Erros que não gostaria de ver - I


É mais que comum encontrar erros de Língua Portuguesa na internet. Obviamente, por ser um veículo de extrema rapidez, na ânsia de sermos os primeiros, acabamos deixando passar algo que uma revisão mais minuciosa não perdoaria (que o diga o Terra). Cheguei a falar disso num extinto blog de Língua Portuguesa em que escrevia, mas na impossibilidade de manter aquele espaço ao mesmo tempo que este, passei a mostrar aqui o que via de errado em alguns sites, blogs, e-mails. Desconsidero aqui os erros de digitação, embora sejam cômicos, às vezes. São erros, concordo, mas totalmente desculpáveis. Eu mesmo não vejo muitas vezes um erro que, se estivesse impresso, veria com mais facilidade. Para abrir a caça o tópico, vejam o que recebi pelo Feed do blog 365 dias:

"O ano letivo começa em mais alguns dias e com eles as aulas, trabalhos e exames. Deste modo, gostaria de recomendar um site em especial onde professores podem encontrar diversos recursos facilmente.
No Dr.LeBeau's você poderá encontrar diversos recursos que podem facilitar seu trabalho de preparar aulas, exames, provas. Tudo aquilo que faz parte do cotidiano educacional, cada vez mais pressionado e competitivo para professores e alunos. Nesta seção em especial, você poderá encontrar diversos recursos, em diversas categorias.
Está aí então, uma boa dica para começar bem o ano, organizando e otimizando o seu dia a dia."

Uma das qualidade da boa redação é a não-circularidade do texto, isto é, não repetir uma determinada expressão ou palavra ao longo do mesmo. Temos acima a retomada da mesma expressão por três vezes. Isso é mais que comum a produções de alunos do Ensino Médio e decorre da falta de intimidade com os pronomes. Além disso, o excesso de adjetivos e advérbios torna o texto muito subjetivo. Como último comentário, e se eu não achar que esses recursos facilitaram minha vida? É sempre bom deixar o leitor decidir o que é bom, mau (isso mesmo, com "U"), fácil, difícil e isso torna-se um trabalho muito menos penoso se o texto for bem claro.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.