Como ir bem na redação do ENEM


a92bf3-11
Ufanismo está sempre na moda nesse governo. Lembre-se de ler sobre o pré-sal.
Muitos chegam ao meu blog à procura de informações acerca da redação do ENEM. Já falo sobre produção textual há tempos aqui no blog. Já abordei, por exemplo, o tema nos seguintes artigos:

Você sabe o que é coerência textual?
Sem estrutura a casa cai
É bom saber gramática?
Como escrever bem uma redação
Primeiras impressões sobre a escrita
Escrever bem é uma arte?
Seu sucesso depende de como você escreve

Volto, no entanto, ao assunto porque fui indagado por um aluno hoje de manhã. Durante uma aula de redação, na qual eu falava sobre a carta argumentativa, o discurso acabou caindo de novo nessa prova que todos eles farão nos dias 3 e 4 de outubro. Vamos ao que interessa então:

Como será a prova?
10202004115806806gA redação do ENEM deverá, é claro, ser escrita usando o padrão culto da linguagem. Como sei que o texto mais confortável para a maioria é a dissertação, evite ser íntimo na discussão da proposta. Você deve ser o mais imparcial possível, por isso, evite adjetivações excessivas. Elas revelam uma subjetividade, uma análise contaminada pelo emissor. Isso pode ser “um tiro no pé” quando se quer analisar friamente uma questão.  Ainda que o @hugomeira diga que o ensinaram a usar apenas a terceira pessoa, há vestibulares que aceitam a 1ª pessoa. É o caso da UNESP, por exemplo. Aproveito pra lembrar que o texto em prosa é aquele que se divide em parágrafos. Algo, guardadas as devidas proporções, como este post. Não abordarei o tema da redação, embora tenha quase certeza de qual será, para que não me venham culpar caso eles resolvam mudar nessa última semana. Lembre-se de que algumas faculdades usarão a nota do ENEM como critério de seleção e o peso dado compete única e exclusivamente a cada uma delas. Certo apenas é que para a seleção ao Pro Uni a redação vale 50% da média geral.
Bandeira do Brasil
Não seja engraçadinho. Corretores são pessoas mal humoradas.
Como é corrigida a redação?
Analisam-se as cinco competências do ENEM, específicas para redação e produção de texto:
Competência I - Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;
Competência II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo argumentativo;
Competência III - Selecionar, interpretar informações, fatos, organizar argumentos em defesa de um ponto de vista;
Competência IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Competência V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos.

Assim como faço com os textos que peço aos meus alunos, fugir do tema ou construir um texto que não seja dissertação é critério de anulação. Além disso, o ENEM anula textos identificados pelo participante, redação em branco ou com menos de 7 linhas escritas. Por favor, não faça desenhos ou xingue os corretores, Lula, deputados ou seu vizinho. Qualquer coisa que você escrever que tangencie a proposta será considerada, por isso, não faça gracinhas. Esqueça o folclore dos professores de cursinho que usam histórias da carochinha para ficar bem no ibope da escola e assim garantir o emprego no ano seguinte.
É você quem vai corrigir minha redação?
Pra sua sorte não sou eu quem vai corrigir seu texto. Cada produção textual é corrigida por duas pessoas, “de forma independente, sem que um conheça a pontuação dada pelo outro” como faz questão de frisar o ENEM. Caso haja uma diferença gritante na nota atribuída pelos dois, um terceiro corretor entra em cena. É a pontuação deste que prevalecerá. Ainda sobre a correção feita pelos dois primeiros, se a diferença for inferior a 5,0 (cinco) pontos, tira-se a média das duas notas.
Reforço que é bom ler os links que deixei lá no início do post. Por último, ainda que você não vá fazer a prova a que me refiro aqui no post, entender que um texto precisa de organização para cumprir seus objetivos é obrigação de todo que se presta a fazer isso.

5 comentários

Parabéns Bauru!
Sempre achei que é a redação que põe o "caboclo" na faculdade.
Postagem oportuníssima. Isso sim é colocar conteúdo na internet.
A gente se vê por aí!

Ahh....aproveitando, tenho uma dúvida cruel: Quando uso "o que" e "porque", separado ou junto , com acento ou sem acento? Onde acho a regra? Grato.

Reply

Cara, odeio o ENEM. Já não basta ter que preparar os alunos para a Fuvest, Vunesp e cia, agora tenho também que me preocupar com ele?
O ENEM é uma prova cansativa, com muitos textos longos situalizando o geral e a pergunta final sempre se resume a uma situação específica. E a resposta na maioria das vezes é tão estúpida que dá vontade de dançar o créu na velocidade 6! Pelo menos em algumas questões que envolve Física é assim.

Reply

A redação é um diferencial, já que em muitas provas e concursosos elimina o canditado que fez uma ótima pontuação na prova fechada ou ainda faz diferença a favor de quem domina a escrita.

Enfim, belo tutorial, eu o submeteria ao ocioso e ao link log.

Abração!

Reply

Gostei muito do post, a redação é um ponto chave p isso, acho que as pessoas devem de fato dar muita atenção p isso...eu me dediquei ao enem e hj estou super feliz cursando o que eu sempre quis no iesb aqui de brasíia, estudem galera e veja o que é melhor p vocês.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.