Princípios básicos da trollagem gramatical



Há quem só saiba fiscalizar.

A brincadeira em torno desse post do Caio Lausi levou-me a pensar no quanto somos intolerantes com os erros dos outros. Apesar de termos plena consciência de que eu, a Viviane e o Teilor estávamos ali apenas para prestigiar nosso futuro Cony (se não der certo, tente contos no estilo da Surfistinha), muitos vivem apenas para criticar o que leem por aí (quando leem). Por isso, fique atento para que não seja conhecido por aí como o "pseudo-patrulheiro gramatical".
Para evitar esse tipo de problema, vejamos o que pode ser feito:
1. O erro encontrado é uma oportunidade para que se dê o processo ensino-aprendizagem. Não faça drama em cima do erro do blogueiro. Não promova um verdadeiro banho de sangue.

2. Ninguém erra voluntariamente. Fazer alarde em torno de um equívoco pode inibir o dono do blog se ele estiver começando. Mesmo que ele erre muito, procure encontrar pontos positivos.

3. Escrever para alguém corrigir é uma situação artificial. Já vi piadas com isso. Muitas vezes, um texto bem escrito não recebe nenhum comentário elogiando, mas basta trocar um maU por um maL que choverão pasquales no seu blog.

4. A obediência às regras da Gramática Normativa é apenas um aspecto a ser avaliado, não é tudo. O texto tem uma função social e esta resume-se em uma única palavra: comunicar.

Comunicar é tornar comum um pensamento.

Agora, meu caro e minha cara, se você é blogueiro (a), continue lendo.
O que você pensa que está fazendo? Ninguém espera que você seja um Pasquale e nem que seja um parnasiano aguado, mas um mínimo de cuidado é sempre necessário. Ninguém escreve para as gavetas. Ainda que você diga que o blog é seu, crie vergonha nessa cara e preste atenção no que escreve. Não estou me eximindo dos erros. Uma rápida visita aos meus posts renderá uma chuva de comentários do tipo "hipócrita", "fariseu", "preto" e coisas piores, pois também erro, mas você tem a obrigação sim de escrever corretamente. O texto tem uma função social e precisa ser sempre bem elaborado. O conteúdo é importante,  a forma também.
  • Faça exercícios estruturais;
  • Monte períodos curtos;
  • Evite muitas adjetivações
  • Cuidado com palavras de grafia parecida
  • Fique atento à pontuação.
Por último, não se esqueça de que eu visito seu blog, sou assinante do feed e não hesitarei em corrigi-lo. Isso porque tenho telhado de vidro e quero ser corrigido quando errar.

4 comentários

Pode visitar o meu blog e corrigir na hora que você quiser, mas lembre-se que eu odeio, abomino, hojerizo, detesto, deprecio, desprezo, anatematizo essa nova e malfadada reforma ortográfica.
E faço questão de frisar isso para todos, sem excessão! E se isso me faz um deliqüente da norma culta da língua, então eu serei um criminoso! Vocês vão ter que me agüentar! :o)
E viva o trema!!!

Reply

Eu não sei se gostei desçe seus comentario.
E o mais pior revela um grande da sua falta de ignorancia com a pessoas menas capazes de escrever a nivel de gramatica, sintacse da liguagem assim escrita...sei-lá mil coisas.
Mas pra não ser um espirito de porco e irei fazer um adendo as suas sugestões, aham:
" Cuidado pra não deixar frases incompletas pois ao faze-lo pode deixar seu racioncio"

Reply

Gostei do post!

Já aconteceu comigo uma vez. Escrevi algo errado, e ai aproveitaram para trolar...

Reply

Li este post e fiquei uns dias sem saber o que comentar ou se tinha alguma coisa para comentar.

Mas pensando com os meu botões, essa questão da trollagem é muito complicada, porque o que você entende como um comentário de um troll pode ser entendido de outra forma por outra pessoa.

Uma coisa interessante, é que eu mesmo já fui acusado de trollar muitas vezes quando ainda usava o Orkut, mas isso porque costumava freqüentar comunidades relacionadas a ciências ou filosofia, e lia o tempo todo textos tentando provar a existência de Deus ou contando alguma história maluca do tipo 'lenda urbana'; ai eu acabava postando links e comentários para esclarecer ao autor da discussão e aos membros da comunidade que o argumento dele era inválido ou que a história era falsa, ai era batata; eu acabava expulso da comunidade acusado de trollar as discussões.

Essa minha experiência com o Orkut apenas me ensinou que as pessoas são bastante sensíveis em relação as suas crenças ou as suas 'produções'. Mesmo quando se pretende fazer uma critica construtiva, é importante tentar perceber se o alvo da critica está preparado para recebe-la; principalmente quando suas criticas são puramente analíticas, como as que costumo fazer.

Sorte que o Caio é um cara inteligente; porque senão o comentário que fiz no blog dele seria um motivo bastante plausível para cortar relações (virtuais) comigo.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.