Escrevendo certo após a Reforma Ortográfica


Ortografa 1

Tirando o meu amigo  Cidão, que declara aos quatro ventos que não se adequará à reforma Ortográfica, muita gente tem corrido atrás para aprender a escrever novamente. Nem acho tão grande assim para justificar o estardalhaço que fazem, mas achei uma boa chance de ganhar dinheiro. O número de revisões solicitadas aumentou e até algumas aulas particulares eu tive, a contragosto, de dar. Se você não aprendeu e nem faz questão de aprender, mas precisa escrever adequando-se às novas regras, um bom auxílio pode ser dado pelo site Ortografa. Simples se você já sabia escrever na “forma antiga”. Inútil se você é desprovido de conhecimento das regras mais simples (um eufemismo para analfabeto).

Veja como funciona:

Acesse o site Ortografa. Na página inicial você encontrará o seguinte campo:

Ortografa2 Copie o texto que deseja verificar e cole na caixa de texto.

Ortografa 3

Repare que escrevi cometendo, propositalmente, alguns erros. Cliquei em “Ortografa"e tive como resultado o que está na imagem abaixo:

Ortografa 4

O site corrigiu a grafia do verbo “parar”, que perdeu o acento diferencial, mas não corrigiu a grafia da palavra “Brazil” nem a pontuação incorreta, pois não se deve separar elementos que mantiverem relação sintática direta. Neste caso, separei o sujeito “Brazil” do verbo “parar”. Isso comprova o aviso dado no próprio site:

Ortografa 5Fica a dica então. Precisando de um professor particular e morando na região de SJC, fale comigo, pois a preços módicos posso ajudá-lo a aprender um pouco mais da nossa língua-pátria.


1 comentários :

Esperto, caro colega, vendendo o seu peixe. Mas você está certo.
E sim, eu abomino essa nova reforma. Ainda não aconteceu nada que me fizesse mudar de opinião.

Quanto aos corretores que há na internet, bem, eles são falhos em qualquer quesito. Nada como um professor ao seu lado para ter a sensibilidade de corrigir corretamente.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.