É muito comum na época de faculdade os professores pedirem resenhas de livros. A eficácia dessa atividade é comprovada, pois além de analisar o poder de síntese do aluno, é possível avaliar o senso crítico do mesmo, visto que ele deverá posicionar-se diante daquilo que acabou de ler. O que proponho aqui neste post é um exercício para que você apreenda mais sobre os livros de cuja leitura tenha gostado. Mais ainda, pra quem quer ter um blog com muitas visitas, normalmente esse tipo de informação é muito buscada.
Antes de iniciar a atividade é preciso observar alguns aspectos:
- Ao elaborar uma resenha, deve-se observar as especificidades de gênero e o contexto de produção;
- Utilize seus conhecimentos lingüísticos durante a produção para que o trabalho seja eficaz;
- Planeje o trabalho e faça um rascunho do mesmo;
- Redija e não deixe de revisar o trabalho antes de mostrá-lo a alguém;
- Reescreva sua produção considerando, é claro, a adequação ao contexto de produção
Quando falamos em alunos de Ensino Médio, as resenhas devem apresentar:
- identificação e caracterização da obra;
- apresentação de uma síntese do conteúdo da obra;
- análise crítica do conteúdo da obra de referência.
- seu contexto histórico de produção;
- suas características de composição estrutural;
- os recursos estilísticos do gênero.
Outro ponto a ser observado nesse tipo de atividade é o contexto de produção:
- quem será o interlocutor (e quais suas características);
- qual a finalidade do texto (informar leitores da biblioteca da escola sobre o conteúdo das obras, compondo um acervo de resenhas; informar leitores de um jornal da escola sobre lançamentos de livros, por exemplo);
- de que lugar escreverão (como alunos da série tal, por exemplo);
- em que portador será publicada a resenha (fichas, folhetos, jornal da escola etc.);
- em que lugar circulará (na escola como um todo, na sala de leitura, na comunidade escolar ampliada, por exemplo).
Deixo abaixo uma sugestão de ficha para avaliação. Os aspectos apontados devem ser adaptados conforme o público que fará uso da mesma.
P.s.: atividade adaptada do texto de Kátia Bräkling
2 comentários
No projeto que estavamos a conversar a resenha seria importante, mas muito formale trabalhosa, pelo menos para quem quer apenas passar o espirito de um livro sobre sua ótica.
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Enfim, agora sei formalmente do que se trata a resenha, pelo post, não me cansei nada em lê-lo, embora seja duas da madrugada....
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O ideal no nosso projeto seria um texto informal mesmo falando sobre o livro lido e o incentivo a leitura dele...
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Abraço!
Hugo, é verdade. Este tipo de resenha que abordo no post é aquela entregue a professores. Entendo que a proposta seja mesmo algo mais leve que instigue a leitura da obra e, quem sabe, a participação no "projeto". Bom saber que eu trouxe alguma elucidação teórica sobre o assunto. Vamos continuar pensando nisso. Creio que duas pessoas já estejam e mais uma participaria. Eu, você e o Caio.
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