Como fazer resenhas de qualidade


É muito comum na época de faculdade os professores pedirem resenhas de livros. A eficácia dessa atividade é comprovada, pois além de analisar o poder de síntese do aluno, é possível avaliar o senso crítico do mesmo, visto que ele deverá posicionar-se diante daquilo que acabou de ler. O que proponho aqui neste post é um exercício para que você apreenda mais sobre os livros de cuja leitura tenha gostado. Mais ainda, pra quem quer ter um blog com muitas visitas, normalmente esse tipo de informação é muito buscada.


O que devo saber antes de começar?

Antes de iniciar a atividade é preciso observar alguns aspectos:
  • Ao elaborar uma resenha, deve-se observar as especificidades de gênero e o contexto de produção;
  • Utilize seus conhecimentos lingüísticos durante a produção para que o trabalho seja eficaz;
  • Planeje o trabalho e faça um rascunho do mesmo;
  • Redija e não deixe de revisar o trabalho antes de mostrá-lo a alguém;
  • Reescreva sua produção considerando, é claro, a adequação ao contexto de produção
O que deve haver em minha resenha?

Quando falamos em alunos de Ensino Médio, as resenhas devem apresentar:
  • identificação e caracterização da obra;
  • apresentação de uma síntese do conteúdo da obra;
  • análise crítica do conteúdo da obra de referência.
Saiba que para fazer uma resenha, talvez seja importante uma pesquisa sobre:
  • seu contexto histórico de produção;
  • suas características de composição estrutural;
  • os recursos estilísticos do gênero.
O que é contexto de produção?

Outro ponto a ser observado nesse tipo de atividade é o contexto de produção:
  • quem será o interlocutor (e quais suas características);
  • qual a finalidade do texto (informar leitores da biblioteca da escola sobre o conteúdo das obras, compondo um acervo de resenhas; informar leitores de um jornal da escola sobre lançamentos de livros, por exemplo);
  • de que lugar escreverão (como alunos da série tal, por exemplo);
  • em que portador será publicada a resenha (fichas, folhetos, jornal da escola etc.);
  • em que lugar circulará (na escola como um todo, na sala de leitura, na comunidade escolar ampliada, por exemplo).

Sugestão de ficha de auto-avaliação

Deixo abaixo uma sugestão de ficha para avaliação. Os aspectos apontados devem ser adaptados conforme o público que fará uso da mesma.


P.s.: atividade adaptada do texto de Kátia Bräkling

2 comentários

No projeto que estavamos a conversar a resenha seria importante, mas muito formale trabalhosa, pelo menos para quem quer apenas passar o espirito de um livro sobre sua ótica.
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Enfim, agora sei formalmente do que se trata a resenha, pelo post, não me cansei nada em lê-lo, embora seja duas da madrugada....
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O ideal no nosso projeto seria um texto informal mesmo falando sobre o livro lido e o incentivo a leitura dele...
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Abraço!

Reply

Hugo, é verdade. Este tipo de resenha que abordo no post é aquela entregue a professores. Entendo que a proposta seja mesmo algo mais leve que instigue a leitura da obra e, quem sabe, a participação no "projeto". Bom saber que eu trouxe alguma elucidação teórica sobre o assunto. Vamos continuar pensando nisso. Creio que duas pessoas já estejam e mais uma participaria. Eu, você e o Caio.

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