Trago ou Trazido? O que é certo?


Tentando dirimir as dúvidas de um amigo que elogiou o post em que eu falava sobre a praga do spam, trago uma breve explicação sobre o verbo "trazer". Assim como o verbo "chegar", ele não apresenta mais de uma forma de particípio (uma das formas nominais do verbo).
Existem verbos que possuem duas formas. Exemplos:

- salvar (salvado/salvo);
- aceitar (aceitado, aceito);
- entregar (entregado/entregue).


O verbo “trazer” assim como o “chegar” apresentam somente as formas regulares do particípio: "trazido" e "chegado". Locuções verbais nas quais estes verbos vêm associados a outros chamados auxiliares fazem o descuidados falantes da língua pensarem que é correto dizer “esse sapato foi trago para mim”. Portanto...
Eu tinha trago minhas mulheres para a festa particular. (Errado)

Eu tinha trazido minhas mulheres para a festa particular. (Certo)

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.