Quem quer ser sem vergonha?


Não há culpados nem inocentes num banho de rio.

Noutro dia uma aluna perguntou-me se o correto era "dia-a-dia" ou "dia a dia". Disse a ela que dependia da intenção ao redigir o texto. Expliquei que "dia-a-dia" é substantivo que significa a sucessão dos dias; a labuta diária, o viver cotidiano, a rotina. Por isso, temos uma frase assim:

"A menina cuidava da aparência dia-a-dia."

Isso significa que ela cuida da aparência cotidianamente, rotineiramente. Já a expressão "dia a dia" significa a cada dia, um dia após o outro. Vi que no dicionário Houaiss há uma certa confusão nos verbetes em questão. Em algumas situações, as palavras são colocadas como sinônimos. Vou ficar com essas definições que já tinha como certas. Quer ver outro problema na construção dessas expressões com hífen ou sem hífen? É o caso das expressões "sem-vergonha" e "sem vergonha? Pergunto: O que você prefere?

"Gosto de meninas que são sem vergonha."

"Gosto de meninas que são sem-vergonha."


Não tinha outra imagem que combinasse com a frase.

Sim, a maioria dos homens querem as duas. Mais ainda se forem uma mistura das duas. A diferença?
- sem-vergonha = desavergonhada.
- sem vergonha = sem pudor nenhum.

Imagine a confusão se você escrever um boletim, publicá-lo e distribui-lo na igreja no domingo. Nele o texto de Romanos 1:16:

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê"

Na pregação, o pastor, padre, sacerdote, seja lá quem for, diz:

"Devemos todos sermos crentes sem vergonhas". Como é que você se portaria? Levantaria com raiva e nunca mais voltaria àquele lugar? É bom pensar nisso, né?

4 comentários

Tem coisas que são boas para o dia-a-dia e que devem ser feitas dia a dia.

ler o teu blog, é uma delas.

Reply

@Priscila, bom receber sua visita aqui. Sobre o que você disse, tem gente que pra comentar com qualidade é preciso falar bastante. Eles não te conhecem...rs. Beijos

Reply

Gostei, não sou um assassino da língua pátria, mas também não sou nenhum especialista e o aprendizado de novas expressões ou o conhecimento das suas variações, enriquece nosso vocabulário. Valeu!

Reply

Nada, @Tutor Unopar, o negócio é que maltratam tanto a Língua Portuguesa... pior é que escrevemos de qualquer forma e querermos ser claros. Não dá, o melhor é conhecer pra saber usar. Certamente, quem tem mais intimidade com os mecanismos linguísticos tem um poder maior, muito maior que a força física.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.