Faixa de Gaza e o Corinthians


Recentemente, afloraram novamente os conflitos entre judeus e palestinos. Nada que seja diferente daquilo que temos visto ao longo dos últimos anos. O que me chama a atenção, no entanto, é a cobertura feita pela mídia e a ênfase dada principalmente no jornalismo.
Este tópico, entretanto, tem como objetivo observar de que maneira a ordem dos termos de uma oração pode influenciar a opinião pública e exemplificar com a capa de dois jornais de circulação nacional que, pelo menos nos títulos, Israel tem sido prejudicado. Sempre digo durante as primeiras aulas de análise sintática que a ordem dos termos numa oração não é escolhida aleatoriamente. Muitas vezes, a dita ordem direta (sujeito+verbo+complementos) pode ser subvertida em nome da ênfase num determinado termo. Comparem os enunciados abaixo:

Palmeiras derrota Corinthians na estréia de Ronaldo.

Analisando-o, teríamos:

- “Palmeiras” = sujeito simples
- “derrota Corinthians na estréia de Ronaldo.” = predicado

De forma mais detalhada, teríamos no predicado:

- “derrota” = verbo transitivo direto
- “Corinthians” = objeto direto
- “na estréia de Ronaldo” = adjunto adverbial de tempo

Analisar sintaticamente os elementos acima tem como objetivo reforçar que a ordem dos elementos, como dito anteriormente, favorece um determinado elemento. Sempre teremos uma ênfase maior no elemento que aparece primeiro em detrimento dos outros. Por isso, se um jornal quiser destacar o termo Palmeiras, usará a ordem direta colocando-o no início do enunciado. Veja outras maneiras de fazer a mesma declaração:

Na estréia de Ronaldo, Palmeiras derrota Corinthians.
Palmeiras, na estréia de Ronaldo, derrota Corinthians.
Corinthians é derrotado por Palmeiras na estréia de Ronaldo.

Assim, se você escreve em blogs, se tem um diário com histórias inconfessáveis, seja lá o que for, e quiser enfatizar um determinado elemento, coloque-o no início do enunciado. Se quiser, além disso, mais clareza, use a ordem direta.
 Quem tem sido beneficiado com manchetes assim?

P.s: o último exemplo foi escrito na ordem direta, no entanto, está na voz passiva para que ficasse mais fácil sua interpretação.
P.s.2: de forma alguma o que escrevi tem como objetivo defender um lado e atacar o outro. Analisei os enunciados tomando como base o estudo da Língua  Portuguesa. No entanto, se quiserem se expressar politicamente, os comentários estão abertos a isso.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.