Nem tudo é mau quando copiam os posts?


Se tem problema se você copiar meu post? Não, campeão! #ironia

Nessa manhã, um título muito sugestivo apareceu no meu leitor de feeds, leia-se, GReader. O artigo publicado no blog “O blog do dinheiro” dizia que “Nem tudo é mau quando nos copiam os posts”. A princípio, imaginei que seria mais um daqueles artigos que falam sobre assinar feeds ou de como os links internos podem pegar de calça curta os desavisados copiadores de posts. Não foge muito disso não. Estamos já acostumados a comentários no Twitter acerca de posts de “nossos blogs” que foram copiados por outros. Normalmente se faz uma fogueira santa e o kibador sofre um ataque em massa de agulhas, se torna maldito no meio e no fim das contas, sabendo que não somos flor que se cheire, acaba fechando o blog ou, no mínimo, tirando a postagem. Há, no entanto, quem não ligue pra isso. Eu, até certo ponto, não ligo. Tudo bem que o que publico não é assim tão original, pois se ainda não foi escrito, por alguém, é, no mínimo, senso comum, chavão, clichê. Mas há quem passe tempos pesquisando e escrevendo o que publica nos blogs.

Vejam os pontos levantados pelo post que deu origem a essa viagem que você lê agora.

“… será muito difícil, ou mesmo impossível, uma copia de um dos meus posts indexar melhor que o post no meu blog…”

Estranho isso. Lembro-me de, recentemente, vermos posts de um kibador ocupando um lugar de destaque maior que os posts da autora original. Lembram-se do caso da Juliana Sardinha e do kibador que se gabava de ganhar centenas de dólares apenas com plágio?

“… O que acaba por acontecer é que este tipo de blogs nunca indexa bem nos motores de busca para qualquer pesquisa, e o seu autor depressa abandona este método de ganhar dinheiro para passar a outro.”

Discordo. Se eu copio algo de alguém e não faço esforço nenhum para isso, abandonaria um recurso que um dia pode vir a render-me algo? Não acho que alguém tenha a ideia falsa de que do dia pra noite conseguirá se manter apenas com o dinheiro oriundo dos blogs. Mesmo quem hoje vive disso já passou pela experiência de não ganhar mais que um dólar por dia.

“… a realidade é que o Google faz um trabalho relativamente bom em identificar qual é a fonte original, mesmo quando não há um link de quem copia para o conteúdo original…”

Este post, já citado anteriormente, mostra o contrário.

Aí é que vem o ponto em que o Custódio elenca as “vantagens” de ter um post copiado:

- Links para o nosso blog

- Links de afiliados

- Mais visitas

Nos três casos, as vantagens estão condicionadas à permanência de links do nosso blog dentro do artigo plagiado. Confesso que não penso assim. Quem copia um post na íntegra demonstra uma falta de inteligência danada. É inegável que o mau caráter irá copiar, mas retirará os links do artigo original e, se for um pouquinho competente, mudará o texto de forma que não seja reconhecido pelos motores de busca como se fosse o mesmo artigo. Se isso é difícil? Vejamos como copiar um post sem ser pego:


Tutorial de “Como plagiar com competência”


Se até ele aprova, desconfie!

1- Peguemos um post qualquer. Escolhi o sugestivo “Plágio é atestado de burrice”, escrito brilhantemente pela Emmanuele Najjar. Nele, encontramos o seguinte trecho:

“Lembra daquilo que os mais velhos costumam dizer? Que roubar é feio? Isso não é coisa de gente chata. Eles estão certos. Quer conquistar um espaço? Trabalhe por ele. Os resultados podem demorar, mas eles sempre surgem. E de qualquer modo não é com plágio que se consegue relevância. Ctrl+C e Ctrl+V em quem tem destaque não é garantia de sucesso e sim de incompetência. Quando descoberto não resta grandes motivos para ter orgulho. Todo mundo sabe que na Internet, algo que não falta é pedra pra jogar.

Perfeito, não? Vamos ao próximo passo.

2- Saiba um pouco a respeito de sinonímia e gaste algum tempo com um dicionário. O blog Análise de Textos pode ajudá-lo nisso.

3- Reescreva o mesmo texto usando expressões semelhantes. Veja o resultado:

Não é segredo para ninguém e isso tem sido dito pelas pessoas de mais idade desde que éramos pequenos: roubar não é correto. Quem quer crescer em qualquer área deve se dedicar, pois ainda que os resultados não apareçam como que por mágica, em algum momento, se tudo for feito corretamente e com perseverança, será reconhecido. Ninguém, em tempo algum conseguiu reconhecimento copiando deliberadamente a criação de outros. Além disso, não é apenas o texto, por mais que se diga que o conteúdo é fundamental, que garantirá o sucesso de um blog. Layout, divulgação, SEO, tudo coopera para o sucesso de algo na internet. Por fim, quem copia, se for pego, perderá o trabalho de algum tempo, pois sempre haverá alguém que reconhecerá o que foi copiado e aí o melhor será mesmo trocar de nickname, pois estaremos de olho.

E então? Reconhecem o texto da Manu? Eu sim, até porque fui eu quem copiou. Reparem que não retirei um link que havia no trecho que copiei dela, pois queria mostrar que isso pode acontecer e você será pego.

Preciso dizer mais alguma coisa?


16 comentários

Sinceramente, plágio sempre é prejudicial, esse papo de menor indexação é balela e vou postar sobre isto no Portal Meira além do adsense, aí vc vai entender minha posição. =D

O plágio de idéias é a coisa mais comum que existe e também é prejudicial, mas nem ligo pra ele e também devo explicar sobre ele... =D

Reply

Este tipo de artigo é algo realmente complicado, algo que irrita, e deixa muita gente cabisbaixo. Fazer o que se todos os kibadores pensasse assim nossas vidas seria mais facil, mais não os cabeçudo pega tudo e leva até os link de afiliados... complicado

Reply

Realmente não há lucro nem vantagem para quem foi plagiado ou teve seu conteúdo publicado por terceiros. O plágio e o roubo de conteúdo são um prejuízo para a criatividade e para a originalidade.

Seria obrigação da Google e de outros buscadores punir e não indexar blogs piratas, mas sabemos que nem sempre eles conseguem. O certo é denunciarmos e nos proteger a nós mesmo.

Nunca ganhei nada sendo plagiado e nunca recebi uma unica visita vinda de links do meu blog em outros artigos que me plagiaram. Só tive prejuízo.
Até já escrevi um artigo sobre essas questões aqui:
- <a href="http://www.ferramentasblog.com/2009/11/copiar-conteudo-de-outros-blogs-e.html>Copiar conteúdo de outros blogs é divulgação?</a>

Marcos Lemos (@hordones)

Reply

Adorei o texto. Parabéns!

O que é preciso deixar claro é que, copiar e mudar um texto, como você demonstrou no seu post, é diferente de escrever sobre o mesmo assunto, em blogs diferentes e em épocas diferentes.

Por exemplo, eu posso criar um post sobre como instalar o WordPress no servidor, outras pessoas provavelmente já escreveram sobre isto e vão continuar escrevendo, sem necessáriamente terem copiado o meu conteúdo. O problema é que esta linha é muito tênue e acaba nos confundindo.

O sujeito copiou meu conteúdo? Roubou minha ideia? Não creio, na verdade ele só escreveu sobre o mesmo assunto! Complicado isso, né?

O plágio caracteriza-se pela cópia total ou integral de um conteúdo, no caso do post, sem a autorização do autor. No caso da licensa Creative Commons, algumas regras também devem ser respeitadas, como por exemplo dar crédito ao autor original e/ou não utilizar o conteúdo para fins comerciais (ganhar dindin).

De qualquer forma, o plagiador é sim um "câncer" para a blogosfera e prejudica muito quem está trabalhando sério com seus blogs. Se o sujeito não tem criatividade para blogar, vá fazer outra coisa, ou então aprenda que blogs exigem criatividade, conhecimento, cultura e, acima de tudo, respeito.

Reply

Copiar com outras palavras tem ocorrido com muita freqüência comigo. Eu chamo isso de plágio de idéias. Eles vasculham seu arquivo de posts antigos, reparam onde tem mais comentários e publicam o mesmo conteúdo, com outras palavras, como se tivessem criado aquele conteúdo. O widget compulsivo contador de posts e comentários é um exemplo clássico. Publiquei em setembro de 2008, e vejo-o sendo republicado a exaustão em diversos metablogs iniciantes, com poucas modificações e claro, sem nenhum crédito... Acho lamentável, mas não estou dando mais tanta importância para isso. Cansei...

[]'s
Compulsivo

Reply

"Mas há quem passe tempos pesquisando e escrevendo o que publica nos blogs." Me identifiquei bastante com esse trecho do artigo, sou um desses que se debruçam em pesquisas para editar um post.
Alguns artigos podem nos servir de inspiração, já que conteúdo inédito é algo que, dificilmente, conseguiremos.
No meu caso, me inspirei em vários blogueiros para criar minha própria identidade, às vezes falo de assuntos que muitos outros já dissertaram, porém sob outra ótica.
Acho que uma pessoa dedicada pode perfeitamente galgar o seu espaço sem usar desse obominável subterfúgio que atende pela alcunha de plágio.

Reply

Tudo isso é realmente muito chato, mas concordo com nosso amigo Rodrigo quanto a escrever sobre um mesmo assunto.
Tenho vários textos e tutoriais copiados por aí. Já copiaram até meu perfil (rsss) mas não dou a menor bola para não pirar.
Recentemente vi uma entrevista com o Oscar Niemayer onde ele responde o seguinte ao ser indagado sobre "copiadores" das suas obras:
"Se o sujeito me copia, eu agradeço. Prefiro pensar que ele me fez uma homenagem."
Pois é. Isso é coisa de gente grande.

Ótimo texto meu querido ♥

Reply

Professor Bauru, que blogão bonito heim?
Faço minhas as palavras do Compulsivo, mas com uma ressalva: eu ainda me irrito com os plagiadores de idéias e tenho me afastado deles para não perder a compostura :D
Alguns incautos (como diz o José Márcio) podem achar que estamos com ciúmes e minha resposta é LOL
Plágio NUNCA é bom, inclusive para quem o comete, pois um dia a casa cai.
Abraços

Reply

Enquanto não houver uma lei clara que possa mexer no bolso de quem plagia ou dar cadeia, acredito que esse é um mal que ainda vai perdurar.
O pior, o Rogério sabe, que esse control C + Control V se aprende na escola, desde pequenininho. A professora de um priminho meu, ano passado, mandou que os alunos procurassem e copiassem algo sobre meio ambiente,e isso estava escrito claramente no caderno dele! Aliás, ela sempre mandava copiar algo da internet e meu primo que numa 5ª serie nem sabe ler e escrever(triste isso) só recebia notas altas. Ou seja, infelizmente, os professores em geral, incentivam isso.

Reply

Isso do copiar mudando detalhes é uma meia verdade, por exemplo, eu posso me inspirar em um texto, mas claro, deixar claro a fonte de inspirarão...

E também cada autor tem um modo de escrever, as vezes fica claro saber quem escreveu.

Ah, e @compulsivo, quanto a este post: "www.virtualz1.com/2009/09/google-font-escreva-com-mesma-fonte.html" juro que foi coincidência, escrevi há muito tempo, via um tweet (não lembro qual), ele está nos posts recentes porque fiz umas edições e "re-publiquei".

Abraços.

Reply

Assunto muito polêmico
Já vi surgirem outros 3 posts (incluindo este) com base nas palavras do Custódio!
Se permite dar minha opinião, me posiciona contra qualquer tipo de plágio, já que é crime. Porém realmente não perco meu tempo com isso.
Para ser sincero também nunca havia pensado em possíveis benefícios, apenas não me preocupo.
Escrevi um post no meu blog também relacionado ao tema, indicando um plug-in para ao menos dificultar a ação dos plagiadores.
Se puder colocar aqui:
http://profissionalblogger.com/como-acabar-com-o-plagio-wp-copy-protector/

Abraços!

Reply

Complicado este negócio de plágio. Principalmente se vc ganha dinheiro com blogs, o que ainda não é o meu caso.
Mas concordo com o que os invencioneiros falou. Podemos ter inspiração para um post, vendo outros e trabalhando em cima da ideia. Produto 100% original é difícil.

Já retribui a parceria Amigo! Sucesso!

Reply

eu acho que VC deveria era se preocupar com os conteúdos do seu blog não fica criticando as postagens de outros blogs – afinal de contas a blogosfera e um local democrático ou não? – qualquer um fala o quer e o que acha –

Viva a liberdade, na WEB

Reply

ola sou novo em blogs acabei de criar um e estou dando uma olhada no blogs relacionados ao meu se vc poder me dar uma ajudinha ai pra deixar mais legal meu blog me da umas dicas ficarei muito feliz um abraçao daniel
da uma olhadinha no meu blog
http://baurucity.blogspot.com/

Reply

Copiar conteúdo é roubo e ponto final! O blogueiro responde por cada vírgula que coloca em seu texto e isso deve, sempre ser respeitado. Na minha opinião, em se tratando de texto jornalístico, somos propriet´rios pela sequÊncia lógica das idéias, o texto, redação. Agora, as informações, isso não tem dono, mas é lógico que o mérito da fonte é de quem fez a apuração.
A grande sacanagem que tenho acompnhado é o furto qualificado de tudo, simplesmente selecionam a postagem e sua formatação, inclusive a fotos e colam em outros blogs. Nãoq uero créditos, nem mesmo links desse tipo de pessoa, muito menos lucro. Não sou cúmplice de furto.
Quem copia postagens integrais é ladrão, carrapato, parasita da blogosfera.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.