim quanto a introdução, o desfecho que cai no chavão frustra o leitor. Tenho a impressão, às vezes, de que o aluno estava empolgado para escrever, mas percebeu que o limite de linhas chegava. Aí, do nada ele termina o texto com alguma fórmula que o mágico do cursinho passou pra ele. A prática leva à perfeição. Nada melhor, portanto, que treinar muito antes de qualquer exame
- Coerência do foco narrativo.
Vale a dica dada em relação à coerência dos tempos verbais.
E o recado final? Como fazê-lo?
Como vocês viram, acabei enfocando mais o texto narrativo, pois é o que apresenta com maior número esses erros. A dissertação será explorada com mais detalhes ao longo da vida do blog. Fiquem tranquilos. As dicas para recados são, como já disse, sugestões. Tente, invente, faça um recado diferente. Vamos a elas:
Nas próximas postagens darei mais dicas de bilhetes abordando todos os aspectos já citados na série.
"Detalhe este momento da personagem."
"Aprofunde este instante da história."
"Conte o que a personagem pensou e/ou sentiu."
"Conte os pensamentos e/ou os sentimentos da personagem."
"Penetre no mundo interior da personagem."
"Faça sua personagem pensar."
"Diga o que sua personagem sentiu."
"Explore o mundo interior de sua personagem."
"O que será que a personagem deve ou pode estar pensando?"
"Descreva a personagem... o ambiente... o lugar... este objeto."
"Apresente alguns detalhes da personagem... do ambiente... do lugar... do objeto."
"Elimine estes fatos. São desnecessários ao contexto da história... à sequência da história... ao conflito da personagem."
"Aproxime-se mais de sua personagem. Apresente detalhes significativos, importantes, novos, sugestivos."
"Faça sua personagem pensar no passado (no futuro, ou em fatos passados)."
"Mantenha o mesmo foco narrativo."
"Não mude o foco narrativo."
"Elimine estas falas. São desnecessárias."
Nas próximas postagens darei mais dicas de bilhetes abordando todos os aspectos já citados na série.
Ferramentas para Twitter
Acesso via Pop3
Uma das coisas que me deixaram descontentes em relação ao Hotmail era a impossibilidade de baixar os e-mail via Pop3. Isso, no entanto, foi consertado com a versão Live. Quem quiser acessar seu Hotmail ou Windows Live Mail, através de um cliente POP3 (ou webmail que puxe via POP3) já pode. Para configurá-lo basta fazer o seguinte:
Servidor POP: pop3.live.com (porta 995);
SSL necessário: sim;
Nome de usuário: sua Live ID (ex.: marento@hotmail.com);
Senha: senha da Live ID ou do hotmail
Servidor SMTP: smtp.live.com (porta 25);
Autenticação necessária: sim;
TLS/SSL necessário: sim.
A porta para SSL é a 995. Nas configurações do Gmail tem que escolher esta porta.
Servidor POP: pop3.live.com (porta 995);
SSL necessário: sim;
Nome de usuário: sua Live ID (ex.: marento@hotmail.com);
Senha: senha da Live ID ou do hotmail
Servidor SMTP: smtp.live.com (porta 25);
Autenticação necessária: sim;
TLS/SSL necessário: sim.
A porta para SSL é a 995. Nas configurações do Gmail tem que escolher esta porta.
Visite meu outro blog. Mais postagens, mais downloads, mais diversão!
Santa inclusão digital
"Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça" é um chavão muito usado por quem começa a se aventurar na vida de videomaker. No entanto, com o avanço da informática bem como a entrada de produtos estrangeiros no Brasil, cada vez mais vemos vídeos amadores na internet. A grande maioria desses vídeos podem ser encontrados no Youtube e é de lá que trago alguns impróprios para menores. Repito: IMPRÓPRIO PARA MENORES. Você aguenta ficar sem clicar no play? Como resistiu à tentação? Escreva aí nos comentários!
Volleyball Babes
De repente, assistir aos jogos do Paulistão perdeu a graça!
Vai dizer que não quer ver mais?
Veja outrasdelícias animadoras de intervalos de jogos aqui.
Veja outras
É bom saber gramática?
Gramaticalmente, sinto-me, às vezes, um pouco frustrado. Isso ocorre porque mesmo tratando em todos os anos praticamente os mesmos assuntos, vejo que, embora as abordagens e práticas pedagógicas sejam diferenciadas a cada vez, os alunos continuam não entendendo questões simples de norma culta. Nem vou me referir especificamente aos erros de ortografia, mas sim aos erros de concordância, regência, pontuação e por aí vai. Muitos decorrem da falta de leitura. Memorizar regras é realmente difícil, pois são muitas as exceções, mas isso não é desculpa.
Devo prestar atenção em quais aspectos gramaticais então?
- Ortografia.
Em primeiro lugar, não errar a ortografia das palavras é OBRIGAÇÃO de qualquer um que "se obrigue" a escrever. Digitando, um dedo pode até esbarrar numa tecla e passar despercebido, mas escrevendo "a mão", sem desculpas! Por fim, acredite: "ascender" é diferente de "acender", "mas" é completamente diferente de "mais" e de "más".
- Acentuação.
Rapidinho, conto uma história que aprendi há bastante tempo. O responsável por fazer o boletim informativo a ser distribuído na missa de domingo esqueceu-se de colocar o acento numa palavra. Ao saírem da missa vespertina, um burburinho se formou na porta da catedral, pois jovens foram vistos "se pegando" na pracinha. Ao serem repreendidos, disseram que estavam apenas cumprindo o mandamento bíblico exposto no boletim. Qual era ele?
"Meus irmãos, Jesus disse para que amassemos uns aos outros!"
- Concordância.
Aqui não só os problemas no uso dos verbos impessoais como fazer e haver, mas principalmente na não observância do sujeito da oração. A quantidade de problemas de concordância decorrentes disso é enorme.
- Pontuação.
Veja os dois exemplos e diga se faz ou não diferença uma vírgula:
Pedro, o pedreiro chegou!
Pedro, o pedreiro, chegou!
Exemplos, como o da anedota sobre o testamento sem nenhuma pontuação poderiam ser dados, mas creio que ficou evidente que é necessário usar a pontuação em seu texto. E nada de usar em excesso. Seja coerente!
- Colocação pronominal.
"Me dá um..." é bonito apenas no poema "Pronominais" do Oswald de Andrade. Conhecer um mínimo das regras de colocação pronominal é suficiente. Saber que não se inicia oração com próclise, que existem palavras atrativas, que no futuro usa-se mesóclise já fará com que você não passe vergonha. Atente, no entanto, para que não fique pedante seu texto.
- Regência verbal.
Um equívoco comum é o de regência de verbos com dupla transitividade. Se não sabe o que é transitividade, nem adianta ler o resto da dica. Veja alguns exemplos de verbos que causam confusão:
Aspirar será VTI, com a prep. a, quando significar almejar, objetivar..
Aspiramos a uma vaga naquela universidade.
Aspirar será VTD, quando significar sorver, absorver.
Como é bom aspirar a brisa da tarde.
Visar será VTI, com a prep. a, quando significar almejar, objetivar.
Sempre visei a uma vida melhor.
Visar será VTD, quando significar mirar ou dar visto.
O atirador visou o alvo, mas errou o tiro.
Agradar será VTI, com a prep. a, quando significar ser agradável; satisfazer.
Para agradar ao pai, estudou com afinco o ano todo.
Agradar será VTD, quando significar acariciar ou contentar.
A garotinha ficou agradando o cachorrinho por horas.
Querer será VTI, com a prep. a, quando significar estimar.
Quero aos meus amigos, como aos meus irmãos.
Querer será VTD, quando significar desejar, ter a intenção ou vontade de, tencionar...
Sempre quis seu bem.
Quero que me digam quem é o culpado.
Na outra ponta do texto está o corretor. Como fazer com que o problema fique claro para o aluno? Minha sugestão é sempre a mais óbvia. Seja direto. Deixo registrado aqui a maneira como anoto. Invente outras e compartilhe aqui pelos comentários.
"Observe a grafia correta das seguintes palavras: ..."
"Consulte no dicionário a grafia correta das palavras circuladas."
"Acentue corretamente as palavras sublinhadas."
"Observe a colocação correta do acento nas seguintes palavras: ..."
"Observe a acentuação correta de: ..."
"Veja o sujeito do verbo..."
"Empregue corretamente a vírgula... o ponto final... o ponto de interrogação."