Cinco frases que todo professor odeia ouvir


Professores são humanos. Foi-se a época em que os alunos imaginavam as salas de professores como um santuário envolto em segredos. Foi-se a época em que o magistério era visto como vocação nata e na qual o professor trabalhava de forma exclusiva em apenas uma escola. Hoje as relações são muito mais agressivas, há um estresse latente em todas as salas de aula, professores tiram licenças por estarem esgotados e por dividirem-se entre muitos locais, alunos reprovam ao após ano por não conseguirem assimilar o básico dos conteúdos. Em meio a tudo isso ainda vemos um tratamento ríspido entre as partes. Pensando nisso, apresento cinco frases que a maioria dos professores odeia ouvir. Todas estão devidamente comentadas ao sabor de duas neosaldinas e uma xícara de café expresso.

Professor, porque você veio?

Começamos bem. Você, professor, foi dormir tarde da noite porque seu turno no período noturno termina às 23h. Até você chegar em casa, comer algo, a adrenalina baixar, navegar na internet um pouco, separar o material para o dia seguinte... já começou o outro dia. Você entra na sala de aula e a primeira coisa que ouve, antes mesmo do bom dia, é “por que você veio?”. Caro ser sem luz, respondo com outra pergunta: Por que VOCÊ veio?

Professor, é pra nota?

Vamos pensar rapidamente, meu serzinho beócio. Qual a motivação de sua pergunta? Se não for pra nota você não fará? Quer dizer que se eu passar minha tarde de sábado elaborando uma atividade, tirar cópias para você com meu próprio dinheiro e ter como único objetivo trazer um pouco de luz a sua cabecinha preocupada apenas com o RedTube ou Chatroulette, e esse exercício no valer nota você não fará? Entendi. O gif abaixo é coerente com o que estou pensando então.

palmas, escola

Professor, é pra copiar?

Não, belo exemplar de placenta subdesenvolvida e descartada, não é não. Eu li todo o conteúdo, elaborei um organograma para que tudo fique mais fácil de você entender, mas isso tudo foi apenas para enfeitar a lousa. Veja como ela está sem graça. Veja como ela está triste e sem vontade de cantar uma linda canção. Nem falarei sobre LER ou sobre minha bursite de estimação, consequências de anos escrevendo em lousas esburacadas em escolas onde não se adota material didático e nem há projetor para que eu use o computador.

Professor, minha caneta da Moranguinho sumiu!

Faz-me rir, ser dotado de conhecimento limitado. Qual é a próxima? Seu cd do Restart sumiu? Seu consolo? Claro que na hora de reclamar de algo você olha apenas os seus direitos no regimento escolar. Observe melhor onde está escrito que qualquer material estranho às aulas não deve sequer ser trazido para a escola. Se mesmo assim você trouxe, é de sua inteira responsabilidade. Qual será a próxima? Perdi minha virgindade?

Professor, você não vai dar aula hoje?

Sei que para sua cabecinha pequena preocupada apenas se quando chegar em casa o Speedy estará funcionando é difícil entender que uma discussão orientada em classe é também uma aula. Propor problemas, contextualizar o conteúdo é, pra você, semelhante à conversa na porta de bar. Entendo que, no alto de sua sabedoria é complicado perceber que os tempos são outros e que hoje em dia as aulas não são apenas copiar e mostrar pro professor para passar de ano. Copiar e mostrar para o professor para passar de ano? Isso me leva a outro item.

Professor, Português é fácil

Claro, guardo a melhor para o último ponto. Todos, sem exceção afirmam categoricamente que Português é fácil e que não entende o porquê ter de estudar o grau superlativo absoluto sintético. Nunca será usado. Ouvi isso de um aluno recentemente. “Professor, isso aí é só pra decorar e passar de ano. A gente vai continuar falando do mesmo jeito mesmo”. Pessoas que pensam assim deveriam ser dispensadas de minhas aulas. Não quero gente assim. Quero gente crítica que sabe a hora em que deve parar de falar e a hora em que pode perguntar. Não quero gente que limita-se a repetir cada frase que coloquei antes apenas porque é cômodo repeti-las. Tenho aversão a gente que deixa o que ensino entrar por um buraco do ouvido e sair pelo outro. Isso quando pela boca não sai a reclamação... e o texto?... o exercício?... esse sai sempre pela bunda!

Este post foi escrito por mim mesmo, editor dos blogs “Análise de Textos” e desta bagaça onde você está agora. Professor por opção obrigatória, mas que ama o que faz. Palmeirense desiludido, pai orgulhoso.


15 comentários

os tempos mudam e a relação com alunos e professores tbm...mas a pior de todas essas frases para qualquer professor deve ser : por que vc veio??
deve dar vontade de dar um murro na cara do aluno.
se quiser, visite meu blog http://artegrotesca.blogspot.com

Reply

Faltou a clássica: O senhor trabalha?

Reply

kkkkk!

Devo ter feito uma dessas perguntas na época que estudava.

Também tem aquela: "Pra que a gente aprende tudo isso?". Essa é clássica e eu já fiz.

(Marco Damaceno)

Reply

Já ouvi muitos alunos fazendo um ou outro desses comentários em sala de aula; na hora não imaginei que fosse tão irritante para o professor.

Reply

Cidão, me esqueci dessa. Concordo que é, talvez a mais irritante de todas. lembro-me ainda que ao aplicar uma prova antes do intervalo, por exemplo, saio da classe e minutos depois encontro com os alunos no corredor. Muitos vêm me perguntar se já corrigi as mesmas. Dá vontade de dizer que a deles já estão corrigidas, pois a nota é ZERO.

Teilor, o grau de irritação das frases está diretamente relacionado ao nível de tolerância, de humor do professor no dia. Já levei numa boa, mas se eu colocar numa balança, elas mais irritaram do que qualquer outra coisa.

Reply

Eu sempre me fiz uma pergunta que na verdade era uma afirmativa: "professor sabe tudo!?!
Acho que isso explica a admiração que tenho pela classe.
Deixo aqui 2 perguntas q me irritam enquanto jornalista de TV: as fatídicas "Filma nóis" e "me entrevista aê!"
Beijos e parabéns pelo belo artigo! :D

Reply

Adorei!
Já ouvi todas essas perguntas. Aliás, existe algum professor que não as ouviu?
Quando voltei de uma licença para tratamento de saúde, um aluno me perguntou: "Tem certeza que você já está em condições de trabalhar?"
É claro que não era com a minha saúde que ele estava preocupado, não é mesmo?
Abraços!

Reply

amei tudo !!!!!!!!!!!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkk
e a vida escolar e desse jeito

Reply

Muito bom... muito bom... tenho empatia pelos professores, ja estive neste oficio por ajuda.... sofri mt...

Reply

Seguindo... se puder de uma olhada http://psiqueaguas.blogspot.com/

Reply

Devem perguntar muito essa pra você: Tá de TPM?!

Reply

RiLitros Esse professor é igual a mim.

Reply

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Ri demais! Muuuuuuuito bom!

A vida toda, vi colegas meus dizendo coisas parecidas demais. E sempre imaginei que era assim mesmo que os professores reagiam com essas atitudes estapafúrdias, ainda que externamente não estivessem tão irritados.

Sempre me disseram que ser professor não é fácil... Mas que rende história pra boas gargalhadas (depois... BEM depois...), ah, isso ninguém pode negar!

HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA (ainda estou rindo)

Abraço! :)

Reply

hahahahahhahahahaaa... Realmente ri litros aqui!!! Espetacular, meu caro! Aproveito pra dizer que estou sempre por aqui "roubando" material pras minhas aulas...rs. Abraço e sucesso!

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.