Tutorial definitivo para blogueiros


3D Wallpapers Collection 25 Organização na diversidade é tudo
Muitas coisas que falo aqui servem para muitas pessoas, mas principalmente para mim. Dizer que escrevo de forma instigante, envolvente e clara é uma mentira na maioria das vezes, mas ninguém pode me acusar de não me preocupar em fazer certo. Pensando na qualidade de meus posts e no de blogueiros que acompanho por aí, pensei que seria interessante fazer um “esqueleto” a ser usado em suas postagens. Sim, uma receitinha, se é que isso é válido nesse meio.
Qualquer post bem escrito segue uma estrutura que nem sempre está clara para o leitor. Essa estrutura deve apresentar elementos que “conectem” eficazmente as partes do texto. Proponho abaixo um simples exercício de redação. Vejam só:
Trabalhe por comparação entre conceitos opostos
Um modo eficaz de tornar interessante seu post é fazer comparação. Seja entre ferramentas disponíveis para um determinado fim, seja entre serviços, seja entre pessoas. Elencar lado a lado os prós e contras de algo faz com que o visitante tenha uma visão mais privilegiada sobre determinado assunto.
Contraste as características de cada item
Lembra-se do que apresentou no primeiro parágrafo? Evolua seu raciocínio contrastando as características de cada item. Esta é a hora em que se apresentam os elementos mais particulares dos itens apresentados.
Antecipe possíveis perguntas que eventualmente poderiam ser feitas
Qual o outro lado da análise? Quais perguntas poderiam ser feitas? Faça uma sabatina consigo mesmo(a) e responda aquilo que seu leitor quererá saber.
Preveja intervenções que poderiam contra-argumentar seu  pensamento
Normalmente, o leitor pode não concordar com o que você diz. Ao apresentar um serviço como um novo celular, computador, carro, seja lá o que for, um leitor movido por suas paixões, pode querer confrontar suas opiniões pelo simples prazer de defender seus gostos. Ainda que você esteja certo, o prazer está no confronto. Pense nisso e já pense naquilo que poderá dar como resposta. Faça-o já no artigo.
Concorde com o possível interventor, apontando outros lados
Recurso retórico. Fale o que o leitor quer ouvir. Nada mais cativante que perceber que o autor de um texto apóia suas teses. Há quem  goste do confronto, se anime com as disputas linguísticas. Eu prefiro que alguém chegue aqui e acrescente algo ao que escrevi do que o simples contrariar sem objetivo. Contrariar por contrariar não é bom nem durante o sexo, imagine se seria na produção textual.

2 comentários

Nesta história de escrever o que mais me chateia é quando vou escrever algo e já foi abordado da forma que eu abordaria em outros blogs. Aí a inspiração vai para o espaço...

Reply

Hugo Meira, isso acontece direto comigo. Creio que escrever algo que já foi abordado por outros blogs é perfeitamente possível. Talvez a dificuldade seja a tentação de olhar o que o outro colocou para não deixar o nosso incompleto. Confesso que não procuro muitas coisas nos outros blogs. Se o fizesse para vir escrever aqui estaria fadado a repetir até as mesmas palavras. Sei lá... importante é escrever de forma subjetiva, isto é, dar sua visão sobre o que vai abordar. Ou não.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.