Bandeira branca amor…


As últimas notícias dão conta de que muitos blogueiros (guardadas as devidas proporções)  têm sido processados por causa de posts em que criticavam serviços ou pessoas e até por causa de comentários feitos em seus blogs. espalhando terror, descobriu-se um novo filão para advogados. Processos movidos contra blogueiros ou empresas (como foi o caso do Rubinho contra o Google).

bandeira branca paz
Há algum tempo, conversando com a Ariane pelo Twitter, soube que haviam entrado em contato com ela, ameaçando-a caso não retirasse um blog do ar. Não me recordo o motivo, mas o que impressiona é que a pessoa que fez isso não percebeu que a única relação que havia entre o “ato ilícito” e a “professora”, como a Márcia a chama, era o fato dela ter feito o template que o dono do blog usava.

Outro caso de maior repercussão, no entanto, é o do blogueiro que teve os bens penhorados. Entenda a história lendo este post.

Esses casos mostram, pelo menos pra mim, que estamos num terreno perigoso. Dia a dia temos visto pessoas recebendo indenizações por danos morais, outras sendo ameaçadas e, além disso, verdadeiras guerrinhas entre blogueiros. Não cabe falar aqui sobre liberdade de expressão. Muitos, como a própria Juliana, já abordaram o assunto e sei que o Hugo falaria com mais propriedade sobre as consequências de um processo. Este post é apenas para dizer que levantei a bandeira branca. Não mais falarei sobre os #mimimis, nem sobre a situação precária em que se encontra a Educação no Estado de São Paulo. Não mais criticarei os políticos que escondem dinheiro na cueca, não serei mais sarcástico com alunos que ficam de recuperação e me fazem elaborar 5 avaliações diferentes (isso não é hipérbole). Não mais tirarei sarro de torceres de outros times. Enfim, serei o autor de um blog sobre amenidades.

Aviso ainda que já procurei tratamento médico e que finalmente acertaram a dose do meu remédio. Desconsiderem, portanto, tudo que já foi escrito de crítica por aqui. Juro, não estava gozando de minhas perfeitas faculdades mentais.

Recomendo, ainda, a leitura dos posts:
*Olhando a letra da música, vi que nada tem a ver com o assunto do post, mas fiquei pensando nela desde que decidi escrever isso aqui.

4 comentários

Acho que também falarei só de amenidades, ficarei na janela olhando a banda passar e, principalmente, direi aos meus alunos que esqueçam aquela parte da aula em que eu digo "Vocês precisam ser mais críticos!". Outrora, as pessoas eram presas por falar demais; hoje, somos processados!

Reply

Temos que ver a intenet como um meio, temos que ve-la como mais uma extensao da vida.

Como tal, não podemos considerar uma terra de ninguém, onde tudo vale e tudo pode, razão pela qual, o mesmo respeito e a mesma conduta que tenho na rua deve ser aplicada aqui.

Quero dizer que todos os processos que levaram prejuízos aos blogueiros tiveram um bom fundamento e de certa forma tinha uma certa razoabilidade.

Por outro lado, vejo que a justiça tem sido utilizada como instrumento de censura, mas para aqueles que tem certeza que blogam dignamente não devem se abalar diante de ações judiciais sem fundamento.

Assim diferencio opinião de ofensa e injúria. Esta mistura que costuma acabar em processo...

Reply

Sinceramente? Eu não tenho medo de ser processdo, portanto, continuarei a escrever como sempre, reclamar como sempre e opinar sempre que possível. Minha opinião em primeiro lugar!

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.