Quando???


Num dos programas na Globo News, a comentarista Cristiana Lôbo disse : "Lula confessou aos amigos que quer ser lembrado, pelo seu 2º mandato, como um grande estadista, tal como Getúlio Vargas."

Muito justo, disse o amigo que mandou-me essa notícia. A indagação é apenas uma:

Quando será o suicídio?

Brincadeiras à parte, o suicídio sempre está presente em minhas aulas de Português. Isso porque a palavra é aceita, mas nela há o que chamamos de pleonasmo. Não se lembra ou então faltou naquela aula de Português com a professora bonitinha? Então será um afro-descendente da linhagem de Zumbi quem vai te lembrar. Veja, ou melhor, leia:

Pleonasmo [Do gr. pleonasmós, ‘superabundância’, pelo lat. tard. pleonasmu.]
Substantivo masculino.
1.E. Ling. Redundância de termos que em certos casos têm emprego legítimo, para conferir à expressão mais vigor, ou clareza. Ex.: Vi com estes olhos que a terra há de comer;
“Vi claramente visto o lume vivo / Que a marítima gente tem por santo” (Luís de Camões, Os Lusíadas, V, 18); “entraram no coche, carruagem sua especial dele.” (Camilo Castelo Branco, O Judeu, I, p. 117); “A vida continua. É seu ofício dela.” (Antônio Carlos Vilaça, O Anel, p. 99).
2.E. Ling. Circunlóquio, circunlocução.
3.Superfluidade, inutilidade.

Aprendeu? Não e quer que eu desenhe. Vamos ver se o grupo "Os melhores do mundo" resolve o problema de nomenclatura. Veja os vídeos abaixo:


Veja esse também dos "Seguranças do Zorra Total"


Voltando à questão primeira, é certo que, quando planejado, o suicida sempre deixa um bilhete. Invariavelmente, o tom é triste, pois creio que seja a melancolia a principal responsável por tal atitude, mas há quem se mate "por amor". Ainda sobre deixar algo escrito, uma dissertação de Mestrado em Psicologia Social defendida em 1992 na PUC-SP pela Marcimedes Martins da Silva trata disso. O título da dissertação é "Suicídio - Trama na comunicação". Você pode, inclusive, ver alguns bilhetes analisados na tese clicando aqui. Não na mesma linha, "Manual do Suicídio" é um blog que trata do assunto e que foi gerado, segundo os autores "numa monótona aula de Psicologia". Por último, penso que devemos cuidar daqueles com quem convivemos. estarmos atentos aos sinais que sempre são deixados e, ao menor sintoma, mudança de humor, procurar saber o que houve.

P.s.: veja também esse site.
P.s.2: há pleonasmo em suicídio, pois "sui-" significa "a si mesmo" e, invariavelmente, escrevemos "suicidar-se", pois este é um verbo pronominal. Há como matar-se a si mesmo?


Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.