“Dicas Blogger”: o arauto dos blogueiros


banner Apregoador das boas virtudes no mundo digital, em 31 de agosto de 2007 nasceu o Dicas Blogger (doravante DB). Leia de novo. Eu disse DB (Dicas Blogger) e não TDB (Tudo De Bom) embora as duas siglas sejam sinônimas na minha cabeça. Se “antes de conhecer, nem louvar nem ofender”, não corro mais o risco de parecer usar de um sentimentalismo extremo, nem de reproduzir apenas o que ouvi da boca dos outros. Resolvi, então, narrar aqui apenas o que posso encontrar em minha reminiscências.

Escrever sobre o blog da Juliana Sardinha (nas palavras dela, psiquiatra, geek e blogueira) é uma tarefa meio complicada. Não entendam o “meio complicada” como recurso de retórica pra ganhar o público. Afirmo com certeza que é um pouco difícil, pois o provérbio já diz que “gosto e cor não se discutem” e sempre que falamos do que gostamos corremos o risco de sermos parciais demais na análise e contaminarmos o discurso com nossas preferências… Não há, meu leitor, como citar o DB sem dizer que foi paixão à primeira vista. Poderia até falar que é o melhor metablog devido às atualizações constantes e por peneirar o que há de melhor nos outros, mas vou me ater, inicialmente, a uma coisa bem superficial. O que me fez gostar de cara do DB foi o layout. Nunca acreditei em influência de signos na personalidade das pessoas, mas das vezes que li (inclusive uma há meia hora) sempre vejo a descrição de que um virginiano é muito organizado. Sempre gostei de “cada coisa em seu lugar”, simétricas, combinando as cores (se me chamarem de emo, xingo minha ex-namorada. Sei que não gostarão de saber quem é). Já usei por três vezes os templates da Juliana.

Posso afirmar com toda segurança que há muito o blog da @julianasardinha ocupa um lugar de destaque nas customizações do meu modesto diário virtual. Desde quando eu deixei de “comprar gato por lebre”, passei a acreditar que “apenas o desejo não é suficiente para realizarmos nossos ideais”. Por isso, busquei no DB o que eu precisava para arrumar a casa. Ali encontrei os widgets que queria, os hacks de que não precisava, mas que me fizeram mudar muito por aqui. Claro que não posso deixar de citar o Compulsivo. Sempre os dois ficaram  nas abas do Firefox aqui. Deu errado? Corro lá e descubro como arrumar.

Se, porém, “grandes naus recebem grandes tormentas”, podemos dizer que “nem tudo são flores” nessa festa. Estatisticamente, o DB, hoje, tem grande visibilidade. Isso traz muitos visitantes à procura de bons tutoriais, mas também atrai os sanguessugas da internet. Se existem aos montes aqueles que pensam que “achado não é roubado”, lá estamos nós, capitaneados pela Juliana, lutando contra. Não é estranho, no entanto, dizer que mesmo nessas adversidades, ela tem mostrado que “o homem que não é indulgente para com os outros ainda não se conhece a si mesmo”. Isso porque as lições dadas, as conversas que acompanhamos via twitter, mostram que, mais do que expor o aluno, ela quer ensinar a fazer direito através do DB.

Mais eu poderia falar acerca da zeladora do blog. Poderia citar a maneira gentil como trata da linguagem e, principalmente, de seus leitores. Isso acaba me aproximando mais dela, pois descobri que somos dois que consideram a boa escrita uma obrigação. Vou, no entanto, encerrar o post, pois quero mesmo é ganhar a camiseta que será dada ao segundo lugar!


6 comentários

Gostei! Aliás, gostei muito! Você foi simples e objetivo nas suas explanações sobre a Juliana.
Surge aqui um favorito para abocanhar o 1º prêmio da promoção do Dica Blogger.

Reply

Bauru,
concordo com o José Márcio.
Muito bom seu post.
Eiiiita, que esta será uma "briga" boa de se ver. Vou agorinha mesmo ocupar minha cadeira e assistir de camarote este duelo de Titãs, no ótimo sentido claro....rsss
Meninos, eu nao gostaria de estar no lugar da Juliana... decidir não será tarefa fácil!
Ai,ai, boa sorte querida Juliana.
Meninos, boa sorte a voces também ;o)

Reply

Ah! Voltei para agradecer o que disse no José Marcio.
Obrigada ;o)
Ainda estou toda prosa :P :D

Repito aqui, minhas palavras lá:

Bauru,
Uauuuuuuuuuuu!! Vc fez uma criança feliz hoje, euuuuu!!
Uhuuuuuuuuuu \o/ \o/ \o/
Hoje ninguém me aguenta, vou ficar insuportável...rsss+rss+rsss
Se não canso de ser meio moleca?? Eu não!!
Adoro!!! :P :D
Boa semana pra vcs.

Reply

Parabéns Bauru!!
Vc mereceu estar entre os 5 finalistas!
Concorri também e fiquei entre os destacados (isto já me encheu de orgulho...rs)
Passei para te felicitar e desejar boa sorte!
Abraços

Reply

Parabéns Bauru!
Eu cantei esta pedra ;o)
ABs

Reply

hehehehe... sacanagem, hein? Tudo pela camiseta :P

Mas que é verdade que o DB - ou TDB, que dá quase na mesma - é o melhor blog sobre blogs de todos, isso é. Putz! A Juliana manja mto; e é psiquiatra O.o

Acho até melhor que o Compulsivo, apesar de mtos posts dela sejam baseadas nas do Compulsivo. Mas a Juliana é mais didática.

Belo post. Que venha a camiseta, agora... hehehehe

Abraços o/

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.