Ô trem bão, sô! - post pra mineirada



Há algum tempo, logo após o almoço, enquanto verificava as atualizações dos sites cujo feed assino, deparei-me com a notícia de um acidente envolvendo trens. Por um instante, esqueci-me do acidente e aproveitei o fato de que em SJC há uma infinidade de mineiros pra pensar na origem da palavra trem. Isso porque é de conhecimento público o fato de que mineiro usa essa palavra pra praticamente tudo. O que para nós parece simples, não o seria se a manchete fosse essa:

"Trens batem de frente no Rio de Janeiro".

Certamente, a mineirada não daria a devida importância, já que pra nós isto quer dizer apenas que duas coisas bateram. Poderiam ser dois carros, um carro e uma moto, uma carroça e um carro de boi; ou até mesmo um choque entre uma mala de viagem e a mesa de jantar...

Viajei? Acho que não.
Consultei o Aurélio. Vejam o que ele diz:

Trem [Do fr. train.] Substantivo masculino.
1.Conjunto de objetos que formam a bagagem de um viajante.
2.Comitiva, séquito.
3.Mobiliário duma casa.
4.Conjunto de objetos apropriados para certos serviços.
5.Carruagem, sege.
6.Vestuário, traje, trajo.
7.Mar. G. Bras. Grupamento de navios auxiliares destinados aos serviços (reparos, abastecimento, etc.) de uma esquadra.
8.Bras. Comboio ferroviário; trem de ferro.
9.Bras. Bateria de cozinha.
10.Bras. MG C.O. Pop. Qualquer objeto ou coisa; coisa, negócio, treco, troço:
“ensopando o arroz e abusando da pimenta, trem especial, apanhado ali mesmo, na horta.” (Humberto Crispim Borges, Cacho de Tucum, p. 186).
11.Bras. MG S. Fam. Indivíduo sem préstimo, ou de mau caráter; traste.
Adjetivo de dois gêneros e de dois números.
12.Bras. MG Pop. Diz-se de pessoa ou coisa ruim, ordinária, imprestável; trenheiro: É um sujeito muito trem; São mulherzinhas muito trem. ~ V. trens.
(Bras. : é a abreviatura de Brasileirismo)


Vejam que o sentido de comboio ferroviário é apenas o 8º, e ainda é considerado um brasileirismo. Procurei saber e achei um comentário do profº Eduardo Paes que afirmava o seguinte: "O comboio ferroviário recebeu o nome de trem, justamente porque trazia, porque transportava, os trens das pessoas. Vale lembrar que nesta época o Brasil possuía uma malha ferroviária com relativa capilaridade e o transporte ferroviário era o mais importante, assim era natural que as pessoas fizessem esta associação."

Moral da estória: O mineiro tem uma instrução vasta, pois além de erudito, ainda é humilde e aceita que o pessoal dos outros estados tripudiem da forma como usa a palavra trem. Na verdade, acho que isto faz parte do espirito cristão do mineiro, ele escuta as gozações e pensa:

"Que trem, sô... mas que sejam perdoados, pois não sabem o que dizem"*.

*Não sei quem disse isso, se você souber, me diga!
Imagem via

1 comentários :

Como boa mineira que sou: Este post foi um "trem bão" dimais da conta, sô!

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.