Como educar a memória


Você certamente não se lembrará do que vai ler, por isso, vá direto para as dicas finais.
Já ouvi muitas pessoas dizerem que não conseguem guardar datas, livros que leram, ou até mesmo a matéria para a prova de Português que fará na semana seguinte. Não culpo quem diz isso, pois até eu tenho certa dificuldade com algumas coisas. Livros, por exemplo. Leio-os, mas basta começar a leitura de outra obra para que o anterior dê lugar ao novo. Aprender, no entanto, é uma operação que não se resume a adquirir noções, mas consiste em reter o que foi lido, reproduzir e reconhecer uma série de experiências e pensamentos. É por isso mesmo que afirmo que memorizar é um processo que deve ser aprendido.

E agora, Bial, como faço?

Qualquer pessoa, ao terminar um trabalho, assistir a uma aula, ouvir o Nerdcast ou qualquer outra coisa, dá início a um processo de esquecimento. Quando falei sobre tomar notas, afirmei que é importante não confiar na memória. Não menti, mas entenda que isso também faz parte do processo de memorização.

Como educar a memória.jpg

Melhor eu anotar para não esquecer.

Como proceder para potencializar minha memória?

Para facilitar o aprendizado e fixar na memória os conteúdos aprendidos, basta proceder a uma série de operações sucessivas e gradativas no tempo. Repetir é importante, mas não só: saber de cor nem sempre vai além de um repetir mecânico. As dicas que proponho a seguir são parte de uma palestra a que assisti ainda no tempo da faculdade. Das dicas eu não me lembro, por isso olhei nas anotações dessa época:

  • ler mentalmente e compreender o assunto;

  • reler em voz alta;

  • concentrar a atenção em aspectos específicos: nomes, datas, ambientes, etc;

  • notar semelhanças, diferenças, relações;

  • repetir várias vezes em voz alta ou escrever os conhecimentos adquiridos (os pontos principais);

  • fazer fichas com esquemas que incluam, de um lado, a sequência das noções principais e, do outro, detalhes referentes a cada uma delas;

  • nunca esquecer de repousar, pois uma mente cansada aprende pouco e retém com dificuldade.

Confira os outros artigos da série:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.