O fim do romance e o começo da história


Meu amigo Cidão é um cara que não acredita no casamento. Tenho minhas ressalvas quanto a ele (o casamento) também, mas diante de uma lista de coisas que deixei de fazer porque sou casado, posso apresentar duas listas de coisas que fiz e tive porque sou casado. Há maridos, no entanto, que não acreditam no casamento e vivem procurando formas de evadir-se. Algo romântico, eu diria, mas pra que você não se engane, é um romantismo com características da 2ª fase desse período literário. Procure saber mais disso pesquisando por aí. Um texto que retrata o pensamento de alguns por aí veio hoje por e-mail para mim. Veja-o:

Uma mulher acorda durante a noite e percebe que o marido não está na cama. Veste o robe e desce para ver onde ele está. Encontra-o na cozinha, sentado, pensativo, diante de uma xicara  de café. Parece consternado, olhar fixo na xícara. Tanto mais, que o vê limpar uma lágrima.
- O que se passa, querido?
O marido levanta os olhos e pergunta-lhe docemente:
- Você se lembra, há 20 anos, quando saímos juntos pela primeira vez? Você tinha apenas 16 anos.
- Sim, claro. Lembro como se fosse hoje, responde ela.
O marido faz uma pausa. As palavras custavam a sair...
- Você se lembra quando o seu pai nos surpreendeu enquanto fazíamos amor no banco de trás do carro?
- Sim, lembro perfeitamente, diz a mulher sentando-se ao seu lado... Foi um susto!
O marido continua:
- Lembra quando ele apontou uma arma na minha cabeça dizendo: Ou casa com a minha filha, ou te mando pra cadeia por 20 anos?
- Lembro, lembro - responde ela, docemente.
Ele limpa mais uma lágrima e diz:
- Pois é, Hoje eu já estaria em liberdade !

Nesse mesmo contexto, encontrei algumas frases que retratam um pouco da sabedoria popular a respeito do casamento.

casamento prisao

Há homens e mulheres que fazem do casamento uma oportunidade de adultério.

O casamento faz de duas pessoas uma só, difícil é determinar qual será.

O fardo do casamento é tão pesado que precisa de dois para carrega-ló - às vezes, três.

Casamento: Dá-se com eles o que se dá com as gaiolas: os pássaros que estão fora querem entrar nelas desesperadamente; e os que estão dentro, mostram a mesma ânsia em sair.

O casamento ocasiona múltiplas dores, mas o celibato não oferece nenhum prazer.

A felicidade do homem casado depende das mulheres com quem não se casou.

Não se engane, sou feliz casado.


Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.