Análise de charges religiosas


Esta charge cuja análise faço hoje foi publicada no jornal ‘O Estado de São Paulo” numa quarta-feira. Vejam a importância do conhecimento prévio para a correta decodificação da mensagem:

charge-666-diabo

A personagem em questão é o Penadinho, fantasma criado por Maurício de Souza. Ele conversa com um personagem que representa o diabo.

Superfície do texto

Penadinho surge  eufórico, fato comprovado pelo marcadores textuais e a leitura do texto não-verbal: a exclamação na fala do primeiro balão e o sorriso em seu rosto. Oferecendo uma rifa para a personagem que representa o diabo, tem como resposta a seguinte frase: “Tem o 666?”. Eles estão num cemitério, pois se vê ao fundo as lápides. O diabo é reconhecido pelos elementos que o constituem: tridente na mão, capa, chifres. Embora a tira esteja em preto e branco, pressupõe-se que sua roupa seja vermelha.

Interpretações

A charge exige do leitor algumas informações que não constam na imagem nem no texto. A primeira refere-se ao reconhecimento do ambiente e dos participantes. As pistas textuais presentes nos levam a uma compreensão diferente do cartoon. O ponto principal, no entanto, é a fala do diabo:

“Tem o 666?”

A escolha do número não ocorre por acaso. Segundo a Bíblia, o número que representa a besta, o diabo é o número 666. Ele escolhe este número demonstrando certa afinidade com o mesmo, fato corriqueiro quando se vai escolher um número numa rifa. Exige-se do leitor, portanto, essa informação, pois sem a qual a leitura ficaria muito prejudicada.

2 comentários

Se fosse o Bauru pediria 171 ahhahahha

Sem conhecimento do CP, esta interpretacao ficaria prejudicada ou não (por se tratar de giria já popularizada)

Reply

O correto é "O Estado de S. Paulo", o verdadeiro nome do jornal, assim como "Folha de S. Paulo". "O Estado de São Paulo" ou "Folha de São Paulo" não existem.

Forte abraço!

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.