Você é melhor que um aluno de Ensino Médio?


Nessa semana haverá uma série de avaliações na escola pública em que trabalho. Nesse semestre, tenho apenas classes de 1º e 2º EM na Suplência. Como os terceiros anos ainda não têm professor, isso mesmo, ainda não tem, a cooordenadora pediu-me para preparar um teste a ser aplicado nos exames bimestrais. Minha pergunta é: você conseguiria resolvê-los?


A prova baseia-se no texto de Érico Veríssimo abaixo:

“OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO”

Estive pensando muito na fúria cega com que os homens se atiram à caça ao dinheiro. É essa a causa principal dos dramas, das injustiças, da incompreensão da nossa época. Eles esquecem o que tem de mais humano e sacrificam o que a vida lhes oferece de melhor: as relações de criatura para criatura. De que serve construir arranha-céus se não há mais almas humanas para morar neles?
5 Está claro que não devemos ficar deitados à espera de que tudo nos caia do céu. É indispensável trabalhar, pois um mundo de criaturas passivas seria também triste e sem beleza. Precisamos, entretanto, dar um sentido humano às nossas construções. E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausar para olhar os lírios do campo e as aves do céu.
10 Há na Terra um grande trabalho a realizar. É tarefa para seres fortes, para corações corajosos. Não podemos cruzar os braços, enquanto os aproveitadores sem escrúpulos engendram os monopólios ambiciosos, as guerras e as intrigas cruéis. Temos de fazer-lhes frente. É indispensável que conquistemos este mundo não com as armas do ódio e da violência, e sim com as do amor e da persuasão.
Quando falo em conquista, quero dizer a conquista duma situação decente para todas as criaturas humanas, a conquista da paz digna, através do espírito de cooperação.
15 Precisamos, portanto, de criaturas de boa vontade, que orientem a sua ambição, o seu ímpeto construtor e a sua coragem num sentido social e não apenas egoisticamente pessoal.
VOCABULÁRIO:
Arranha-céu: edifício de muitos andares.
Passiva: que não age nem reage.
Escrúpulo: delicadeza de caráter.
Engendrar: inventar, produzir.
Monopólio: domínio completo do mercado.
Persuasão: certeza, crença , insistência.
Ímpeto: movimento brusco, fúria, iniciativa.

1 – Segundo o texto, qual é a causa principal dos dramas, das injustiças, da incompreensão da nossa época?
  • A construção de arranha-céus;
  • as guerras;
  • a falta de amor;
  • a caça ao dinheiro.
2 – O que a vida oferece de melhor ao homem e este sacrifica em nome da ganância?
  • As relações de criatura para criatura;
  • os maravilhosos arranha-céus;
  • o dinheiro;
  • os lírios do campo.
3 – Segundo o texto, que conquista o homem deve realizar para conseguir um mundo melhor?
  • Uma situação econômica igual para todas as criaturas humanas;
  • moradia para todos;
  • uma vida de amor, sem ódio e violência, mas com dinheiro;
  • a conquista de uma situação decente para todos, através do espírito de cooperação.
4 – De que tipo de pessoas precisamos para construir um mundo melhor?
  • Aproveitadores sem escrúpulos;
  • pessoas riquíssimas;
  • pessoas de boa-vontade que trabalhem num sentido social;
  • pessoas corajosas.
5 - Observe o trecho do texto: “E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.” ( linhas 7/8 )
A palavra destacada foi usada em sentido:
  • conotativo;
  • denotativo.
  • próprio
  • real
P.s.: mantive o número ao lado das linhas caso você queira copiar para o Word e até aplicar em seus alunos.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.