Devo não nego, pago…


Fim de ano é época de comprar presentes, viajar, presentear-se com aquele computador novo, esbanjar nos quiosques nas praias e depois, ao voltar pra casa, contabilizar o prejuízo. Muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender é o que diz a musiquinha. Mas, quantos são os que conseguem gastar apenas aquilo que ganham?
poupar dinheiro ipva seguro Poupar é a única saída.
O que fazer então?

- Coloque no papel todas as suas contas, receitas e tudo mais. É muito mais fácil se conseguir visualizar por completo a situação;

- Economize nas contas da casa e nas compras do mês;

- Anote diariamente tudo o que gasta;

- Não tenha muitos cartões de crédito;

- Não compre impulsivamente. Na primeira vez que surgir o interesse por algo não é a melhor hora para efetuar a compra. Vá para casa e pense nisso;

- Evite usar cheque especial.


Certamente, analisando friamente sua situação, a possibilidade de sair dessas contas é muito grande. Tome um cuidado redobrado, pois no início de ano temos o imposto de renda e o IPVA dos carros.

P.s.: repito pra mim mesmo tudo isso diariamente para que eu não seja uma das vítimas.

8 comentários

Analisei seus conselhos demoradamente, e pensei no que tenho feito ultimamente, principalmente quando olh pra meu palio 1998 e só me veêm a cabeça e antigo ditado bahiano que geralmente eu recito qundo estou comprando um brinquedo novo(caro) pros meus filhos...

"Oque é um peidinho pra quem já todo cagado??"

Reply

As dicas são mesmo muito boas, mas o mais importante é a tal da disciplina. A dica que eu considero fundamental é visualizar o tamanho do problema. Tem pessoas que sabem que estão endividadas, mas não tem coragem de planilhar, pois sabem que o resultado não irá agradar....grande abraço

Reply

"P.s.: repito pra mim mesmo tudo isso diariamente para que eu não seja uma das vítimas."

Gostei.
Às vezes, eu mesma me vitimo a mim - só tô brincando contigo, tá professor? Mas duvida que alguém poderia escrever assim de verdade?

Esses dias conheci o gerenciador financeiro oferecido pelo BB aos correntistas que acessam suas contas pela internet. Achei muito interessante, porque me dá a possibilidade de categorizar tudo o que sai da conta, inclusive via cartão de crédito. Ainda estou testando, mas me parece mais eficiente que minhas antigas planilhas.

Tá bom, este comentário tá parecendo merchandising (já que sou funcionária do Banco), mas não é (ou é???). Bom, quem quiser conferir, é só clicar em "Minhas Finanças" quando estiver acessando a conta pela internet.

Reply

Zé, "um peidinho pra quem já todo cagado" faz toda diferença quando não se tem mais papel pra se limpar. Tudo que está ruim, na minha opinião, pode ficar pior, por isso, mesmo afundado, o melhor ainda é tentar controlar a dor de barriga.

Reply

Professor, não tenho dúvidas de que a disciplina é a base do bom investidor (ou poupador) e que ver o tamanho do rombo é fundamental para saber até onde se pode ir. Qunaod comecei a trabalhar, numa velha agenda eu colava todos os recibos de compras, anotava quanto gastava com combusível e tal. Hoje não sigo à risca isso não. Quando vejo dicas para economizar mostradas nas reportagens de jornais sem pauta do final de ano, me pergunto: onde é que posso enxugar mais? Não compro porcarias, não gasto com cinema ou almoço fora, não exagero no uso de chuveiro ou ferro de passar... só mesmo se eu começar a jejuar agora.

Reply

Flor, pode usar assim a palavra se servir para expressar o que pensou. Se aparecer alguém pra te corrigir, diga que é licença poética. Isso que você falou sobre o gerenciador é uma ótima dica pra quem tem conta neste banco. Há uma infinidade de opções gratuitas na net para controle, mas a agenda (pra quem não tem um "espertofone" é a melhor opção ainda. repito o que disse no post: disciplina é essencial pra quem quer poupar.

Reply

Sou irremediavelmente indisciplinado na gestão financeira, aliás um péssimo hábito para um contador.

Reply

Caro, José, não dá pra ser assim. Nunca fui de controlar muito minhas finanças, mas não tenho tendência a ser gastador. Na verdade, sou deveras desconfiado ao comprar algo e sempre tenho a impressão de que a vontade vai passar se eu esperar mais. Veja, estou querendo um PC novo há mais de oito meses. Não havia comprado quando o dinheiro estava na mão e acabei precisando do dinheiro pouco tempo depois. Agora, após pagar todas as contas, finalmente comprarei o que quero.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.