Sempre achei que depressão fosse frescura. Vivendo numa casa com mais cinco tios e vendo-os dia-a-dia saindo para trabalhar, vendo minha avó levantar às 5 da manhã cotidianamente e trabalhar o dia todo cantando sempre criou em mim uma imagem diferente daquilo que hoje tenho a respeito die depressão. A depressão apareceu para mim há alguns anos quando vi a mãe de um amigo surtar e desaparecer pela cidade. Depois, com os remédios, tudo se acalmou, mas o susto abriu meus olhos para uma doença que pode sim destruir a pessoa e todos que estão à volta. Segundo estudos recentes, até 2020, após as doenças cardíacas, a depressão será a segunda causa de incapacitação no planeta. Como professor, já vi casos de alunos que passaram por isso. Interessado no assunto e para não achar que é má vontade deles ao assistirem às aulas, procurei saber como era possível identificar casos como esses. Foi justamente numa revista do plano de saúde que tenho que encontrei a resposta. Veja então os nove sinais que podem ajudar a identificar se seu aluno ou filho está com depressão.
• MUDANÇA DE HUMOR SIGNIFICATIVO: tristeza, infelicidade, culpa, irritabilidade, raiva e agressividade.
• FALTA DE REATIVIDADE EM RELAÇÃO AOS EVENTOS AMBIENTAIS: diminuição das atividades gerais e desinteresse pelo que anteriormente o motivava.
• PERDA DE ENERGIA FÍSICA E MENTAL: fadiga e cansaço matinal e dores de cabeça, abdominal, lombar e nos ombros.
• QUEDA NO RENDIMENTO ESCOLAR E DESATENÇÃO: lentidão maior na execução das tarefas, dificuldades pedagógicas, dificuldade de interação social e fobia escolar.
• AGITAÇÃO OU RETARDO PSICOMOTOR: não fica sentado no seu lugar, movimenta mãos
e pés frequentemente, fala incessantemente ou reações e linguagem lentificados.
• DISTÚRBIOS DO SONO: insônia (dificuldade para iniciar ou manter o sono), ou hipersonia (aumento não usual do sono).
• DISTÚRBIOS AUMENTARES: anorexia, bulimia, perda ou ganho de peso.
• ENURESE (XIXI NOTURNO) E ENCOPRESE (FEZES)
• NEGATIVISMO/PESSIMISMO: auto-estima baixa em relação aos cuidados pessoais ou falta de confiança em si próprio.
3 comentários
post utilidade pública, boa Bauru!
ReplyO Eduardomps tem razão: post muito útil.
ReplyDr. Bauru, a partir de que idade da criança, que se deve observar tais sintomas?
Olá Eduardo, obrigado. realmente é algo que merece ser visto com atenção por nós.
ReplyGrande Harley, valeu pela presença, meu caro. Segundo li, cerca de 1% das criaças já na idade pré-escolar apresentam mudanças de humor e com menos de seis anos já têm depressão. Na fase escolar, o número varia entre 2% e 4%. Acho que são tantas as variáveis quando se fala em depressão que o melhor mesmo é sempre procurar um especialista.
Postar um comentário
Os comentários deste blog são moderados.