Judiarei de você se me denegrir


Numa de minhas aulas da semana passada, comentei com os alunos que toda fala, todo texto, todo desenho é uma manifestação discursiva. Não quero, no entanto, tecer comentários sobre Análise do Discurso. Quero apenas lembrá-los do quanto somos podres e hipócritas no uso delas.
É certo que nossas palavras são carregadas de significados. Não posso dizer para o meu amigo Cidão que “apesar de corinthiano ele é muito gente boa”, pois posso ser acusado de preconceituoso. Não posso dizer que meus amigos são todos heterossexuais (se é que todos são), pois posso ser acusado de fazer acepção de pessoas, acusado de achar que os homossexuais não servem para ser meus amigos. Acordem, babacas. Nossos discursos são sim carregados de significados, mas ninguém pode acusado de preconceituoso apenas porque faz as suas escolhas. Uma coisa não anula a outra; escolher algo em detrimento da outra opção não significa que a outra não preste.

Vejam, por exemplo, que usamos palavras e não atentamos para seus significados. É certo que você já disse algo parecido com isto:

"Gosto de judiar dos gatinhos que namoram no telhado de casa."

judiar: fazer com os gatos aquilo que os nazistas fizeram com os judeus?

"Não ande com o Hugo Meira, pois irá denegrir sua imagem."

denegrir: tornar sua reputação como a de um negro, enegrecer?

É certo que viajo na maioria das vezes, mas já está torrando essa conversa em torno do politicamente correto. Está torrando. O Fernando que o diga.

3 comentários

Não se enegrece quem já é enegrecido se é que esta palavra existe.

As palavras são perigosas e pessoas sensíveis demais podem até responder com posts e provocações em forma de instruções linguísticas.

Por isto devemos ter cuidado! Não é mesmo prof. ?

Reply

Eu não faço o politicamente correto e o abomino. E não tenho papas na língua, gosto de você pra c@#@&¨*, meu caro Bauru, um cara inteligente e sensato, apesar de ser palmeirense! :o)
E odeio emos, pois eles denigrem os homossexuais.
Quanto ao Meira, ele é arte na arte de denegrir sim, eu já fui sua vítima, mesmo assim também gosto dele.;)
E tenho dito!

Reply

O problema é que as pessoas usam o politicamente correto como verdade absoluta muitas vezes para fazer um social.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.