Não leve ao pé da letra


Ainda hoje há quem não saiba bem o que significa denotação e conotação. Estes dois conceitos são muito fáceis de entender se nos lembrarmos de que a palavra é formada por duas partes distintas, mas dependentes uma da outra. Se você ainda não sabe do que estou falando, considere ler o restante deste post, o qual tratará de um tema vinculado ao estudo da Língua Portuguesa, mas comum no uso cotidiano da língua.

Aproveite para acompanhar o autor desse blog bem como receber as atualizações escolhendo uma das opções abaixo:
  Twitter 1                    Yahoo                GMail              RSS simple             Send_Mail
              
Denotação e conotação: questão de ponto de vista

Como disse anteriormente, toda palavra possui duas partes distintas, mas interdependentes. São elas o signo lingüístico: o significante ou plano da expressão - uma parte perceptível, constituída de sons - e o significado ou plano do conteúdo - a parte inteligível, o conceito. É por isso que, numa palavra que ouvimos, percebemos um conjunto de sons ( o significante), que nos faz lembrar de um conceito (o significado).
A denotação é justamente o resultado da união existente entre o significante e o significado, ou entre o plano da expressão e o plano do conteúdo. A conotação resulta do acréscimo de outros significados paralelos ao significado de base da palavra, isto é, um outro plano de conteúdo pode ser combinado ao plano da expressão. Este outro plano de conteúdo reveste-se de impressões, valores afetivos e sociais, negativos ou positivos, reações psíquicas que um signo evoca.
É por esse motivo que temos uma diversidade enorme de significados dentro do nosso próprio território. O sentido conotativo difere de uma cultura para outra, de uma classe social para outra, de uma época a outra. Por exemplo, as palavras senhora, esposa, mulher denotam praticamente a mesma coisa, mas têm conteúdos conotativos diversos, principalmente se pensarmos no prestígio que cada uma delas evoca. Quer outro exemplo?
Vendo carro semi-velho.
Vendo carro semi-novo.

E aí, qual dos dois você compraria?

Este post é apenas o primeiro que introduz a mudança de template e no formato das postagens. Aguardem, pois vem coisa boa por aí.Ou não.

2 comentários

muito bom! ;)
aliás, o blog todo é muito bom! ...
espero q continue assim...

abraçO!

Reply

Silas, obrigado pelos elogios.É pra gente como você que escrevo aqui. Volte sempre.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.