Quem quer aprender a fazer resumos de qualidade?


Imagem em resumo
Nem sempre cortar sem critério é uma boa.
 
Muito útil na época de estudos preparatórios para o vestibular ou mesmo quando já se está na graduação e o professor pede a leitura de algumas obras, resumir é uma técnica que nada tem a ver com copiar determinados trechos aleatoriamente apenas para diminuir a extensão. É por isso que vou "ensinar" vocês a resumir de forma simples e eficiente.
Resumir um texto é reproduzir, em poucas palavras, o que o autor expressou de forma detalhada. É a síntese das ideias do texto e não das palavras ou frases como eu disse anteriormente. Uma ex-professora sempre dizia nas aulas de técnica de redação que "fazer resumos é útil para se aprender a relacionar as ideias principais do texto e entender com clareza o assunto."
 
Quais os cuidados na hora de fazer o resumo?
  • Não iniciar com expressões do tipo "O autor diz...", "O texto mostra...".
  • Não apresentar juízos críticos, opiniões próprias.
  • Não colocar exemplos nem explicações desnecessárias.
  • Manter a progressão em que as ideias aparecem, observando os elementos conectores.
  • Utilizar linguagem clara e objetiva.
  • Evitar transcrição de frases do texto.
  • A extensão do resumo deve ter de 10 a 15 por cento da extensão do texto original.
Por onde devo começar o trabalho?
 
Todo trabalho bem feito começa com uma boa metodologia. Isso significa que se todas as etapas estiverem claras na sua mente, o trabalho tem mais chances de ser completado com eficácia. Vamos a elas:
  • Leitura integral para tomar contato com o texto.
  • Esclarecimento de eventuais dúvidas de vocabulário.
  • Releitura para identificação do tema e sua delimitação.
  • Destaque das palavras-chave das ideias de cada parágrafo.
  • Elaboração do esquema das ideias do texto, atentando-se para o relacionamento entre elas.
  • Montagem do texto, seguindo a progressão das ideias.
Por último, é bom lembrar que se o texto a ser resumido for de pequena extensão, basta fazer o esquema das ideias principais de cada parágrafo. Se o texto for de grande extensão, um livro, por exemplo, será necessário apreender seu conteúdo através das partes ou capítulos.
P.s.: Este texto é parte de algumas aulas que preparei para a "Semana de hábitos de estudos" num colégio onde lecionei.

4 comentários

Caro colega, hoje em dia é mais fácil fazer control C + Control V. Algumas das dicas que você mencionou eu mesmo até cito em classe quando peço um trabalho de pesquisa. No colégio particular que trabalho o professor de português inicai sempre o ano letivo ensinando os alunos como fzer um trabalho de pesquisa, tem até uma formatação padrão, mas a grande maioria nem segue, nem está aí... É duro!

Reply

Dicas excelentes. Se algum dia, voltar a lecionar, peço permissão para usá-las. Enquanto isso, uso em benefício próprio. rsrs Um grande abraço.

Reply

Parabéns, gostei muito do texto. As dicas são realmente muito interessantes e observamos que um bom resumo exige tempo e competência.

Abraço

Reply

@crazyseawolf, normalmente as instruções são realmente para nós. Escrevo que a prova deve ser respondida com caneta preta ou azol. Eles leem e perguntam se podem responder a lápis. Quero morrer com a ignorância deles e com a falta de atenção.

@Lucy, tem toda permissão para usar e, se precisar de algo, sabe como falar comigo.

@ichusgate, todo e qualquer trabalho exige isso que você falou. A maioria, no entanto, prefere o caminho fácil da cópia sem crédito. Sabemos que gente assim não consegue nada na vida. Se consegue, é fugaz.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.