Como escrever bem uma redação


Preparando-se para o vestibular, um amigo telefonou-me pedindo algumas orientações a respeito da redação. Nos últimos anos, tem crescido o interesse das pessoas que prestam concursos em conhecer as “regras”, as “fórmulas” para se escrever um bom texto. Antes de qualquer coisa, quem quer escrever bem precisa ter vocabulário. Boa estrutura e vocabulário pobre são tão graves quando péssima estrutura e ótimo vocabulário. Na realidade, os dois são péssimos, mas particularmente prefiro que os dois sejam simples e eficazes. Quase todo mundo sabe fazer um relato com começo, meio e fim, mas numa redação esses elementos aparecem de uma forma mais ordenada. Costumo dizer para meus alunos que uma boa redação deve ter, no mínimo, quatro parágrafos. O conteúdo deles seria esse:


1º parágrafo: Assunto, delimitação do assunto e dois ou três argumentos;

2º parágrafo: Desenvolvimento do primeiro argumento;

3º parágrafo: Desenvolvimento do segundo argumento;

4º parágrafo: Expressão inicial, retomada do tema (assunto+delimitação) e posicionamento final (reforço de sua opinião já expressa na argumentação).


Não entenda o que escrevi como uma forma engessada. O número de argumentos depende do texto, do tema... mas não construam muitos, pois é melhor uma boa idéia bem fundamentada do que muitos exemplos superficiais.


Quanto à fundamentação, é provável que eles deem (segundo as novas regras, sem acento) uma pequena coletânea (um conjunto de textos sobre o tema dado). Não copie esses textos na sua redação, a não ser que esteja expressamente citado isso. Plágio é, na maioria das vezes, critério de anulação. Uma professora sempre me dizia que é permitido copiar até 10% do texto original, desde que citada a fonte, claro. Só pra termos idéia, em 30 linhas, o normal numa redação de vestibular, poderíamos copiar apenas três linhas.


Voltando ao que falei sobre estrutura, há diversas possibilidades. Sua argumentação pode ser:


  • Histórica: analisa-se o ontem e o hoje, uma perspectiva da evolução do assunto e das opiniões ao longo do tempo.

  • Geográfica: enfatiza-se as diferentes visões tendo como base os lugares. Imagine se fosse proposto como tema "Como os povos veem Deus?". Você analisaria, por exemplo, as diferentes regiões;

  • Social: usaríamos como base fatores econômicos...

  • Prós e contras: como o nome diz, um argumento defendendo a tese proposta no primeiro parágrafo, um argumento contrário a ela.


Vocabulário, regência, concordância, tudo isso deve ser observado, claro. Não se preocupem com as tais novas regras, pois eles não exigirão isso agora.


Abraço aos meus 80 leitores, isso mesmo, oitenta leitores diários, 33 assinantes do Feed e às inúmeras pessoas que respondem positivamente ao que escrevo nos grupos de que participo.


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