Análise de charges sobre política


Piada pronta. É assim como são definidos os assuntos que rendem piadas fáceis. O Brasil por si só já é um grande produtor de piadas prontas, mas dentre os assuntos, a política é a campeã. Seja pelo dinheiro na cueca, seja pelas gracinhas feitas pelo standup brasileiro, o material é farto. Veja, por exemplo a charge abaixo:

[CHARGE] Conselho de ética do galinheiro

A imagem faz referência ao Conselho de Ética do Senado. Nela se veem três raposas caracterizadas como integrantes do mesmo. O humor presente na imagem consiste na associação do nome do conselho e aquilo pelo qual eles são responsáveis. Todos sabemos que as raposas são predadoras naturais das galinhas. Tem-se então que os responsáveis por cuidar de algo são os principais predadores.
A charge apresenta algumas pistas textuais que nos levam a esta interpretação. O nome no alto, “Brasília”, numa clara indicação que se refere à capital política do Brasil, as personagens vestidas de terno, sérias. Os ternos de cores diferentes, mostrando que, mesmo que pertençam a grupos distintos, os interesses são os mesmos. O nome do conselho, “Conselho de ética do galinheiro”, ainda retoma a ideia de que o lugar é uma bagunça, remetendo à figura do galinheiro onde não há ordem.

2 comentários

Eu não gostei da charge. Acho que o editor pisou na bola, a charge seria mais contudente se fosse "conselho de etica do galinheiro" e consta-se entre as galinhas uma raposa. Ficaria mais explicito que algo está errado na relação entre que fiscaliza e quem é fiscalizado.

Principalemnte que a merá menção das palavras galinheiro e galinha tem um sentido mais perjorativo, que a possivel assossiação entre as figuras de raposa politico corrupto, ladrão, sem-vergonha e ladrão-de-galinha que poderiam ser feitas

Reply

gostei da charge pois fica claro a distorção da palavra ética onde a tal deixa de ser vista como um principio que beneficia a todos e passa a beneficiar um grupo distinto,e claro que as galinhas sempre serão vitimas das raposas ou seja aí as raposas representam a seria falta de ética, na mostrada na forma de humor.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.