Pare de fumar em 2010


Não adianta. Por mais que você tente me convencer que todos temos direito a fazer as coisas que escolhemos, não entra na minha cabeça como é que alguém pode deliberadamente atentar contra a própria vida. Não consigo entender como é que um cardiologista, por exemplo, consegue consultar alguém com problemas cardíacos agravados pelo uso do cigarro e no intervalinho sair para fumar com a enfermeira nos fundos do consultório. Se como eu ouvi a “sua persistência saiu pra comprar cigarro e não voltou até agora”, não desanime.
fumante blogueiro morteVi inúmeras vezes médicos afirmando que o tabagismo é uma doença e não uma escolha, um grito de liberdade. Se você, meu leitor, é fumante, observe o seguinte:

- Não acredite que apenas a vontade basta para parar de fumar;

- Levar a vida de forma menos estressante contribuirá para parar de fumar;

- Não mantenha a rotina que tinha quando fumava. Deixe o cafezinho naqueles horários e as companhias que te convidavam para fumar;

- Avalie as situações que provocam recaídas;

- Não pense que se deixar o cigarro você vai começar a engordar. Eu não fumo e engordei pra caramba. Faça exercícios.

Na minha família sempre houve quem fumasse. Tive casos de amigos que morreram em consequência do fumo e a tv mostra isso constantemente. A escolha é sua. O que não dá pra permitir é que continuemos respirando a fumaça produzida pelos fumantes. O discurso de que os incomodados é que devem se mudar não funciona nesse caso.

2 comentários

Eu sei porque você não consegue entender: Porque você não fuma...

[]'s
Compulsivo

Reply

Você tem razão, Compulsivo. Mas se eu traçar um paralelo com outras situações tão viciantes quanto essa, certamente entenderei que não é fácil. Mas você há de concordar comigo que alguém que convive constantemente com pessoas adoentadas deveria se sensibilizar um pouco mais, não? De qualquer forma... gostaria muito que meus amigos parassem de fumar assim como eu gostaria de abandonar tudo que considero vício.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.