É certo fazer resoluções de ano novo?


Noutro dia eu disse que quero chegar ao final de 2011 sem que seja necessário dizer "Eu poderia ter feito isso!" Para isso, desde o ano passado tenho “trabalhado” para me desvencilhar daquilo que atrapalhava minha vida. Novos hábitos mais saudáveis moralmente e fisicamente têm ajudado a cumprir fielmente aquilo que “tentei” planejar nos momentos em que refleti sobre isso. Para ajudar-me e dar a chance de meus amigos, e apenas eles, me cobrarem, passo a registrar algumas impressões sobre essas resoluções. Assim, além de “registrar fisicamente” as reflexões, posso contar com a ajuda de vocês para desenvolver na prática essas ideias. Vamos a elas?

imagem_feliz_ano_novo (6)

Controle o momento das mudanças

Todos nós gostamos de fazer primeiro as atividades que exigem menos concentração, que trazem maior prazer e as que exigem mais acabam ficando para “cima da hora”. Não deve ser assim. Já li algo sobre dividir as tarefas entre urgentes e necessárias. Claro que é uma escolha difícil, mas se programarmos corretamente isso, acabaremos sendo mais produtivos.

Li, por exemplo, nesses jornais de circulação regional que é preciso observar quais as tarefas consomem mais tempo, quais exigem mais atenção e adaptar isso às características particulares de cada pessoa. Eu, por exemplo, prefiro mil vezes lecionar de manhã a dar aulas de tarde. Questão de gosto, questão física mesmo (a cochilada depois do almoço é “quase” sagrada). Como fazer então?

  • Programe o horário das tarefas importantes: tarefas não programadas são, geralmente, aquelas deixadas pelo caminho.
  • “Ataque” primeiro os problemas urgentes: Lembre-se de que aquilo que é urgente, se for deixado de lado, tornar-se-á urgentíssimo se não for feito primeiro. Certo é que precisamos lidar com os problemas urgentes primeiro. E não necessariamente na ordem em que os problemas aparecerem.
  • Elimine as tarefas na hora que costuma render melhor para cada um delas: Como eu disse, prefiro lecionar no período da manhã, trabalhar no computador de tarde e lecionar novamente de noite. Prefiro ainda estender a soneca depois do almoço e trabalhar um pouco quando chego da escola no período noturno. Você pode, por exemplo, usar os momentos mais “lentos” para arquivar documentos ou pôr cm dia os e-mails.

Enfim, não são regras imutáveis. A palavra de ordem nesse ano é ADAPTAÇÃO. Fazer todos teremos, por isso, saber o que é melhor é uma decisão individual.


Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.