Só quem é burro entenderá isto


Noutro dia, não me lembro em qual discussão eu estava envolvido quando, num determinado momento, uma das pessoas falou que eu era muito irônico. Se isso tivesse vindo do Caio ou do José, eu levaria como elogio, mas como veio dessa pessoa… me ofendi, fiquei sem vontade de cantar uma linda canção.
Por um instante, me peguei pensando no significado que algumas palavras possuem e em como a maioria das pessoas usa como se dominassem esses sentidos. Ironia. Ironia. Você sabe o que é ironia?
Ironia é a declaração de algo diferente do que se deseja comunicar realmente. Aproveitando-se do contexto, utiliza-se as palavras que devem ser compreendidas no sentido oposto do que aparentam transmitir. Por meio dessa afirmação, o emissor expõe, ainda que veladamente, sua verdadeira opinião sobre o fato em questão. Querem um exemplo?
“As moças entrebeijam-se porque não podem morder-se umas as outras. O beijo delas é a evolução da dentada da pré-avó macaca.”
A frase acima, escrita por Monteiro Lobato mostra claramente que o gesto observado foi retratado de maneira a depreciar o ato das moças. Será que Monteiro Lobato foi sarcástico, Hugo? E essa?
“Moça linda, bem tratada/três séculos de família,/burra como uma porta:/um amor.”
Intenção ou não, a ironia é um recurso que apenas algumas pessoas podem usar com intensão . Dentre elas, o Cardoso é o mestre.

3 comentários

definitivamente, odeio ironia...

Odeio mais ainda quando eu falo algo, e todos pensam que é ironia, devido a raridade da situação. Como por exemplo:

"Adorei o novo Orkut!", como todos não gostaram do novo orkut, acham que eu estou sendo irônico. E isso é muito comum, pois tenho a mania de ser do contra.

Reply

MInha ironias muitas vezes são sutis e muitas pessoas nao percebem, até pq não faço questão de ser tao exagerado, assim, poucos acabam percebendo.

Perceba que quanto mais exagerada é um frase irônica mais fácil para detectá-la.

Ex: No nosso país nunca existiu corrupção, vivemos numa linda e esverdeada nação.

Ex 2: Hugo é um cara legal.

Perceba que a segunda as vezes pode passar batida. augeiugeiy

Reply

Belíssimos exemplos, Hugo. A segunda frase era irônica? Não acho!

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.