Cacófato


Algumas coisas sempre geram risadas em minhas aulas. Cacofonia, por exemplo, é algo interessante a ser comentado, pois são problemas de linguagem que, muitas vezes, passam despercebidos. O profº Hélio Consolaro dá alguns exemplos em seu site.

"Não pense nunca nisso" Falou caniço.
"Já que tinha resolvido ..." Falou jaquetinha.
"O irmão pôs a culpa nela" Falou panela.
"Existe uma herdeira" Falou merdeira.

Segundo ele, "foi por causa do cacófato que chegaram a propor o uso do apóstrofo (na escrita) em expressões como "u'a mão", para evitar o som "mamão" na fala."

De acordo com a Wikipédia, "cacofonia, cacófato ou cacófaton, é o nome que se dá a sons desagradáveis ao ouvido formados muitas vezes pela combinação de palavras, que ao serem pronunciadas podem dar um sentido pejorativo, obsceno ou mesmo engraçado.

Hoje, principalmente aqueles que trabalham na mídia devem tomar cuidado com isso. Exemplo disso é o que o profº Sérgio Nogueira disse. Numa transmissão do jogo Brasil e Coréia ouviu '"Fábio Conceição pediu a bola e Cafu deu". Nesse caso, não se pode deixar de ouvir, como também no famoso "chuta Neneca, gol!".'

Engraçado é constatar que os cacófatos mais engraçados na opinião de quem ouve, são os que envolvem alguma expressão socialmente desagradável.
Relato ainda do profº Hélio, é cômica "uma receita fornecida em que a apresentadora fala: 'Amasse sal e alho no aparelho de socar alho'. Em seguida, com sorriso maroto, diz: "Perdão pelo cacófato inevitável!"
Bom, como disse acima, o cacófato, nos meios de comunicação é menos desejável ainda. Luciana Gimenez que o diga.

P.s.: não acham que ela deveria agradecer ao Mick Jagger?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.