Exercícios de escrita para não-escritores


Escrever é uma tarefa da qual quem deseja manter um site/blog não pode se abster. Escrever regularmente atrai visitantes e escrever com qualidade fideliza o público. Muitas vezes, no entanto, há uma certa crise de criatividade por parte do redator. Nessas horas, algumas dicas dadas por muitos escritores podem ajudar, e muito. 

Algo que tenho usado, às vezes, é a escrita livre. Não necessariamente em meus posts, os quais estão ficando cada vez mais não-verbais, mas em textos que uso em minhas aulas. Aquilo que chamam de tempestade cerebral é sim uma boa alternativa para a escrita, pois não raramente, pessoas que são muito desinibidas nas conversas, travam quando precisam redigir simples textos.

Vejamos um assunto. A partir do estímulo abaixo, escreva o que vier à mente:


Difícil? Creio que não. A junção entre texto e imagem trazem à memória muitas situações abordadas pela mídia e ninguém teria dificuldades para escrever três ou quatro dessas situações.
Mas não é preciso usar uma imagem para praticar. O que é importante é que sua preocupação inicial não seja a correção. Por isso, não se impressione se o que sair for um monte de baboseiras, seus músculos estarão sendo exercitados. 
Como sugestão final, procure seguir aquilo que escrevo abaixo sem, no entanto, fazer disso uma regra para sua vida:

Tenha sempre um lugar onde anotar suas ideias
Ainda na faculdade, uma professora de Metodologia de Ensino dizia que durante seu mestrado, em todo momento, ela trazia consigo uma pequena agenda para anotar as ideias, conclusões e reflexões que tinha. Segundo ela, uma ideia não anotada é uma ideia esquecida.

Planeje o formato de seu texto
O estímulo inicial precisa de uma forma. Talvez você se sinta melhor escrevendo textos narrativos, pois são mais desprovidos do rigor formal. Pode ser que você tenha mais intimidade com descrições recheadas de adjetivos. Por último, se você for uma pessoa crítica, a dissertação pode ser uma boa maneira de provar suas opiniões com argumentos bem formulados.

Guarde seu texto
Pode parecer um paradoxo escrever de forma livre e agora guardar o texto. Concordo com você. Acho, porém, que é importante que o texto esfrie um pouco. dependendo do assunto, não haverá urgência na publicação. Nesse casp, uma noite bem dormida pode fazer com que aquelas ideias sejam provadas e eventuais equívocos, principalmente em textos opinativos, sejam eliminadas.

Revisar é um processo demorado
Quando pensamos e revisão, certamente, a ideia que vem à mente é a de erros cassos de Língua Portuguesa. Eles são problemáticos nos textos, mas tão graves quanto esses são os erros conceituais. Verificar suas antigas postagens é tão importante quando verificar seus rascunhos antes da publicação.

Escrever, pra você, pode não ser o passatempo predileto, mas em nossa vida, muitas são as situações em que a escrita será exigida. Sair-se bem nesses casos pode fazer a diferença entre o elogio e a perda de uma ótima oportunidade.

Considere a leitura dos artigos abaixo. Certamente, colocando-os em prática, tornar-se-á um belo escritor.


Técnicas de redação: erros comuns

O que fazer quando a ideia não é excepcional?

Existe receita para o bom texto?

3 comentários

Não sei como não caí neste blog antes.

Parabéns pelos excelents posts!

Reply

De todas essas dicas, a única que eu seguia era a de sempre anotar as minhas idéias. Uso o evernote, tanto no PC como no Ipod, quando estou fora de casa.

Vou tentar começar a seguir as dicas, valeu Bauru!

Reply

Legal teu blog. Se puder me visite, http://sindromemm.blogspot.com

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.