O que são Feeds?


A Wikipédia traz uma boa definição de feeds. Transcrevo de forma editada o verbete de lá para linkar quando eu precisar aqui neste blog. Aproveite a leitura.

O termo Feed vem do verbo em inglês "alimentar". Feed é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias ou blogs. Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feed ao qual usuários podem se inscrever, no formato de um link.
Os servicos que possibilitam aos usuários assinarem diferentes feeds são conhecidos como agregadores. Um agregador é um programa que reúne as informações dos diferentes feeds escolhidos pelo usuário, e se conecta periodicamente ou sob comando do usuário para verificar a existência de novas atualizações.
Um dos agregadores mais conhecidos é o GReader, serviço do próprio Google. Para se inscrever em um feed basta incluir o link em sua lista de assinaturas do agregador.

Quais as vantagens de ter um feed?
Ainda segundo a Wiki, temos as seguintes vantagens em tê-los:

- Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e conteúdo de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado, o assinante do feed poderá lê-lo de seu agregador.


- Assinar um feed ou cancelar a assinatura são processos feitos no agregador, adicionando ou retirando o link para o feed. Não é necessário enviar um e-mail de cancelamento ao distribuidor de informação.

- Não é necessário enviar um endereço de e-mail ao distribuidor, preservando assim a conta de e-mail do usuário de efeitos negativos da internet como spams, vírus, ou roubos de identidade.

- Bons agregadores podem organizar a informação a ser lida de maneira personalizada, reuni-las ou classificá-las segundo especificações do usuário.

Se você tem um blog e quiser proporcionar essa facilidade aos seus leitores basta usar o Feedburner, mais um serviço oferecido gratiitamente pelo Google.

Leia o post na íntegra visitando o verbete na Wikipédia.