Patrulha gramatical - parte 1


É certo que para ter um blog de sucesso é necessário escrever com qualidade e estar antenado em tudo o que acontece. As melhores dicas, os melhores arquivos sempre aparecem primeiro nos blogs como Clube do Download, MultiBrasil... as melhores dicas sempre vêm do Sedentário, do Uhull... os melhores hacks para blogspot vêm do Blog à La Carte, do Usuário Compulsivo... mas nenhum deles, nem eu, somos perfeitos. Mostra disso é que hoje baixava meus e-mails pela linha discada e, lendo o feed do Compulsivo, deparei-me com um daqueles erros comuns em redações de Ensino Médio, mas raras em blogs como este. Vejam, usando um pleonasmo tão comum, com seus próprios olhos.

Cláudia Ohana - fazem

Veja com seus próprios olhos!

Uma coisa é erro de digitação, a outra é errar a concordancia do verbo "fazer". Explicando, ainda que superficialmente, o verbo "fazer" quando indica tempo transcorrido, deve permanecer obrigatoriamente no singular. Por este simples motivo, a frase " já fazem 25 anos" deveria estar assim: "já faz 25 anos". Como eu disse, o erro não tira a credibilidade que tem um blog como o Usuário Compulsivo, mas se queremos promover a Língua Portuguesa, começemos a prestar atenção a essas coisas também.


1 comentários :

acho que a falta de censura própria que proporciona os maiores erros, o clima informal da blogosfera muitas vezes nos deixa desleixado.

Além disso, há momentos que vc se desliga da realidade e apenas quer passar uma mensagem e se tropeça na língua portuguesa.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.