Como garantir uma boa nota na redação


Este post deveria fazer parte de um outro projeto como o de redação para o Enem, mas como ele está no início, resolvi trazer para onde posso ajudar mais pessoas. Nos últimos dias, publiquei alguns artigos cuja leitura recomendo:

Como escrever bem em 10 passos.
Como ir bem na redação do ENEM.
Como escrever uma redação nota 10.
Considerações sobre o ato de escrever redações.

Voltando ao post, você já se perguntou “como garantir uma boa nota na redação do ENEM?” Agora que todos sabemos qual o tema que seria usado na prova desse ano, só nos resta prestar atenção em tudo que está acontecendo. Que o tema teria a ver com a questão social todos sabíamos, por isso, vamos lembrar de algumas coisas importantes a serem feitas nesse tempo antes da nova data ser anunciada.



Como se preparar antes das provas?
 
É sempre importante ler jornais e revistas porque os temas sociais (como o Estatuto do Idoso) e atuais têm predominado nos principais vestibulares do país nos últimos anos. A leitura também ajuda a aumentar o vocabulário.

O que deve ser lido?
 
Em primeiro lugar, leia os editoriais dos jornais, que são bons modelos de dissertação. Durante a época em que trabalhai numa metalúrgica, sempre pegava os jornais mais velhos e recortava textos que me chamavam a atenção. Me espanto ao verificar que textos de 1990 ainda estão em pastas, amarelados, mas úteis quando quero montar propostas de redação. Por serem textos atemporais, muitos podem ser usados por anos. Neles, é possível perceber as técnicas de argumentação. Pra completar o trabalho, reescreva-os mudando o vocabulário

Produza! ninguém é faixa-preta em algo só lendo tutoriais.
 
Se seu professor não aplica redações todas as semanas, não há desculpa para não fazer. Há bons sites com propostas bem elaboradas. Sugiro o do profº Hélio Consolaro. Quando receber textos de seu professor, reescreva-os corrigindo o que foi assinalado.

Siga gente “polêmica” no Twitter
 
Conversar sobre temas polêmicos e exercitar sua capacidade de concisão e de argumentação é possível se você for usuário do Twitter. Siga-me, veja as pessoas com quem converso e faça o mesmo. Lembre-se de que conversar sobre assuntos polêmicos pode aumentar o seu repertório de argumentos. Se está lendo meu blog numa lan, proponha a seus colegas que deixem que você leia o texto deles e que façam o mesmo com os seus.

Leia (e ouça) textos de outros tipos
Não deixe de prestar atenção em outros tipos de texto, como histórias em quadrinhos e letras de música, que podem aparecer na coletânea de textos apresentados. Ainda que não  seja na redação, no ENEM são usados esses recursos como tabelas, charges, cartoons, placas. Tudo é texto e tudo pode ser usado na formulação da proposta de redação. Uma outra sugestão que acho imprescindível é ouvir bons podcasts. Há uma infinidade de bons arquivos por aí, mas o Nerdcast é insuperável. Ouçam, por exemplo, o feito sobre o 11 de setembro. Muito bem elaborado e com convidados que valorizam a discussão.

4 comentários

É, prof., não dá pra ter receitas prontas, mas há algumas dicas que podem dar mais segurança pro "escrevedor". Estar sempre antenado, buscando se informar e se atualizar, ler muito e escrever na mesma proporção, fazem do registro escrito algo menos doloroso e assustador. Nada de bicho-papão desconhecido, mas atividade humana comum, deliciosamente interessante e desafiadora.

Reply

Nívea Maria, minha querida amiga, você tem razão...receitas prontas dão segurança, mas travam o aluno. Qualquer mudança faz com que ele fique perdido. Concordo contigo quando afirma que a escrita é uma "atividade humana comum, deliciosamente interessante e desafiadora." Pena que a maioria ache que é privilégio de alguns como nós.

Reply

Acho que além da clareza e objetiva, o que deixa o texto muito bom é sua fluência e facilidade de levar as idéias ao leitor.

Esta é uma das minhas maiores dificuldades, mas com o tempo tudo se aprende.

Reply

Hugo Meira, a fluência depende de muitos fatores, inclusive do leitor. Basta inverter a ordem direta do enunciado (colocar o sujeito depois do verbo) que muita gente se enrola todo pra entender o que foi dito. Se formos nos preocupar demasiadamente com a redação do texto para os analfabetos, já já voltaremos a grunhir apenas.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.