Seus textos precisam ser sempre originais?


contos-fada-sexy-5A original você conhece. Essa é a versão melhorada!

Não me recordo de quem postou o link, mas a discussão em torno da originalidade sempre renderá ibope. Digo isso porque quando falei que “Nem tudo é mau quando copiam os posts”, o autor do Blog “Dinheiro e oportunidade” escreveu uma resposta, ainda que não tenha me convencido, para o meu post e o do Marcos Lemos. Não houve tréplica, pois como disse o Marcos, já havíamos falado o que queríamos. Mais interessante ainda foi a dificuldade em entender que meu post não era uma crítica direta ao autor daquele blog, mas sim uma reflexão a respeito da facilidade de se copiar um post fazendo apenas a troca por expressões sinônimas. Há um outro lado na questão. O que fiz com o post “Como mudar as imagens nos posts relacionados no Blogger” é um belo exemplo disso. Baseado no tutorial do Compulsivo, criei um post falando das alterações que fiz para adaptar o que ele ensinou às minhas “necessidades”. Isso vem ao encontro do que li no post “Dilemas de blogueiro: seus textos precisam ser sempre originais?”.

A jornalista Maria Juliana Dacoregio diz muitos blogueiros ficam na dúvida se determinados conteúdos podem ser publicados em seus blogs sem que isso seja considerado plágio. Claro que qualquer blogueiro mequetrefe não ligará pra isso, mas quem monetiza o blog ou desenvolve um trabalho sério quer, sim, produzir o próprio conteúdo. Ela segue dizendo que “dar os créditos é questão de honra para quem escreve” e que “plágio não é elogio, é crime”.

pirata2
Aquilo que é pirata nem sempre é ruim. Concorda?

Voltando à questão que moveu a escrita desse texto, publicar apenas conteúdos plenamente originais é, às vezes, um engano que nos priva de fazer coisas interessantes. Vejam o caso do meu blog “Análise de charges”. Se para ter um blog com essa temática eu tivesse de desenhar minhas próprias charges, seria um projeto que já nasceria morto. Assim como disse a jornalista citada anteriormente, talvez tenhamos apenas uma pequena observação a acrescentar, mas não nos privemos de blogar por receio de errar. Há, no entanto, de se adotar determinadas postura para fazer bem isso.

Quer postar algo que viu em outro blog?



Copie um trecho no seu blog, com nome do autor e o link para quem quiser ler o restante.  Já pensaram se toda vez que um artigo, tese, livro fosse escrito tivéssemos de pagar por cada citação que fizéssemos desses autores? Citar não é copiar, mas vale a máxima que uso, ainda que em tom de brincadeira, com meus alunos. Use, no máximo 10% do texto original sob pena de anulação de seu texto.
Por fim, agregar coisas interessantes em seu blog não é errado, mas tome cuidado porque a linha entre citação e cópia é tênue e muitos são os que passam para o lado do mal. Fiquemos com a fala da colunista como mote para nossos futuros posts:

“… use seu blog para explorar todo seu ineditismo, mas também faça dele um apanhado daquilo que você lê, concorda, gosta ou acha que deve ser debatido. Sem nunca, NUNCA esquecer dos links.”

4 comentários

Olá Bauru

é assim que devo lhe chamar? não vi o nome de quem escreve este blog, não sei se não tem ou eu que não vi.

quanto ao post eu tenho algumas coisas a comentar:

1. Quando se trata de meta-blog(blogs que ensinam blogueiros a blogar com ferramentas, dicas e etc) percebo que é muito mais dificil ser original, porque a impressão que dá é que em algum momento, quase que inevitável eles acabam falando dos mesmos assuntos.

2. Quando se refere a outros blogs que estão na linha do "blog de opinião" ou "blog pessoal" acho que é mais fácil ser original, porque apesar de falarmos de assuntos que muitos falam, nosso modo de pensar e escrever sobre aquele assunto sempre será diferente de outra pessoa, isso claro se não houver plágio.

3. Eu não me esquivo de escrever sobre coisas que outros já disseram, não considero isso cópia,nem plágio, nem falta de originalidade, porque só o assunto pode ser comum a outros, mas as ideias acho que não. Porque se fosse assim não poderiamos fazer redação no vestibular nem concurso porque lá é um tema igual pra milhões de pessoas escreverem o seu ponto de vista.

4. alguns blogueiros amigos já me disseram: "eu ia falar sobre isso, mas já vi tanta gente falando que desisti pra não parecer que estou copiando as ideias de outros blogs" tem gente que pensa assim e deixa de escrever por isso e sente-se menor por pensar sobre coisas que outros pensam, acho natural, somos humanos tem coisas e dilemas que afligem muitos de nós, isso faz parte da sociedade, porque não expor nossa opinião sobre coisas que muitos pensam?

5. Concordo com você quanto as maneiras de citar, linkar alguém no post, acho que isso até enriquece e complementa as ideias do post. além disso, algumas coisas que leio me inspiram a fazer um post sobre temas relacionados ou até o mesmo tema, quando um blog inspira um outro blogueiro a escrever é um mérito e uma consequencia positiva e acho bacana quando isso acontece.

Pra finalizar, acredito que estas linhas tênues que vc comentou assim como as sutilezas da aplicabilidade de certos conceitos na blogosfera são coisas que aprenderemos mesmo na prática, na leitura de outros blogs, no acompanhamento de outras opiniões de blogueiro, com isso o tempo e o conhecimento vai trazendo aos poucos a maturidade necessária pra ser um blogueiro sensato dentro da blogosfera. mas tem um detalhe que muitos que criticam blogs não percebem: as pessoas erram nem sempre porque querem e sim porque não conhecem, acho perigoso rotular todo mundo como uma coisa só, precisamos ver cada caso.

Desculpe se me estendi, mas tá aí o que penso disso tudo, pelo menos uma parte do que penso rs

um abraço :)

Reply

Se analisarmos bem, fica quase impossível escrever algo inédito. Sempre que eu escrevo dou o MEU OLHAR para cada coisa que acho interessante, baseando-me em textos já escritos, experiências vividas, situações... etc... etc...

Reply

Reiterando o que eu disse no comentário do post “Nem tudo é mau quando copiam os posts” - Alguns artigos podem nos servir de inspiração, já que conteúdo inédito é algo que, dificilmente conseguiremos.

Muitos já devem ter percebido que sempre uso citações de outros autores em minhas postagens, para alguns esse artifício é um subterfúgio de blogueiro preguiçoso. Para mim, o uso de citações é justamente para dar sustentabilidade e credibilidade ao texto.

Obviamente que o abuso de citações não é algo recomendável, mas o seu uso racional, revela que o autor teve o cuidado de pesquisar sobre o tema e enumerar os diversos pontos de vista.

Falar sobre um mesmo tema sob outra ótica, para mim não é plágio, é capacidade interpretativa.

Reply

Acredito que não tem problema em falar do mesmo assunto desde que seja com suas palavras assim como faço.
E vou dar uma passada para ver o seu modo de como fez o post relacionados com imagens,pois tentei de vários blogs e não conseguir fazer funcionar no meu.
Abraço!

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.