Resoluções concretas de ano novo


Não é necessário ser gênio para saber que é preciso esquecer os fracassos do passado, tirar lições e planejar um futuro melhor. Gerenciando corretamente o processo, aumentamos as chances de nossas resoluções darem certo.
imagem_gratis_dicas_internet
Conversando com quem entende do assunto e lendo algum material que tratava disso, separei algumas ações e sugestões para fazer dar certo.
  • Limite a quantidade: não é razoável imaginar que você conseguirá mudar vários pontos da sua vida de uma vez só… por mais que seja esse seu desejo. Pensar que conseguirá apenas porque colocou no papel algumas resoluções é outra ilusão. E a própria quantidade de desejos que muitas pessoas colocam na sua lista de expectativas para “o ano que vem” ajuda a dar uma desculpa para descumprir.
    Escolha bem, escolha poucos, e leve a sério – se possível, defina um único objetivo! Muitas vezes, seu objetivo pode ser simplesmente tirar de sua vida aquilo que impede seu crescimento como um vício…
  • Junto com o seu objetivo defina uma meta: os objetivos de ano novo já compartilham entre si uma característica de meta: têm tempo para serem executados: serão executados “no ano que vem”. Então aproveite e defina o seu único objetivo já na forma de uma meta desafiadora, alcançável e mensurável. Alguns exemplos (que deixam de mencionar o horizonte temporal por razão óbvia): perder 6kg sem voltar a recuperá-los, praticar esportes 3x por semana durante, estudar 6h por semana, economizar 8% do salário todos os meses para comprar um carro, fazer um post por dia, mandar flores para a namorada uma vez por semana ou o que quer que seja. Mas defina com clareza!
  • Crie o plano de ação associado: da meta precisa nascer o plano de ação, que neste caso simplificado pode tomar a forma de uma lista simples de atividades que conduzirão ao objetivo desejado: parar de tomar refrigerante em casa, tomar café da manhã reforçado e jantar menos, caminhar 60min 4 vezes por semana, parar de fazer “refeições” em lanchonetes, etc.
  • Não tenha medo de ser gradual: mudanças radicais também podem ser atingidas em passos pequenos. Se puder, defina seu plano de ação pensando grande, mas começando pequeno – nenhum sedentário começa a correr fazendo 12km por dia. Associe metas temporais, ou já preveja a periodicidade em que irá revê-las. Não se esqueça, no entanto, do que eu disse no primeiro ponto: muitas vezes, uma única coisa é responsável por travar você profissionalmente, emocionalmente, religiosamente.
No próximo post, que será publicado dia 23 de janeiro, tratarei de outros três pontos que complementam este post que vocês, pacientemente, leram hoje.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.