Erros que não gostaria de ver - parte 5


Há erros, ou melhor, existem erros que, a não ser que você seja um estudioso da linguagem, passam despercebidos. Há outros, no entanto, que são gritantes. Dentre eles, chamo a atenção para três:

- "Não quero que ele seje prejudicado."
- "Ela é a que menas contribuição deu."
- "Se você estiver meia cansada, beba água, moça."

Se você não percebeu nenhum erro nos enunciados acima, clique aqui e leia todos os meus posts falando sobre Língua Portuguesa.

Quem escreve em bons blogs está livre do erro?


Não, meu impoluto leitor e minha desavisada leitora. Provei isso quando mostrei um um erro besta de um dos blogueiros que mais admiro, o Compulsivo. Volto a falar disso, pois lendo os feeds de hoje, não é que recebo outro erro desses que chamo de bobos? O Malcomtux comete, nesse belo post sobre o Campus Party, um erro ao flexionar um verbo impessoal (veja o print do blog clicando aqui).
Lá encontramos o verbo haver flexionado, como eu já disse, no plural, mas na norma culta, seja antes ou após o novo acordo ortográfico, ele deve sempre permanecer no singular. Identifique abaixo a alternativa que completa corretamente a lacuna:

a) ____________________ incidentes durante o encontro de blogueiros.
( ) houve
( ) houveram
( ) haveram
( ) haveu

Claro que a resposta certa é a primeira.
Teste seus conhecimentos concordância verbal baixando o arquivo em PDF.

Link para o arquivo

Como última coisa, não quero ser visto como o chato, mas sou. Qualquer um que se proponha escrever para toda e qualquer pessoa acessar deve tomar cuidado e usar, no mínimo, o corretor do Word. Por mais porco que seja, ele filtra uma grande quantidade de bobeiras que deixamos passar. Particularmente, ao ver um erro que poderia ser evitado com um pouco mais de atenção, deixo de prestar atenção ao conteúdo e passo a procurar outros erros.

P.s.: o crescimento nas visitas ao blog, no meu entender, deve-se em primeiro lugar ao novo foco dado aos posts. Sem deixar de lado o humor e a indicação dos links de sites de que gosto, passei a usar aquilo com que trabalho diariamente para produzir aqui. Como dizia, o maior número de acessos deve-se a isso, mas também à legião de investigadores de posts antigos publicados aqui. Claro, estão procurando com que me acusar. Fucem à vontade!

4 comentários

Ok! Parece que o corretor do MS Works que tenho no note realmente não é tão bom quanto do MS Word, hã? Mas tudo bem, eu assumo o erro, mesmo porque a gente não devia precisar de corretor para essas coisinhas bobas não é? Obrigado pela correção.

Agora sem querer ser chato, o print que você tirou não é pequeno demais para poder ser lido não? E também o link do meu nick está com algo como "http://www.blogger.com/%3Ca%20href=", acho que essa escapou na revisão!

Mais uma vez obrigado pela correção. Abraço!

Reply

Obrigado por indicar o problema do link, Eliezer. Já corrigi. Quando, numa conversa, disse a um amigo que queria mostrar alguns erros de norma culta que encontro nos blogs cujo feed assino, imaginei que alguém poderia não gostar disso. Não parece ter sido esse o seu caso, mas a maioria, creio, gostaria que eu indicasse o erro pelos comentários. Sei que se você for fuçar pelo meu blog (acho que perderei toda e qualquer visita futura de sua parte) verá que há coisas muito erradas. Além disso, se não fosse o pessoal que aparece em meus posts, provavelmente estaria no template Mínima e publicando as piadinhas que recebia de minha tia por e-mail. Agradeço sua primeira e, creio, única visita. Sucesso em seus trabalhos!

Reply

Pô! Tá me expulsando Cara!!! hehehe :D

Sério agora: Desculpe se pareci rude, não foi a intenção. Eu até achei interessante a ideia, claro, provavelmente muita gente não vai gostar e alguns famosos vão achar que é perseguição e tal, mas....... Fazer o que não é?

Reply

Para com isso, Eliezer. Será um prazer tê-lo aqui de vez em quando, pois a leitura do seu blog e as participações suas lá no grupo provam que tem bom gosto e que conhece bastante aquilo de que fala. O que fiz aqui foi apenas usar o texto de alguém que merece minha atenção para explicar algo que traz dúvidas a muitos mortais como eu. Quanto ao que disse, é verdade, podem não gostar, mas querem que eu tome qual atitude? Deixe passar? Só mesmo se eu não vir!

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.