Tristeza e melancolia em letra e vídeo


As músicas dos últimos discos do Legião Urbana são bastantes melancólicas. Mesmo assim, continuam sendo letras bastante atemporais, pois falar de sentimentos ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. Ainda bem, pois, às vezes, a única coisa que nos sobra são as lembranças. Das músicas a que me referi no início um delas é L'Avventura. Vejam a letra e o vídeo logo abaixo. Dê play e acompanhe a canção.

 

Quando não há compaixão
Ou mesmo um gesto de ajuda
O que pensar da vida
E daqueles que sabemos que amamos ?

Quem pensa por si mesmo é livre
E ser livre é coisa muito séria
Não se pode fechar os olhos
Não se pode olhar pra trás
Sem se aprender alguma coisa pro futuro

Corri pro esconderijo
Olhei pela janela
O sol é um só
Mas quem sabe são duas manhãs

Não precisa vir
Se não for pra ficar
Pelo menos uma noite
E três semanas

Nada é fácil
Nada é certo
Não façamos do amor
Algo desonesto

Quero ser prudente
E sempre ser correto
Quero ser constante
E sempre tentar ser sincero

E queremos fugir
Mas ficamos sempre sem saber

Seu olhar
Não conta mais histórias
Não brota o fruto e nem a flor

E nem o céu é belo e prateado
E o que eu era eu não sou mais
E não tenho nada pra lembrar

Triste coisa é querer bem
A quem não sabe perdoar
Acho que sempre lhe amarei
Só que não lhe quero mais

Não é desejo, nem é saudade
Sinceramente, nem é verdade

Eu sei porque você fugiu
Mas não consigo entender
Eu sei porque você fugiu
Mas não consigo entender

Esta canção foi composta pelo Dado Villa-Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá. Fico, confesso, imaginando que tipo de história poderia haver por trás dela. Essa é um curiosidade que todo fã deve ter. Ainda hoje, por exemplo, lembro-me de quando o Paulinho Moska explicou como surgiu a letra da música Lágrimas de Diamante.

Não se preocupe mais
Com minha imperfeição
Não se pergunte mais
Porque me disse não

Se eu não procuro agora
O que encontramos antes
É só porque a noite chora
Lágrimas de diamantes

Lágrimas de diamantes
À noite, lágrimas de diamantes
De dia lágrimas, à noite amantes
Lágrimas de diamantes

Confira o vídeo da música Lágrimas de Diamante no Youtube

É… Caramba, a música toma outra forma, outros sentidos quando sabemos em quais contextos elas foram escritas. Bem, contexto por contexto, o meu é bem coerente com essa e com aquelas.


Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.