Falar sobre análise sintática em qualquer classe de Ensino Médio é pedir para que seu ibope com ela caia. Isso se você não for sarcástico e junto a isso dominar o conteúdo sobre o qual está falando. Dominar eu domino, mas essa veia sarcástica não está tão latente todos os dias. Por isso, o melhor é relembrarmos algumas coisas para que não sejamos pegos de calça curta. Em primeiro lugar quero lembrar que há aspectos semânticos e sintáticos que causam confusões na cabeça dos alunos. Vejamos alguns deles:
Normalmente ocorre quando um termo da oração pode ser classificado de duas maneiras diferentes, normalmente ele está localizado no fim da frase.
O marido deixou a mulher pobre
O termo em destaque pode funcionar como adjunto adnominal, qualidade velha (a mulher sempre fora pobre) ou como predicativo do objeto, qualidade nova (o marido a tornou pobre). Veja outros exemplos:
O sol amanheceu no horizonte avermelhado.
A moça atravessou a avenida triste.
Consertar isso demanda uma reestruturação na oração. Se quiser deixar a sua sugestão, use os comentários.
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