Como um discurso pode ser mascarado


Desde há muito já percebi, mesmo antes de estudar um pouco de Análise do Discurso, que nossas palavras podem ser mascaradas criando uma realidade que não existe verdadeiramente. Isso pode ser conseguido por meio de eufemismos, hipérboles, por meio da polissemia e muitos outros recursos linguísticos. Veja, por exemplo, o texto que recebi por e-mail recentemente:

Uma comitiva do Parlamento Europeu, a convite do Lula e da sua Ministra, após a suas cirurgias de fimose e próstata, visitam uma escola modelo no nosso país maravilha.
Numa sala da primária cheia de jornalistas, a ensaiada professora com ambição a uma futura boa colocação, pergunta aos alunos:
- Onde existe a melhor escola?
- No Brasil. - Respondem todos.
- Onde existe computador portátil, distribuído pelo governo?
- No Brasil. - Respondem.
- E onde há os melhores recreios da América do Sul?
- No Brasil. - Respondem mais uma vez.
- E onde existem as melhores cantinas, que servem os melhores almoços, com boas sobremesas?
- Nas escolas do Brasil!
A professora ainda insaciada, continua:
- Onde é que vivem as crianças mais felizes do mundo?
- No Brasil! - Respondem os alunos com a lição bem estudada.
Os tradutores lá iam informando a comitiva estrangeira que abanava a cabeça, cépticos.
Nisto uma garota no fundo da sala começa a chorar baixinho.
Com as televisões em direto, Lula, para impressionar convidados e jornalistas, pondo-se a jeito para as câmaras, resolve acudir à menina perguntando-lhe:
- Que tens minha Menina?
Resposta imediata da menina, soluçando:
- QUERO IR PARA O BRASIL!

Há algum tempo, vemos propagandas governistas bradando que muito tem sido feito pela educação de forma geral. Como professor, estou dentro do vulcão e vejo bem a maneira como os recursos são destinados, a burocracia para liberação de verbas e, pior, a maneira como aqueles que recebem essas verbas valorizam o que lhes é dado.
Escolas depedradas, banheiros que precisam ficar trancados enquanto os alunos estão em sala de aula, lousas tão esburacadas quanto as rodovias federais, giz de péssima qualidade levando professores a tirar licença por agravamento de alergias e por aí vai. Eu também quero ir para este Brasil que a menininha da história menciona. Eu também quero ir para o lindo lugar onde professores recebem o suficiente para garantir os direitos constitucionais, onde eles não precisam dividir-se em duas, três escolas para ter um salário digno e que dê o sustento da família. Eu também quero ir para este lindo lugar.

2 comentários

Cara dei pala com encerramento do texto e o curinga com todo ar de ironia, futuramente devo rooubar esse gif de vc ahhah +D

Reply

Você disse tudo meu caro, huahuahua é assim mesmo que tudo gira... como disse nosso amigo aí em cima eu já roubei o coringa, ele ficou perfeito no texto sem ele o texto poderia até perder a graça

Acabei de indica-lo nos links da semana
Abraços

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.