Consumo sustentável é mesmo o ó?


Noutro dia postei algumas questões pertinentes a respeito do consumo sustentável. Outras perguntas surgiram daquela conversa com meu amigo docente. Vejamos quais são.
"Existem alternativas?"
Usar Linux em vez de Windows, vaselina em vez de Ky, ir de bicicleta em vez de ir de carro… a vida é cheia de opções. No caso do consumo, procurar soluções alternativas pode evitar o consumo exagerado de produtos é o que devemos fazer. Canecas de plástico substituem copos descartáveis. Livros e roupas usadas podem ser tão bons quanto os novos. Oferecer o uniforme escolar de seu filho para outro aluno que não tem condições de comprar, encapar os livros, usar o verso do papel para imprimir coisas de menor importância ou mesmo fazendo bloquinhos para deixar ao lado do telefone… Se quisermos viver em um mundo diferente, precisamos começar a procurar soluções diferentes para velhos problemas.

"Quanto vai durar este produto?"
“Verificar a validade dos produtos para evitar ter de jogá-los fora sem consumi-los. Comprar roupas de tecidos melhores para evitar ter de comprar outras em breve. Pagar por um computador que tenha configurações melhores para não ter de trocá-lo no ano seguinte.” Embora sejam conselhos necessários, é preciso mesmo muita organização para colocá-los em prática. Com a comida é bem difícil atender aos apelos consumistas como eu disse no post anterior. Sobre as roupas, creio que a durabilidade esteja mais relacionada à maneira como são usadas e lavadas do que necessariamente à qualidade do produto. Obviamente que não dá pra comprar roupas cujo tecido é praticamente um trapo e esperar que elas durem, né? Devemos pensar a longo prazo, mas no último caso mencionado acima fica bem difícil, pois  dia-a-dia surgem novas funcionalidade, às vezes, necessárias. A não ser que você compre o top de linha, invariavelmente ficará frustrado, seja pelo surgimento de um novo, seja pelo preço que baixou absurdamente em dois meses.
Por último, a maneira como os produtos serão descartados é de suma importância. Ele é reciclável, precisa de alguma providência especial? Se você não sabe o que fazer com algo que precisa jogar fora, opte pela pesquisa anterior. Se ainda assim achar que aquilo destruirá vidas, já achou um belo presente para algum desafeto.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.