Gramaticalmente, sinto-me, às vezes, um pouco frustrado. Isso ocorre porque mesmo tratando em todos os anos praticamente os mesmos assuntos, vejo que, embora as abordagens e práticas pedagógicas sejam diferenciadas a cada vez, os alunos continuam não entendendo questões simples de norma culta. Nem vou me referir especificamente aos erros de ortografia, mas sim aos erros de concordância, regência, pontuação e por aí vai. Muitos decorrem da falta de leitura. Memorizar regras é realmente difícil, pois são muitas as exceções, mas isso não é desculpa.
Devo prestar atenção em quais aspectos gramaticais então?
- Ortografia.
Em primeiro lugar, não errar a ortografia das palavras é OBRIGAÇÃO de qualquer um que "se obrigue" a escrever. Digitando, um dedo pode até esbarrar numa tecla e passar despercebido, mas escrevendo "a mão", sem desculpas! Por fim, acredite: "ascender" é diferente de "acender", "mas" é completamente diferente de "mais" e de "más".
- Acentuação.
Rapidinho, conto uma história que aprendi há bastante tempo. O responsável por fazer o boletim informativo a ser distribuído na missa de domingo esqueceu-se de colocar o acento numa palavra. Ao saírem da missa vespertina, um burburinho se formou na porta da catedral, pois jovens foram vistos "se pegando" na pracinha. Ao serem repreendidos, disseram que estavam apenas cumprindo o mandamento bíblico exposto no boletim. Qual era ele?
"Meus irmãos, Jesus disse para que amassemos uns aos outros!"
- Concordância.
Aqui não só os problemas no uso dos verbos impessoais como fazer e haver, mas principalmente na não observância do sujeito da oração. A quantidade de problemas de concordância decorrentes disso é enorme.
- Pontuação.
Veja os dois exemplos e diga se faz ou não diferença uma vírgula:
Pedro, o pedreiro chegou!
Pedro, o pedreiro, chegou!
Exemplos, como o da anedota sobre o testamento sem nenhuma pontuação poderiam ser dados, mas creio que ficou evidente que é necessário usar a pontuação em seu texto. E nada de usar em excesso. Seja coerente!
- Colocação pronominal.
"Me dá um..." é bonito apenas no poema "Pronominais" do Oswald de Andrade. Conhecer um mínimo das regras de colocação pronominal é suficiente. Saber que não se inicia oração com próclise, que existem palavras atrativas, que no futuro usa-se mesóclise já fará com que você não passe vergonha. Atente, no entanto, para que não fique pedante seu texto.
- Regência verbal.
Um equívoco comum é o de regência de verbos com dupla transitividade. Se não sabe o que é transitividade, nem adianta ler o resto da dica. Veja alguns exemplos de verbos que causam confusão:
Aspirar será VTI, com a prep. a, quando significar almejar, objetivar..
Aspiramos a uma vaga naquela universidade.
Aspirar será VTD, quando significar sorver, absorver.
Como é bom aspirar a brisa da tarde.
Visar será VTI, com a prep. a, quando significar almejar, objetivar.
Sempre visei a uma vida melhor.
Visar será VTD, quando significar mirar ou dar visto.
O atirador visou o alvo, mas errou o tiro.
Agradar será VTI, com a prep. a, quando significar ser agradável; satisfazer.
Para agradar ao pai, estudou com afinco o ano todo.
Agradar será VTD, quando significar acariciar ou contentar.
A garotinha ficou agradando o cachorrinho por horas.
Querer será VTI, com a prep. a, quando significar estimar.
Quero aos meus amigos, como aos meus irmãos.
Querer será VTD, quando significar desejar, ter a intenção ou vontade de, tencionar...
Sempre quis seu bem.
Quero que me digam quem é o culpado.
Na outra ponta do texto está o corretor. Como fazer com que o problema fique claro para o aluno? Minha sugestão é sempre a mais óbvia. Seja direto. Deixo registrado aqui a maneira como anoto. Invente outras e compartilhe aqui pelos comentários.
"Observe a grafia correta das seguintes palavras: ..."
"Consulte no dicionário a grafia correta das palavras circuladas."
"Acentue corretamente as palavras sublinhadas."
"Observe a colocação correta do acento nas seguintes palavras: ..."
"Observe a acentuação correta de: ..."
"Veja o sujeito do verbo..."
"Empregue corretamente a vírgula... o ponto final... o ponto de interrogação."
3 comentários
Excelentes dicas, mas sabemos que não serão profícuas, uma vez que grande parcela dos internautas não dão a mínima importância. Preferem dizer que nossa gramática é complicada...
ReplyÉ uma pena. Quem lê não liga e consequentemente quem escreve não liga porque sabe que quem lê não liga... Afff... Ciclo vicioso?
ReplyP.s.: ou seria círculo vicioso? Fica a questão aqui.
Lamento não ter tido bons professores de português... Lamento a própria natureza (que se diz perfeita, mas, por paradoxo, não é) e suas dificuldades para aprendizagem. Aprender, sendo de outra área "estranha" ao português, embora, a interdiciplinariedade ainda faça sentido, é mesmo tarefa não tão pouco sacrificiosa para quem está envelhecendo. Envelhecendo com gosto de maturidade, experiência e romantismo.
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