Blogueiro não sabe escrever?


 segunda-feira, cidão, crazyseawolf Segunda é mesmo um dia de cão, né, Cidão?
“Cara, você acha que tem blogueiro de sucesso, com muitas visitas e que ganha dinheiro sem  que saiba escrever?”.
Falava sobre mulheres com meu amigo Hugo Meira quando lancei a pergunta. Sua resposta era mais que previsível. “Sim”, ele respondeu. “Mas a maioria não liga muito pra isso e sim se a pessoa entende do assunto que trata” foi o comentário posterior do dono do “Portal Meira”. Tenho certeza de que se o reclamão @Tutorunopar estivesse aqui, concordaria comigo. Ele escreveu algo sobre isso no artigo “Internetês ou Português - O Analfabetismo Virtual”. Veja:
Reflita uma coisa... De que adiantou você ter passado anos e mais anos na escola estudando português, se tudo o que aprendeu não é sendo usado dentro do seu padrão de leitura e escrita?! Procure um dicionário na hora de escrever, quando escrever, escreva corretamente, atentando-se a acentos, parágrafos, exposição de idéias. Faça um texto com coesão e coerência. Nosso português agradece e, principalmente, quem ler seu texto.
Concordo com o que o Hugo disse e mais ainda com o José… e vou além. Fico intrigado com a reação de algumas pessoas quando corrigidas. Já carrego um estigma interessante há tempos. Muitos, quando digo que sou professor de Português, já começam com a gracinha de dizer que passarão a tomar cuidado com o que dizem para que eu não as corrija. Não entendo o porquê desse medo, pois eu só corrijo as pessoas inteligentes e interessantes. Na pior das hipóteses, corrijo aqueles de quem gosto e nunca o faço publicamente. Os outros, aqueles com quem troco uma ou outra palavra ou nem converso, prefiro que fiquem expostos à vergonha. Acredito que muitas pessoas sofrem do que chamam por aí de preconceito lingüístico. São pessoas que costumeiramente ouvem expressões como “você não sabe falar”, “como um metalúrgico chegou a presidente”, “o Caio Lausi é um problogger"?”…
[IMAGEM] Morena, sol, biquini, linda
Escrever é coisa séria. Nada de relaxar no uso da norma culta!
Afirmo, entretanto, que escrever bem relaciona-se mais com o bom entendimento e o bom uso da norma culta do que o simples jogar de palavras num texto cheio de imagens e vídeos. Por isso, preocupe-se não só com o conteúdo, mas também com a forma como ele será transmitido ao leitor. Ninguém merece abrir o Greader e encontrar um “Afinal já fazem 25 anos (…) que a Claudia Ohana posou pela primeira vez pra Playboy”.
P.s.: qualquer um que se aventurar e procurar em meu blog encontrará inúmeros erros. Parte deles credito à preguiça de reler o que me mandam e corrigir. Outra parte credito ao corretor ortográfico do WLW e do Word. Eu mesmo nunca erro! As duas imagens eu tinha no computador, mas desconheço a procedência.

12 comentários

Pois é...

Acho que se os leitores são livres pra escrever como querem, pelo menos o blogueiro devia ter o mínimo de cuidado ao postar.

E a gente lê cada erro grotesco e em sites importantes...

Aliás, hoje em dia quando a gente escreve certo parece que está querendo 'aparecer'...

Sei lá...TODO mundo doido...rs

Reply

E mais uma vez o Sr. Rogério Bauru tirando uma com minha cara em um post dele. Me aguarde.


AiuhIUAhisHIAs...

ProBlogger? Nããão... quem dera! hahahaha!

Saber escrever é irrelevante professor, basta saber sobre o que se escreve.

Ah, 'em vez' ou 'ao invés'? hahahahahahahahaa!

Abraço!

Reply

Há um enorme preconceito dos leitores quanto a escrita formal e longa.

O que se vê é a preguiça e informalidade vencendo na blogosfera. Tanto que os grandes blogs geralmente nunca produzem textos extensos e complexos, mas conteudo simples, objetivo e fútil. Por outro lado, há poucos blogs bons e de ótima escrita, o que chega ser raro, nestes se observa que os leitores tem muito em comum com o autor...

Reply

Concordo com o que disse o Hugo e o José Márcio e, se me permite, vou aderir a moda reclamona do José...rsss..
Assim eu traumatizo, veja bem o que disse:
"...eu só corrijo as pessoas inteligentes e interessantes. Na pior das hipóteses, corrijo aqueles de quem gosto e nunca o faço publicamente."
Quanto ao interessante, tudo bem que é um conceito bem subjetivo e não implicarei por isto...rsss.. mas o inteligennnte???
Acabou de arrasar meus dois únicos neurônios funcionais. O que é issto?? Eles já traumatizaram, sabia? :P
Agora, em se tratando de corrigir (de preferência, como já faz, bem discreto..rsss), por favor, no meu caso, sinta-se a vontade para dizer o que está errado. Aprender, atentar para novos conhecimentos é ótimo, pelo menos eu gosto. Lamentavelmente e, talvez por acreditar que blogar é uma terapia (pelo menos pra mim), não considero ficar lendo e relendo o que escrevo, pois isto me estressaria sobremaneira... além do que, eu não escrevo, converso digitando...rsss( adoro esta desculpa, eu acredito nela, sabia? Rs+rs)
Enfim, eu sei que é penoso, doloroso pra vocês que são adeptos da boa escrita, da norma culta aplicada ao português, ler nossos erros de concordância, pontuação e etc, mas ah vai, dá só um descontinho, pode ser? ;o)
Em tempo, a-do-ro quando você escreve sobre uma das coisas que mais gosta, neste caso, a escrita (o português). Arrebenta!
Quanto ao que comentou, estive sumida mesmo, vovôzinho internou, passamos maus bocados,mas Graças a Deus, já está de volta e fazendo muita arte. Afff!! Tem noventa cinco anos, pode imaginar a criança que temos, não é? Lindo ele. Muito lindo!

Reply

Herrar é umano, caro Rogério, já dizia o velho deitado!!!! :o)
Há sim, um grande preconceito para com as pessoas que são cultas. Parece que hoje é proibido usar o bom e velho português. Se você fala ou escreve bem, é motivo de chacota.

Reply

Atre claro que todos somos livres para escrevermos como queremos. Em blogs, a democracia é toda favorável a quem escreve. Nessa ditadura democrática, somos os líderes. Concordo contigo e com um amigo que comentou aqui. Quem escreve certo é acusado de pedante.

Reply

Caio Lausi, tenho uma amiga professora de Geografia que sempre reclama da postura das pessoas com quem conversa. Elas todas acham que ela, por ser professora de Geografia, deve saber as distâncias e localizações de todas as cidades e vilinhas que existem.

Reply

Hugo Meira, concordo que haja um preconceito, concordo."Grandes blogs geralmente nunca produzem textos extensos e complexos, mas conteudo simples, objetivo e fútil.". Vou falar o que depois de seu comentário? Há preconceito sim, há mesmo.

Reply

Kinha, seu comentários sempre me deixam com a certeza de que vale a pena escrever aqui. Muito obrigado mesmo, viu! Pra completar, digo que deve ficar tranquila... Cuide de seu avô, viu!

Reply

crazyseawolf, e não é que estamos nesse barco? Chacota, pedante...

Reply

Os blogs deram liberdade para que as pessoas se manifestassem. Todos levaram isso muito ao pé da letra e se expressam exatamente do jeito que fazem sempre. Na verdade tudo está se misturando. Blog passou a ser mais um modo de comunicação e cada um se comunica do seu jeito.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.