Significação textual – Descomplica


Vamos nesta lista de três exercícios falar um pouco mais sobre as construções sintáticas que estabelecem relações de significado no texto. Para isso, o estudante precisa estudar bastante interpretação e o descomplica é de grande valia para quem não pode pagar por um cursinho. Por isso mesmo escrevi este artigo onde tiro as dúvidas sobre o Descomplica de meus alunos e leitores do site.

TEXTO VI

SOB SUSPEITA DE FRAUDE, 40 MIL HABILITAÇÕES ESTÃO BLOQUEADAS EM SP

exercício-enem-interpretacao-descomplica (4)Esse número é o saldo de investigação que desmontou esquema de falsificação de documentos. Entre os presos, estão donos de auto-escolas e delegados.

As investigações de uma suposta quadrilha suspeita de falsificar e vender carteiras de habilitação deixaram como saldo 40 mil documentos do tipo sob suspeita de fraude em São Paulo. De acordo com o Ministério Público, as habilitações foram bloqueadas no último ano pelo Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Envolvidos no esquema, desmontado pela Operação Carta Branca, foram presos na manhã desta terça-feira (3).

A operação foi feita pela Polícia Rodoviária Federal e o Ministério Público. O Departamento de Trânsito ainda estava fechado quando o serviço de inteligência dos órgãos chegou. A orientação era recolher tudo o que pudesse comprovar o crime. Os documentos eram feitos com papel original, mas os dados do condutor eram falsos - inclusive exames médicos e psicotécnicos.

As carteiras de habilitação eram emitidas na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Ferraz de Vasconcelos. Os documentos eram enviados para auto-escolas de várias cidades da Grande São Paulo, que distribuíam as falsificações para oito estados. O esquema só foi possível, segundo as investigações, porque o delegado titular do departamento participava da fraude.

Ele foi preso em casa, em Mogi das Cruzes, também na Grande São Paulo, junto com a mulher, dona de uma auto-escola. Os policiais também apreenderam um computador e documentos.

Em Poá, na região metropolitana, os policiais encontraram caixas lotadas de cópias de documentos, dinheiro e cheques. A dona de uma auto-escola também foi levada. Na empresa dela, as provas do crime: um lote de carteiras que seria enviado para Minas Gerais. Ao todo, foram emitidos vinte mandados de prisão contra empresários, médicos, psicólogos e policiais.

As carteiras custavam até R$ 2 mil. Quem comprou o documento terá a habilitação apreendida e vai responder criminalmente por uso de documento falso.

Folha de São Paulo – 15/05/2008.

QUESTÃO 25 (Descritor: analisar as relações sintático-semânticas em segmentos do texto.)

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto / a dimensão semântico-formal dos textos.

Leia o período abaixo, extraído do texto.

“Esse número é o saldo de investigação que desmontou esquema de falsificação de documentos.”

Compare a frase acima com a seguinte versão:

Esse número é o saldo na investigação que desmontou esquema de falsificação de documentos.

A alteração no uso da preposição manteve as relações sintático-semânticas originais? JUSTIFIQUE.

QUESTÃO 26 (Descrito: relacionar mecanismo de sentido à sua significação.)

Assunto: Estrutura da oração / sintagma nominal / a dimensão semântico-formal dos textos.

As palavras se inter-relacionam em sintagmas nominais. Essas relações podem se dar por meio de estruturas diversas.

a) RETIRE do texto dois sintagmas nominais: um ligado a um sintagma adjetival e outro ligado a um sintagma preposicional.

b) MOSTRE, por meio de árvore sintagmática, o processamento das relações entre os termos que compõem cada sintagma.

QUESTÃO 27 (Descrito: relacionar mecanismo de sentido à sua significação.)

Assunto: Estrutura da oração / sintagma / a dimensão semântico-formal dos textos.

Os sintagmas estão, normalmente, vinculados a um outro termo dentro da estrutura oracional. Assim, as relações de sentido se processam por meio desses vínculos. Leia a frase abaixo observando as relações de sentido que o vocábulo “também” estabelece com os demais.

“Os policiais também apreenderam um computador e documentos.”

a) REESCREVA a frase alterando a colocação do termo destacado de forma a produzir um novo sentido.

b) EXPLIQUE o sentido da frase original e da versão feita por você, com base nas relações estabelecidas.

Gabarito dos exercícios

QUESTÃO 25

A troca da preposição ‘de’ pela contração ‘na’ não manteve as relações de sentido, uma vez que o referente foi alterado. Com a preposição ‘de’, o referente é ‘saldo’. No caso de ‘na’, o termo passa a se referir a toda a oração, tendo valor adverbial.

QUESTÃO 26

O aluno deve escolher dois trechos que apresentam as relações sintagmáticas indicadas e comprovar, por meio de diagrama, essas relações. Sugestões: Carteiras de habilitação / papel original / dados do condutor / exames médicos e psicotécnicos, entre outros.

QUESTÃO 27

O aluno deve colocar o vocábulo ‘também’ antes do sintagma nominal ‘os policiais’, fazendo assim com que o sentido se altere. Na frase original, o vocábulo também modifica o verbo. Se tal vocábulo for anteposto ao substantivo policiais, passará a se referir a ele, alterando o sentido básico da oração.


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