Considerações sobre o ato de escrever redações


Qual a finalidade de escrevermos redações?

Comunicar!


Este é o fim principal de uma redação. Isso significa que escrever é um ato de comunicação. Engana-se quem pensa que ao escrever, estamos apenas dando vazão à criatividade. Escrevemos para falar quem somos, ainda que o assunto seja deveras técnico.


Qualquer um que se proponha a falar de algo num texto, seja ele dissertativo ou um post sobre a última Playboy da ex-bbb, precisa inicialmente compreender corretamente o enunciado contido numa proposta.

Um exame cuidadoso da proposta dá ao redator a exata delimitação do assunto, permite-lhe perceber de imediato como desenvolver o pensamento para não fugir do tema.
Essa postura conduz ao segundo ponto.

O esboço

Já ouvi histórias de escritores que deixam seus textos por anos numa gaveta para que eles envelheçam. Escrever, a não ser quando for uma notícia, movido pela paixão pode fazer com que as palavras venham carregadas de veneno. É bom refletir sobre o assunto. Há quem prefira esboçar mentalmente o que será escrito. Não é demais dizer que um plano sempre é necessário para que não nos percamos no caminho. Entender de onde se parte, como se vai e, principalmente, onde se quer chegar é essencial para que o texto forme um todo significativo. Quais são as partes do seu texto? Veja o que deve conter cada parágrafo no modelo abaixo:


Título
  1. Estabelece-se o tema que gerou a perplexidade
  2. Faz-se referência a fatos de conhecimento público.
  3. Comentários críticos são feitos.
  4. Observações finais são feitas e gera-se uma expectativa
É bom, no entanto, dizer que, se o assunto for científico ou de caráter interpretativo, deve-se dizer antes o que se vai provar, provar o que se havia proposto e enunciar o que já se provou. Não sei se perceberam, mas esta é a fórmula para se escrever uma tese.

Não se esqueça, ainda, de rever o que foi escrito. Veja se foram usadas as palavras ideais, se não há erros de grafia, se a pontuação valoriza o texto.

Por último, entenda que ninguém tem obrigação de fazer um texto de características literárias, mas escrever corretamente é obrigação.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.