Primeiras impressões sobre a escrita


Vocês já tiveram a impressão de ler algo que não foi escrito em Língua Portuguesa quando o que se pediu foi justamente isso. Ocorre constantemente comigo. Textos que mais parecem um amontoado de frases sem qualquer organização. Letras que parecem hieroglifos, parágrafos que começam onde a idéia veio à cabeça, nunca onde deveriam.
O que então deve ser observado pelo redator ao escrever seu texto?

- Legibilidade da letra.
Ninguém, muito menos seu professor, é obrigado a decifrar o que você escreveu. Comunicar é tornar comum um pensamento e nesse ponto conta a clareza na escrita. Veja que não questionei nem a qualidade das idéias apresentadas, mas se não se entende o que está escrito, muito menos se entenderão as idéias ali explanadas.

- Paragrafação.
Costumo ver textos com apenas um ou dois parágrafos. Isso não deve ser feito. Uma dissertação, por exemplo, deve apresentar no mínimo quatro parágrafos (introdução, desenvolvimento de dois argumentos, um em cada parágrafo, e a conclusão). Falarei mais dessa organização mais adiante.

- Margens regulares.
Sem ser prolixo, vale a dica da sua ex-professora do primário. Coloque o dedão na margem e mantenha o espaço desse dedo cada vez que abrir novo parágrafo.

- Travessão.
Usando discurso direto, use os verbos de elocução, a pontuação característica e o travessão.

- Ausência de rasuras.
Um texto não é espaço para pinturas ou inovações estéticas. Fazer do pingo do "i' um coração ou uma bolinha enorme não é aconselhável. Da mesma forma, aproveitar que você cometeu um equívoco para demonstrar seus dotes na pintura é reprovável. Simples, coloque a palavra errada entre parênteses e faça um, apenas um, risco sobre ela. Assim: (univercidade)

Vamos ao outro extremo do texto. É desejável que o aluno, ao receber seu texto, saiba onde errou. Apenas circular ou grifar os erros com aquele canetão vermelho em nada contribuirá para que ele não erre novamente. Estou desconsiderando, é claro, a prática pedagógica de fazer com que o aluno pesquise aquilo que ele errou. Mas se você é professor ou um corretor de redações, sugiro algumas formas de indicar no comentário final aquilo que deve ser corrigido. Como anotar?
"Melhore a letra."
"Faça letra legível."
"Evite rasuras."
"Não separe muito as letras da palavra."
"Faça uma letra mais uniforme."
"Indique parágrafo."
"Deixe espaço para indicar parágrafo."
"Faça parágrafo."
"Faça margens regulares."

É isso. No próximo post sobre critérios de correção falarei sobre os aspectos gramaticais.

[UPDATE] E na internet? Bem, aqui o buraco é mais embaixo. desconsideremos os erros de digitação creditados à pressa, vemos erros grosseiros de pessoas que, na verdade, não querem se fazer compreender.[/UPDATE]

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