Um retrato da humanidade naquela cruz


Normalmente não falo muito de religião. Talvez por que eu não seja religioso naquele sentido pejorativo que costumam dar. É possível até que eu seja um daqueles cristãos "agente secreto". Não ligo muito pra isso. Acho melhor dar o testemunho e ser indagado acerca da minha fé do que falar pro mundo que sou, mas forem discordantes as palavras dos meus atos. Domingo agora, conversava com um amigo e a discussão em torno da humanidade sendo retratada ali no Calvário motivou-me a vir escrever aqui.

Cuidado com aquele a quem você segue
Cuidado com aquele a quem você segue!

Quem é cristão, ainda que apenas na Páscoa, deve ter lido os textos de Lucas que retratam os momentos da crucificação de Cristo e dos malfeitores (chamam de ladrões, mas há controvérsias, pois estes, geralmente recebiam a sentença de morte, mas não pela cruz).
Narrado nos quatro evangelhos, a crucificação não é o ponto alto do evangelho. Digo isso porque , particularmente, o momento mais importante é o da ressurreição. Na cruz o plano de cumpre, na ressurreição ele ficou acessível a nós.
Pra quem lê o texto, percebe claramente a dualidade nas palavras dos malfeitores e isso lme leva a entender que a Bíblia é dualista. Sempre há a imagem de que ou você é ou não é. Ou você está com Cristo, ou não. Ou você é fiel, ou não e por aí vai. Isso acaba sendo o mesmo que ocorre na sociedade. Veja, por exemplo, as discussões que ocorrem no Twitter, Orkut, listas de discussão. Muitos se apegam a número de seguidores, de amigos, de assinantes de feed quando, na verdade, estes são aspectos que podem ser mascarados. Isso sem contar aqueles que se fazem passar por outros. Complicado é perceber que há quem perca o sono se o número de assinantes de feed cai ou se as visitas naquele dia baixaram. Por que então não perder o sono quando se trata de pensar sobre qual o melhor caminho a seguir?
No caso da questão religiosa, vemos textos bíblicos que retratam o sofrimento de Cristo como forma de "aliviar" o sofrimento nosso hoje. Sei que isso é uma questão mais profunda, por isso, voltemos ao tema do post.
A cruz serviu como divisor. A simbologia presente naquele momento deveria nos levar a pensar nos caminhos que temos escolhido para seguir. A cruz nos justifica, nos redime e nos cobre. Justifica porque declara que somos justos diante de Deus. Nos redime porque paga a dívida que todos temos por causa do pecado. Nos cobre porque a partir daquele momento, Deus nos olha através de Cristo. Olhando pra nós, pecadores, ele vê apenas o sangue de Cristo nos cobrindo.
Penso... os dois malfeitores tiveram reações diferentes à morte de Cristo. Enquanto um desafiou, ridicularizou, blasfemou, o outro reconheceu em Cristo a figura divina e, por isso, foi justificado e recebeu a garantia de que havia encontrado a salvação.
E você? De que lado da cruz de Cristo está?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.