Quatro características que todo bom texto deve ter


Hoje, ouvindo o ótimo BlogCast publicado pelo Marcos Lemos, peguei-me novamente em meio a uma discussão que tive com o Eliezer. O que é um post bem escrito? Qual o tamanho ideal de um post. Que os puristas e defensores dos posts grandes me perdoem, mas a não ser que você seja editor de uma revista e tenha de cobrir determinada lacuna na página, não existe tamanho ideal para um texto. Creio que haja aspectos muito mais importantes a serem observados e passo a  falar deles abaixo. Entendo que um texto bem escrito precisa de quatro características principais:

- Polidez: Quem é que gosta de ler algo cuja linguagem seja de baixo calão? Quem gosta de ler textos cujo foco principal seja ofender uma outra pessoa? Mesmo a censura às ações dos desafetos devem ser feitas por meio de uma linguagem que seja ponderada.

- Clareza: Confusões lexicais (na escolha das palavras), ambiguidades (duplo sentido) e má estruturação do que se vai dizer são aspectos que dificultam muito o entendimento de um texto.

- Concisão: tergiversar não é bom em nenhuma situação e deve ser evitada ao máximo. Fale exatamente o que quer transmitir. Ninguém gosta de um texto onde o autor quer apenas mostrar como conseguiu decorar algumas palavras difíceis.

- Correção: O dicionário é o maior amigo do blogueiro que se preocupa com a linguagem correta. Não se trata aqui de ser purista, mas de reconhecer o contexto e adaptar a linguagem a ele. Duvido que alguém vá condenar o blogueiro por usar próclise em início de frase se a linguagem do texto é mais despojada.

Por fim, considere sempre o público para quem escreve. Seu texto deve ser adequado a este público a despeito das críticas que você possar colecionar ao longo do tempo.


2 comentários

Bauru,
concordo contigo. Não existe tamanho adequado para um post. A extensão do conteúdo do post é determinada por uma série de coisas, entre elas, penso eu, a personalidade do autor, forma pela qual a informação será dada, público alvo e etc.
Eu, por exemplo, por ter uma característica feminina muito marcante - falo muito...rssss - não consigo escrever pouco, mas nem sempre tenho clareza e concisão necessárias a um bom post. Aprenderei, meu caro Bauru, aprenderei :)

Detalhe: Adorei o tergiversa!!! Nunca mais serei evasiva, somente tergiversa. É mais bonito. #prontofalei :D

Reply

Kinha, é sempre muito bom receber seus comentários com as impressões sobre o que escrevi. O que eu disse, no entanto, sobre concisão não vale para todo texto. Às vezes é necessário ser um pouco mais longo no tratamento de determinados assuntos. Nesses casos o trabalho do redator é um pouco maior, pois ele precisa recorrer a estratégias que "prendam" o leitor por muito mais tempo.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.